Pedagogia e técnica vocal no contexto coral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39485
Resumo: O presente trabalho de investigação propõe analisar a problemática da pedagogia e da técnica vocal no contexto do canto coral em Portugal. O foco principal é o de enumerar e descrever as abordagens mais utilizadas pelos maestros de coro no que diz respeito à técnica vocal e perceber quais as mais adequadas às necessidades dos coralistas. Como tal, a tese pretende referir e refletir sobre algumas das inúmeras ferramentas utilizadas pelos maestros de coro em Portugal, nomeadamente o uso de imagens metafóricas ou outros meios subconscientes como forma de ensinar técnica vocal aos seus coralistas, ou a explicação da fisiologia e acústica da voz, procurando compreender os objetivos da sua utilização. Tendo em conta a problemática da técnica vocal no contexto coral, serão abordadas questões relacionadas com a formação dos maestros de coro, bem como os seus requisitos e responsabilidades associadas. Serão ainda aprofundados conteúdos acerca da pedagogia vocal, sendo apresentadas as particularidades do ensino da técnica vocal quando aplicado ao contexto coral.
id RCAP_ba2760c458ab51c71c46723131199eca
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia e técnica vocal no contexto coralTécnica vocalPedagogia vocalCanto coralO presente trabalho de investigação propõe analisar a problemática da pedagogia e da técnica vocal no contexto do canto coral em Portugal. O foco principal é o de enumerar e descrever as abordagens mais utilizadas pelos maestros de coro no que diz respeito à técnica vocal e perceber quais as mais adequadas às necessidades dos coralistas. Como tal, a tese pretende referir e refletir sobre algumas das inúmeras ferramentas utilizadas pelos maestros de coro em Portugal, nomeadamente o uso de imagens metafóricas ou outros meios subconscientes como forma de ensinar técnica vocal aos seus coralistas, ou a explicação da fisiologia e acústica da voz, procurando compreender os objetivos da sua utilização. Tendo em conta a problemática da técnica vocal no contexto coral, serão abordadas questões relacionadas com a formação dos maestros de coro, bem como os seus requisitos e responsabilidades associadas. Serão ainda aprofundados conteúdos acerca da pedagogia vocal, sendo apresentadas as particularidades do ensino da técnica vocal quando aplicado ao contexto coral.The present research paper proposes to analyze the problem of pedagogy and vocal technique in the context of choral singing in Portugal. The main focus is to enumerate and to describe the most used approaches by choir conductors regarding vocal technique and to acknowledge which ones suit the needs of the choir members the best. As such, the thesis intends to refer and to reflect on some of the numerous tools used by choir conductors in Portugal, namely the use of metaphorical images or other subconscious means as a way to teach vocal technique to their choralists, or the explanation of the physiology and acoustics of the voice, seeking to understand the objectives of their use. Considering the matter of vocal technique in the choral context, topics related to the instruction of choir conductors, as well as their associated requirements and responsibilities will be addressed. Contents about vocal pedagogy will also be deepened, as well as the particularities of teaching vocal technique in the choral context.2023-10-12T09:40:37Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39485porAndrade, Carolina de Mendonça David Caetano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:05Zoai:ria.ua.pt:10773/39485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:38.777969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
title Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
spellingShingle Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de
Técnica vocal
Pedagogia vocal
Canto coral
title_short Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
title_full Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
title_fullStr Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
title_full_unstemmed Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
title_sort Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
author Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de
author_facet Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica vocal
Pedagogia vocal
Canto coral
topic Técnica vocal
Pedagogia vocal
Canto coral
description O presente trabalho de investigação propõe analisar a problemática da pedagogia e da técnica vocal no contexto do canto coral em Portugal. O foco principal é o de enumerar e descrever as abordagens mais utilizadas pelos maestros de coro no que diz respeito à técnica vocal e perceber quais as mais adequadas às necessidades dos coralistas. Como tal, a tese pretende referir e refletir sobre algumas das inúmeras ferramentas utilizadas pelos maestros de coro em Portugal, nomeadamente o uso de imagens metafóricas ou outros meios subconscientes como forma de ensinar técnica vocal aos seus coralistas, ou a explicação da fisiologia e acústica da voz, procurando compreender os objetivos da sua utilização. Tendo em conta a problemática da técnica vocal no contexto coral, serão abordadas questões relacionadas com a formação dos maestros de coro, bem como os seus requisitos e responsabilidades associadas. Serão ainda aprofundados conteúdos acerca da pedagogia vocal, sendo apresentadas as particularidades do ensino da técnica vocal quando aplicado ao contexto coral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T00:00:00Z
2022-12-21
2023-10-12T09:40:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39485
url http://hdl.handle.net/10773/39485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137747115442176