Vendo o invisível. Teoria da Visão em Hildegarda de Bingen, Scivias II, 6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barash, Yael
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11644
Resumo:   Os seguidores de Agostinho – Hildegarda de Bingen, entre eles – herdaram uma falta de clareza sobre a possibilidade de conhecer o Deus invisível através da natureza visível. Por um lado, Agostinho discutiu como o mundo físico visível aponta para Deus como seu criador. Por outro lado, demonstrou que o conhecimento derivado das perceções sensoriais do visível é limitado e inferior à aprendizagem interior. Embora Hildegarda tenha abraçado a opinião de Agostinho de que as perceções sensoriais são limitadas, ela ainda as considerava importantes para os crentes. A Visão 6 em Scivias II descreve uma relação complexa entre o visível e o invisível no que diz respeito à Eucaristia: O sangue e o cor-po de Cristo não só são superiores ao vinho e ao pão, como também são idênticos a este último e com-pletam-no. Assim, os objetos visíveis não são meras criações do invisível, mas refletem também a realidade invisível. Nas duas primeiras secções deste artigo, examino estas dissimilitudes teológicas. As últimas secções do artigo sugerem que a importância do visível afetou a estrutura da Visão II.6. Além disso, as ilustrações da Visão II.6 apresentam a complexa relação entre o visível e o invisível. Estas ilustrações mostram como um conceito invisível pode ser refletido numa representação visível. Palavras chave: Eucaristia, visão interior, mundo físico, relação imagem-texto, Scivias. Autores medievais estudados: Hildegarda de Bingen, Agostinho de Hipona.
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spelling Vendo o invisível. Teoria da Visão em Hildegarda de Bingen, Scivias II, 6Seeing the Invisible: Theory of Vision in Hildegard of Bingen’s Scivias II.6  Os seguidores de Agostinho – Hildegarda de Bingen, entre eles – herdaram uma falta de clareza sobre a possibilidade de conhecer o Deus invisível através da natureza visível. Por um lado, Agostinho discutiu como o mundo físico visível aponta para Deus como seu criador. Por outro lado, demonstrou que o conhecimento derivado das perceções sensoriais do visível é limitado e inferior à aprendizagem interior. Embora Hildegarda tenha abraçado a opinião de Agostinho de que as perceções sensoriais são limitadas, ela ainda as considerava importantes para os crentes. A Visão 6 em Scivias II descreve uma relação complexa entre o visível e o invisível no que diz respeito à Eucaristia: O sangue e o cor-po de Cristo não só são superiores ao vinho e ao pão, como também são idênticos a este último e com-pletam-no. Assim, os objetos visíveis não são meras criações do invisível, mas refletem também a realidade invisível. Nas duas primeiras secções deste artigo, examino estas dissimilitudes teológicas. As últimas secções do artigo sugerem que a importância do visível afetou a estrutura da Visão II.6. Além disso, as ilustrações da Visão II.6 apresentam a complexa relação entre o visível e o invisível. Estas ilustrações mostram como um conceito invisível pode ser refletido numa representação visível. Palavras chave: Eucaristia, visão interior, mundo físico, relação imagem-texto, Scivias. Autores medievais estudados: Hildegarda de Bingen, Agostinho de Hipona.Augustine’s followers – Hildegard of Bingen, among them – inherited an unclarity about the possi-bility of knowing the invisible God through the visible nature. On the one hand, Augustine discussed how the physical visible world points to God as its creator. On the other hand, he demonstrated that knowledge derived from sensory perceptions of the visible is limited and inferior to inner learning. Although Hildegard embraced Augustine’s opinion that sensory perceptions are limited, she still considered them important for believers. Vision 6 in Scivias II depicts a complex relationship between the visible and the invisible with regard to the Eucharist: Christ’s blood and body are not only superior to the wine and the bread, but are also identical to the latter and complete it. Thus, visible objects are not mere creations of the invisible but also reflect the invisible reality. In the first two sections of this article, I examine these theological dissimilarities. The last sections of the article suggest that the importance of the visible affected the structure of Vision II.6. Moreover, the illustrations of Vision II.6 present the complex relationship between the visible and the invisible. These illustrations display how an invisible concept may be reflected in a visible depiction. Keywords: Eucharist, inner seeing, physical world, image-text relationship, Scivias. Medieval studied Authors: Hildegard of Bingen, Augustine of Hippo. DOI: http://doi.org/10.21747/21836884/med38a6Gabinete de Filosofia Medieval / MEMP-IF2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11644Mediaevalia. Textos e estudos; Vol. 38 (2019): Theories of vision: Augustine of Hippo and the Augustinian Tradition (ed. by Paula Silva and Vera Rodrigues); 117-136Mediaevalia. Textos e estudos; Vol. 38 (2019): Theories of vision: Augustine of Hippo and the Augustinian Tradition (ed. by Paula Silva and Vera Rodrigues); 117-1362183-68840872-0991reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11644https://ojs.letras.up.pt/index.php/mediaevalia/article/view/11644/11727Direitos de Autor (c) 2022 José Higuera Rubioinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarash, Yael2023-10-21T08:00:59Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:16:40.674612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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