Formação de professores e educação inclusiva: uma perspetiva de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de S. Miguel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3664 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
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Formação de professores e educação inclusiva: uma perspetiva de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de S. MiguelNecessidades Educativas EspeciaisEducação InclusivaFormação de ProfessoresPerceções e Atitudes face à InclusãoSpecial Needs EducationInclusive EducationTeacher TrainingPerceptions and Attitudes to InclusionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente estudo incidiu sobre os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de S. Miguel, no ano letivo 2011/2012, e teve como objetivos gerais verificar qual o tipo de formação que consideram mais adequada na preparação para a educação inclusiva, bem como conhecer as perceções e as atitudes face à escola inclusiva, tendo em conta a sua formação e, por fim, identificar as necessidades de formação que sentem para trabalharem com alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Para os dois primeiros objetivos foram formuladas hipóteses. A partir de uma questão de investigação foi delineado o terceiro objetivo. Optou-se por um estudo de natureza quantitativa e qualitativa que teve como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. No primeiro caso, os dados foram tratados através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e no segundo através da análise de conteúdo. Procedeu-se a uma revisão da literatura para clarificar conceitos como necessidades educativas especiais, educação inclusiva/inclusão, formação e necessidades de formação de professores, perceções e atitudes dos professores face à inclusão. Com este estudo concluiu-se, em termos gerais, que os professores consideram a sua formação inicial pouco adequada no que se refere à implementação da educação inclusiva. Constatou-se ainda que a formação no âmbito das NEE não influencia significativamente as perceções nem as atitudes dos professores em relação à inclusão de alunos com NEE. Verificou-se também que a formação específica no âmbito das NEE influencia significativamente as suas atitudes em relação à inclusão de alunos com NEE, não se verificando o mesmo em relação às perceções. No que diz respeito às necessidades de formação, os professores referiram necessitar de uma melhor preparação quer ao nível da formação técnica no âmbito das NEE, quer no âmbito da definição e implementação de estratégias de intervenção adequadas. This study was focused on teachers from elementary school in S. Miguel, in the school year 2011/2012, and aimed to check what type of training they consider most appropriate in preparation for inclusive education, as well as understand the perceptions and attitudes towards inclusive schools, given their training and, finally, identify training needs they feel to work with students with special educational needs (SEN). For the first two goals were formulated hypotheses. From a research question was drafted the third goal, regarding the qualitative approach. It was decided for a study of quantitative and qualitative nature that had as instrument for data collection the questionnaire survey. In the first case, the data were processed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and second, through content analysis. In this study, was made a literature review to clarify concepts such as special educational needs, inclusive education / inclusion, education and training needs of teachers perceptions and attitudes of teachers towards inclusion. With this study it was concluded, in general terms, that teachers consider their initial training unsuitable as regards the implementation of inclusive education. It was further observed that the formation within the SEN does not significantly influence the perceptions or attitudes of teachers towards the inclusion of pupils with SEN. It was also found that specific training within the SEN significantly influences their attitudes toward inclusion of students with SEN, but not when compared to the same perceptions. With regard to the training needs, the teachers stated that they needed better preparation both in terms of technical training within the SEN, either within the definition and implementation of adequate intervention.[s.n.]Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVasconcelos, Cristina Raquel Melo2013-03-01T14:50:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:34.788317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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