Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18 http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411 |
Resumo: | No modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística. |
id |
RCAP_ba0b052fcef8e91a3bd0246669920cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3411 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à culturaPortuguês língua estrangeiraDidática das línguas e culturas estrangeirasEducação interculturalCulturaDiversidadeNo modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística.2023-07-07T09:15:59Z2017-01-01T00:00:00Z20172022-12-10T00:19:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411porNAAguiar, Ana Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-13T06:45:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:23.602536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
title |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
spellingShingle |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura Aguiar, Ana Raquel Português língua estrangeira Didática das línguas e culturas estrangeiras Educação intercultural Cultura Diversidade |
title_short |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
title_full |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
title_fullStr |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
title_full_unstemmed |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
title_sort |
Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura |
author |
Aguiar, Ana Raquel |
author_facet |
Aguiar, Ana Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Ana Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português língua estrangeira Didática das línguas e culturas estrangeiras Educação intercultural Cultura Diversidade |
topic |
Português língua estrangeira Didática das línguas e culturas estrangeiras Educação intercultural Cultura Diversidade |
description |
No modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2022-12-10T00:19:03Z 2023-07-07T09:15:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18 http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411 |
url |
https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18 http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
NA |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132070526582784 |