Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5856 |
Resumo: | A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é considerada, cada vez mais, uma aliada das práticas educativas. O constante avanço das TIC leva a um novo paradigma do processo de ensino/aprendizagem que altera o conceito de sala de aula e que modifica os papéis dos players. O governo brasileiro ciente dessa importância implementou o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que tinha como principal objetivo intensificar as TIC nas escolas, por meio da distribuição de computadores aos alunos da rede pública (Decreto Nº6.300, de 12 de dezembro de 2007). Na nossa investigação, pretendemos conhecer o impacto que o referido projeto teve em três escolas, que foram selecionadas para o estudo piloto. Entrevistamos o diretor de cada escola e os professores que permanecem nas escolas desde que o projeto iniciou. Quanto aos aspectos comuns que os docentes das escolas consideram mais importantes acerca do projeto UCA, são: Permitiu alguma inclusão digital e Promoveu a melhoria e a qualidade da educação. Porém, também tivemos respostas menos favoráveis comuns às escolas “Não tem qualquer repercussão no processo de ensino-aprendizagem”, não decorreu como desejado por “Falta de conhecimento dos docentese falta de motivação”, Os aspectos sugeridos pelos docentes para melhorar a integração das TIC podem resumir em três: Boa internet, software atualizado e capacitação dos professores. A análise comparativa dos resultados permite-nos concluir que todos aceitam a integração das TIC na escola – docentes e diretores. Face aos resultados da investigação propomos, para cada escola, o projeto Aprender para ensinar melhor, que é constituído por três cursos de Formação na área da Informática para Professores, Diretores e outros agentes educativos. |
id |
RCAP_ba176155e8c1bf36f1480305f0045664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/5856 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso?AlunoComputadorDiretorDocenteEscolaProjetoTICStudentComputerPrincipalTeacherSchoolProjectICTDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é considerada, cada vez mais, uma aliada das práticas educativas. O constante avanço das TIC leva a um novo paradigma do processo de ensino/aprendizagem que altera o conceito de sala de aula e que modifica os papéis dos players. O governo brasileiro ciente dessa importância implementou o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que tinha como principal objetivo intensificar as TIC nas escolas, por meio da distribuição de computadores aos alunos da rede pública (Decreto Nº6.300, de 12 de dezembro de 2007). Na nossa investigação, pretendemos conhecer o impacto que o referido projeto teve em três escolas, que foram selecionadas para o estudo piloto. Entrevistamos o diretor de cada escola e os professores que permanecem nas escolas desde que o projeto iniciou. Quanto aos aspectos comuns que os docentes das escolas consideram mais importantes acerca do projeto UCA, são: Permitiu alguma inclusão digital e Promoveu a melhoria e a qualidade da educação. Porém, também tivemos respostas menos favoráveis comuns às escolas “Não tem qualquer repercussão no processo de ensino-aprendizagem”, não decorreu como desejado por “Falta de conhecimento dos docentese falta de motivação”, Os aspectos sugeridos pelos docentes para melhorar a integração das TIC podem resumir em três: Boa internet, software atualizado e capacitação dos professores. A análise comparativa dos resultados permite-nos concluir que todos aceitam a integração das TIC na escola – docentes e diretores. Face aos resultados da investigação propomos, para cada escola, o projeto Aprender para ensinar melhor, que é constituído por três cursos de Formação na área da Informática para Professores, Diretores e outros agentes educativos.Information and Communication Technology (ICT) is considered, more and more, an ally of educational practices. The constant development of ICT leads to a new paradigm of teaching/learning process that changes the concept of the classroom and modifies the players’ roles. The Brazilian government, aware of this fact, implemented the project “One Computer per Student (OCS) – Um Computador por aluno –, which had the main purpose to increase the ICT in schools through the distribution of computers to students in public schools (Decree Nº6.300,12 December 2007). With our research we intend to know the impact that the mentioned project had in three schools, which were selected for the pilot study. We interviewed the principal of each school and the teachers who remain in these schools since the beginning of the project. The common aspects that the teachers of the schools consider most important about the OCS project are: Allowed some digital inclusion and Promoted the improvement and quality of education. However, we also had common responses to schools that were less favourable “It doesn’t have any impact on the teaching-learning process”; it didn’t occur as expected due to “lack of knowledge and motivation of the teachers”. The aspects suggested by the teachers to improve the integration of ICT can be summarized into three: Good internet connection, updated software and teacher training. The comparative analysis of the results allows us to determine that everyone accept the integration of ICT in schools – teachers and principals. Considering the research outcomes, we suggest, to each school, the project Learning to teach better, which consists of three training courses in the Information Technology area for Teachers, Principals and other education agents.Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaViana, Fabrícia Roberta2017-03-10T11:40:37Z2017-03-09T00:00:00Z2017-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:16Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:43.462871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
title |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
spellingShingle |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? Viana, Fabrícia Roberta Aluno Computador Diretor Docente Escola Projeto TIC Student Computer Principal Teacher School Project ICT Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
title_full |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
title_fullStr |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
title_full_unstemmed |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
title_sort |
Projeto: um computador por aluno - sucesso ou insucesso? |
author |
Viana, Fabrícia Roberta |
author_facet |
Viana, Fabrícia Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Fabrícia Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Computador Diretor Docente Escola Projeto TIC Student Computer Principal Teacher School Project ICT Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aluno Computador Diretor Docente Escola Projeto TIC Student Computer Principal Teacher School Project ICT Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) é considerada, cada vez mais, uma aliada das práticas educativas. O constante avanço das TIC leva a um novo paradigma do processo de ensino/aprendizagem que altera o conceito de sala de aula e que modifica os papéis dos players. O governo brasileiro ciente dessa importância implementou o projeto Um Computador por Aluno (UCA), que tinha como principal objetivo intensificar as TIC nas escolas, por meio da distribuição de computadores aos alunos da rede pública (Decreto Nº6.300, de 12 de dezembro de 2007). Na nossa investigação, pretendemos conhecer o impacto que o referido projeto teve em três escolas, que foram selecionadas para o estudo piloto. Entrevistamos o diretor de cada escola e os professores que permanecem nas escolas desde que o projeto iniciou. Quanto aos aspectos comuns que os docentes das escolas consideram mais importantes acerca do projeto UCA, são: Permitiu alguma inclusão digital e Promoveu a melhoria e a qualidade da educação. Porém, também tivemos respostas menos favoráveis comuns às escolas “Não tem qualquer repercussão no processo de ensino-aprendizagem”, não decorreu como desejado por “Falta de conhecimento dos docentese falta de motivação”, Os aspectos sugeridos pelos docentes para melhorar a integração das TIC podem resumir em três: Boa internet, software atualizado e capacitação dos professores. A análise comparativa dos resultados permite-nos concluir que todos aceitam a integração das TIC na escola – docentes e diretores. Face aos resultados da investigação propomos, para cada escola, o projeto Aprender para ensinar melhor, que é constituído por três cursos de Formação na área da Informática para Professores, Diretores e outros agentes educativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-10T11:40:37Z 2017-03-09T00:00:00Z 2017-03-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/5856 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/5856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130293671559168 |