Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Bruno Miguel Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3216
Resumo: Serve o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes.
id RCAP_ba2556bf4be49f6257fe5d4f61b5b691
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - GuardaEducação física - Ensino - Estágio pedagógicoEducação física - Ensino-aprendizagemActividade física - EscolaDesporto escolarServe o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes.This document serves to conduct a review, critical and reflective about the experiences in the context of teaching practice in the Teaching of Physical Education, inserted in the Masters in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Schools, taught at the University of Beira Interior. According Siedentop (2008), "(...) the best way of improving teaching skills is to carry out experiments in conditions where you can get information about the degree of achievement of the objectives we set ourselves." In this sense, in this document try to describe the main experiences and reflections associated in Teacher Training, presenting a bit of knowledge and teaching more meaningful, and the difficulties that have been finding over the same. The Teacher Training School was held in the School of Sé - Guarda, held in conjunction with two student teachers, which we formed the Group-Stage of Physical Education. They were commissioned to carry out the monitoring process, one advising Professor of UBI, Prof. Dr. Julio Martins, and onde advising Professor of the School of Sé, Professor. João Santana. This personal document, where I intend to develop and get to know my perspective on "the art of teaching", is divided, generally speaking, in two fundamental chapters. In the first chapter, Teacher practice, where I intend to make a review about the whole process, start by preparing a brief introduction followed by the objectives defined at the start of Teacher practice. Also in this chapter, I make a brief characterization of the School of Sé, which also describes the main objectives of the Group Discipline of Physical Education. Subsequently, I describe, briefly and synthesized, the main activities during this school year, according to student teacher. I close this chapter with the theme "Student Teacher. From student to teacher ... “where I want to reflect on the contribution of training for my internship, followed by a series of final considerations about the same. In the second chapter, I present my research tranh on Discipline Seminar II, which was developed during the school year, the School who welcomed me as a Teacher Trainee. The main objective of the study intended to estimate on the possible association between the Sociological Aspects and the level of Physical Activity of teenagers.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumTorres, Bruno Miguel Martins2015-04-08T10:57:03Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:40ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
title Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
Torres, Bruno Miguel Martins
Educação física - Ensino - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Desporto escolar
title_short Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
title_full Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
title_sort Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária da Sé - Guarda
author Torres, Bruno Miguel Martins
author_facet Torres, Bruno Miguel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Bruno Miguel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Ensino - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Desporto escolar
topic Educação física - Ensino - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Desporto escolar
description Serve o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2015-04-08T10:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3216
url http://hdl.handle.net/10400.6/3216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301773649707008