Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3216 |
Resumo: | Serve o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes. |
id |
RCAP_ba2556bf4be49f6257fe5d4f61b5b691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - GuardaEducação física - Ensino - Estágio pedagógicoEducação física - Ensino-aprendizagemActividade física - EscolaDesporto escolarServe o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes.This document serves to conduct a review, critical and reflective about the experiences in the context of teaching practice in the Teaching of Physical Education, inserted in the Masters in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, taught at the University of Beira Interior. According Siedentop (2008), "(...) the best way of improving teaching skills is to carry out experiments in conditions where you can get information about the degree of achievement of the objectives we set ourselves." In this sense, in this document try to describe the main experiences and reflections associated in Teacher Training, presenting a bit of knowledge and teaching more meaningful, and the difficulties that have been finding over the same. The Teacher Training School was held in the School of Sé - Guarda, held in conjunction with two student teachers, which we formed the Group-Stage of Physical Education. They were commissioned to carry out the monitoring process, one advising Professor of UBI, Prof. Dr. Julio Martins, and onde advising Professor of the School of Sé, Professor. João Santana. This personal document, where I intend to develop and get to know my perspective on "the art of teaching", is divided, generally speaking, in two fundamental chapters. In the first chapter, Teacher practice, where I intend to make a review about the whole process, start by preparing a brief introduction followed by the objectives defined at the start of Teacher practice. Also in this chapter, I make a brief characterization of the School of Sé, which also describes the main objectives of the Group Discipline of Physical Education. Subsequently, I describe, briefly and synthesized, the main activities during this school year, according to student teacher. I close this chapter with the theme "Student Teacher. From student to teacher ... “where I want to reflect on the contribution of training for my internship, followed by a series of final considerations about the same. In the second chapter, I present my research tranh on Discipline Seminar II, which was developed during the school year, the School who welcomed me as a Teacher Trainee. The main objective of the study intended to estimate on the possible association between the Sociological Aspects and the level of Physical Activity of teenagers.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumTorres, Bruno Miguel Martins2015-04-08T10:57:03Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.119313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
title |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda Torres, Bruno Miguel Martins Educação física - Ensino - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem Actividade física - Escola Desporto escolar |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda |
author |
Torres, Bruno Miguel Martins |
author_facet |
Torres, Bruno Miguel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Bruno Miguel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Ensino - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem Actividade física - Escola Desporto escolar |
topic |
Educação física - Ensino - Estágio pedagógico Educação física - Ensino-aprendizagem Actividade física - Escola Desporto escolar |
description |
Serve o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2015-04-08T10:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3216 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136344037916672 |