Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Campos Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Renato Miguel Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3236
Resumo: Capítulo 1 O estágio pedagógico, é um momento de transição, pois marca o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo. O aluno deixa-o de ser exclusivamente, para se dedicar também à formação, desempenhando o papel de docente no contexto escolar. O presente estágio foi realizado no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo seus objectivos centrados em três áreas de intervenção, a primeira área de intervenção relativa ao planeamento e leccionação, a segunda área de intervenção relativa à direcção de turma, e finalmente a terceira área de intervenção relativa ao Desporto Escolar. Palavras – chave: Estágio Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Contexto Escolar Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil, associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia quando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma), e finalmente avaliar a evolução composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
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