O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30669
Resumo: A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des) ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.
id RCAP_ba23cd999b2220527de1027e9041159b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?The provocative hubbub: clumsy form of demand for consid- eration?adolescênciaEducaçãoProvocaçãoPragmatismoA experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des) ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa2022-01-07T22:28:43Z2022-01-072021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30669http://hdl.handle.net/10174/30669porResende, J. M., & Carvalho, J. M. (2021). O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração? Analise Social, LVI (3º)(240), Article n240a06, 548–570. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf548-5702182-2999http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdfLVI (3.º)Análise Social240jmvsr@uevora.ptcarvalhoze10@hotmail.com687Resende, José ManuelCarvalho, José Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:08.393890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
The provocative hubbub: clumsy form of demand for consid- eration?
title O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
spellingShingle O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
Resende, José Manuel
adolescência
Educação
Provocação
Pragmatismo
title_short O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
title_full O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
title_fullStr O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
title_full_unstemmed O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
title_sort O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Carvalho, José Maria
author_role author
author2 Carvalho, José Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Carvalho, José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
Educação
Provocação
Pragmatismo
topic adolescência
Educação
Provocação
Pragmatismo
description A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des) ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-07T22:28:43Z
2022-01-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30669
http://hdl.handle.net/10174/30669
url http://hdl.handle.net/10174/30669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Resende, J. M., & Carvalho, J. M. (2021). O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração? Analise Social, LVI (3º)(240), Article n240a06, 548–570. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf
548-570
2182-2999
http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf
LVI (3.º)
Análise Social
240
jmvsr@uevora.pt
carvalhoze10@hotmail.com
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136683171512320