Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Renato Miguel Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3236
Resumo: Capítulo 1 O estágio pedagógico, é um momento de transição, pois marca o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo. O aluno deixa-o de ser exclusivamente, para se dedicar também à formação, desempenhando o papel de docente no contexto escolar. O presente estágio foi realizado no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo seus objectivos centrados em três áreas de intervenção, a primeira área de intervenção relativa ao planeamento e leccionação, a segunda área de intervenção relativa à direcção de turma, e finalmente a terceira área de intervenção relativa ao Desporto Escolar. Palavras – chave: Estágio Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Contexto Escolar Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil, associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia quando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma), e finalmente avaliar a evolução composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
id RCAP_3491e3f150aee742ff6a8e259cc4f188
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos MeloEducação física - Estágio pedagógicoDesporto escolar - Ensino-aprendizagemActividade física - EscolaActividade física - Obesidade infantilFitnessgramCapítulo 1 O estágio pedagógico, é um momento de transição, pois marca o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo. O aluno deixa-o de ser exclusivamente, para se dedicar também à formação, desempenhando o papel de docente no contexto escolar. O presente estágio foi realizado no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo seus objectivos centrados em três áreas de intervenção, a primeira área de intervenção relativa ao planeamento e leccionação, a segunda área de intervenção relativa à direcção de turma, e finalmente a terceira área de intervenção relativa ao Desporto Escolar. Palavras – chave: Estágio Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Contexto Escolar Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil, associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia quando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma), e finalmente avaliar a evolução composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.Chapter 1 The teaching practice is a time of transition, as it marks the end of a cycle and the beginning of a new cycle. The student ceases to be only student, they were able to dedicate to playing the role of teachers in the school context. This stage was conducted during the academic year 2010/2011, in the School Campos Melo, Covilhã, Portugal, and its objectives focus on three areas, the first area of focus on the planning and delivery, the second area of intervention on the steering group, and finally the third area of focus on school sports. Keywords: Teaching Pratice, Teaching-Learning, School Context. Chapter 2 The rate of child obesity in Portugal has been on the rise, this problem is mainly related to the fact that the general levels of physical activity are declining, against a more sedentary life style. The present study is experimental, utilizing two groups, an experimental group and a control group, both composed by 12 students between the ages of 13-16 years old, that attend Campos Melo Secondary School, in Covilhã, Portugal, being that all of them must be outside the considered healthy values of IMC, or outside the healthy values of the Fitnessgram. The objectives of this study are to evaluate the obese and pre-obese students body composition, evaluate their aerobic resistance when submitted to an individualized training program for 10 weeks (2 weekly sessions, 60 minutes each), and finally evaluate the evolution of their body composition. In terms of the results, every element of the experimental group improved from their initial values, some of them with significant gains p<0,05, mainly in the aerobic resistance. In respects of the IMC values, we also saw improvements, with some elements of the experimental group transiting from pre-obesity to healthy values.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumDias, Renato Miguel Pinto2015-04-13T10:24:56Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:42.944895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
title Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
Dias, Renato Miguel Pinto
Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Actividade física - Obesidade infantil
Fitnessgram
title_short Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
title_full Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
title_sort Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo
author Dias, Renato Miguel Pinto
author_facet Dias, Renato Miguel Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Renato Miguel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Actividade física - Obesidade infantil
Fitnessgram
topic Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Actividade física - Obesidade infantil
Fitnessgram
description Capítulo 1 O estágio pedagógico, é um momento de transição, pois marca o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo. O aluno deixa-o de ser exclusivamente, para se dedicar também à formação, desempenhando o papel de docente no contexto escolar. O presente estágio foi realizado no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo seus objectivos centrados em três áreas de intervenção, a primeira área de intervenção relativa ao planeamento e leccionação, a segunda área de intervenção relativa à direcção de turma, e finalmente a terceira área de intervenção relativa ao Desporto Escolar. Palavras – chave: Estágio Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Contexto Escolar Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil, associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia quando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma), e finalmente avaliar a evolução composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2015-04-13T10:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3236
url http://hdl.handle.net/10400.6/3236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344089296896