O educador social, desafiado pela diversidade cultural das sociedades contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Luís
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/885
Resumo: O reconhecimento da pluriculturalidade das sociedades contemporâneas e das tensões que este fenómeno suscita no espaço público destas não é um facto novo em si. O elemento de novidade, no plano da educação, é a integração de tal diversidade cultural na pedagogia e na intervenção social. Reflectir as implicações desta integração em alguns dos seus pressupostos teórico - -práticos constitui o objectivo deste artigo. Com a intenção de compreender a dinâmica inter – e multicultural que perpassa as sociedades ocidentais – numa perspectiva filosófico-antropológica e com incidência nas relações sociais –, propomos um itinerário reflexivo, partindo inicialmente de uma pequena constelação conceptual que vai desde o pluralismo à relação tensional identidade/diversidade, passando pela assunção do diálogo com o Outro na sua radical alteridade. Posteriormente, fazemos uma análise de pendor psico-sociológico e epistemológico à diversidade cultural através da noção de culturalidade, cujas consequências ético-antropológicas desembocam em atitudes e princípios hermenêuticos orientadores da dinâmica intercultural a fomentar pelo educador social. Concluir-se-á que à exigência de uma autêntica manóia interior deve corresponder uma praxis de transformação sócio-política e uma educação para a cidadania plena. A reconstrução da identidade pessoal e social, sacudida e fortemente questionada em ambientes culturais fluidos e heterogéneos, é aquela que procura o sentido de si mesma na relação com o Outro, relação esta que precisa de ser educada pelas faculdades da descentração e da empatia, a ponto de integrar a alteridade no centro da perspectiva sobre si mesmo, chegando a assumir o sentido do Outro na diversidade das mundivisões e no destino solidariamente partilhado. Só o diálogo como hospedagem e uma reverência cognitiva perante a alteridade darão corpo a uma educação intercultural que não é nenhuma utopia nem uma ideologia humanista, mas uma resposta realista aos desafios da evolução da diversidade cultural das sociedades.
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