Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fabrícia Roberta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5856
Resumo: A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é considerada, cada vez mais, uma aliada das práticas educativas. O constante avanço das TIC leva a um novo paradigma do processo de ensino/aprendizagem que altera o conceito de sala de aula e que modifica os papéis dos players. O governo brasileiro ciente dessa importância implementou o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que tinha como principal objetivo intensificar as TIC nas escolas, por meio da distribuição de computadores aos alunos da rede pública (Decreto Nº6.300, de 12 de dezembro de 2007). Na nossa investigação, pretendemos conhecer o impacto que o referido projeto teve em três escolas, que foram selecionadas para o estudo piloto. Entrevistamos o diretor de cada escola e os professores que permanecem nas escolas desde que o projeto iniciou. Quanto aos aspectos comuns que os docentes das escolas consideram mais importantes acerca do projeto UCA, são: Permitiu alguma inclusão digital e Promoveu a melhoria e a qualidade da educação. Porém, também tivemos respostas menos favoráveis comuns às escolas “Não tem qualquer repercussão no processo de ensino-aprendizagem”, não decorreu como desejado por “Falta de conhecimento dos docentese falta de motivação”, Os aspectos sugeridos pelos docentes para melhorar a integração das TIC podem resumir em três: Boa internet, software atualizado e capacitação dos professores. A análise comparativa dos resultados permite-nos concluir que todos aceitam a integração das TIC na escola – docentes e diretores. Face aos resultados da investigação propomos, para cada escola, o projeto Aprender para ensinar melhor, que é constituído por três cursos de Formação na área da Informática para Professores, Diretores e outros agentes educativos.
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