Pedagogia e técnica vocal no contexto coral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39485 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação propõe analisar a problemática da pedagogia e da técnica vocal no contexto do canto coral em Portugal. O foco principal é o de enumerar e descrever as abordagens mais utilizadas pelos maestros de coro no que diz respeito à técnica vocal e perceber quais as mais adequadas às necessidades dos coralistas. Como tal, a tese pretende referir e refletir sobre algumas das inúmeras ferramentas utilizadas pelos maestros de coro em Portugal, nomeadamente o uso de imagens metafóricas ou outros meios subconscientes como forma de ensinar técnica vocal aos seus coralistas, ou a explicação da fisiologia e acústica da voz, procurando compreender os objetivos da sua utilização. Tendo em conta a problemática da técnica vocal no contexto coral, serão abordadas questões relacionadas com a formação dos maestros de coro, bem como os seus requisitos e responsabilidades associadas. Serão ainda aprofundados conteúdos acerca da pedagogia vocal, sendo apresentadas as particularidades do ensino da técnica vocal quando aplicado ao contexto coral. |
id |
RCAP_ba2760c458ab51c71c46723131199eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coralTécnica vocalPedagogia vocalCanto coralO presente trabalho de investigação propõe analisar a problemática da pedagogia e da técnica vocal no contexto do canto coral em Portugal. O foco principal é o de enumerar e descrever as abordagens mais utilizadas pelos maestros de coro no que diz respeito à técnica vocal e perceber quais as mais adequadas às necessidades dos coralistas. Como tal, a tese pretende referir e refletir sobre algumas das inúmeras ferramentas utilizadas pelos maestros de coro em Portugal, nomeadamente o uso de imagens metafóricas ou outros meios subconscientes como forma de ensinar técnica vocal aos seus coralistas, ou a explicação da fisiologia e acústica da voz, procurando compreender os objetivos da sua utilização. Tendo em conta a problemática da técnica vocal no contexto coral, serão abordadas questões relacionadas com a formação dos maestros de coro, bem como os seus requisitos e responsabilidades associadas. Serão ainda aprofundados conteúdos acerca da pedagogia vocal, sendo apresentadas as particularidades do ensino da técnica vocal quando aplicado ao contexto coral.The present research paper proposes to analyze the problem of pedagogy and vocal technique in the context of choral singing in Portugal. The main focus is to enumerate and to describe the most used approaches by choir conductors regarding vocal technique and to acknowledge which ones suit the needs of the choir members the best. As such, the thesis intends to refer and to reflect on some of the numerous tools used by choir conductors in Portugal, namely the use of metaphorical images or other subconscious means as a way to teach vocal technique to their choralists, or the explanation of the physiology and acoustics of the voice, seeking to understand the objectives of their use. Considering the matter of vocal technique in the choral context, topics related to the instruction of choir conductors, as well as their associated requirements and responsibilities will be addressed. Contents about vocal pedagogy will also be deepened, as well as the particularities of teaching vocal technique in the choral context.2023-10-12T09:40:37Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39485porAndrade, Carolina de Mendonça David Caetano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:05Zoai:ria.ua.pt:10773/39485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:38.777969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
title |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
spellingShingle |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de Técnica vocal Pedagogia vocal Canto coral |
title_short |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
title_full |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
title_fullStr |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
title_full_unstemmed |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
title_sort |
Pedagogia e técnica vocal no contexto coral |
author |
Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de |
author_facet |
Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carolina de Mendonça David Caetano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica vocal Pedagogia vocal Canto coral |
topic |
Técnica vocal Pedagogia vocal Canto coral |
description |
O presente trabalho de investigação propõe analisar a problemática da pedagogia e da técnica vocal no contexto do canto coral em Portugal. O foco principal é o de enumerar e descrever as abordagens mais utilizadas pelos maestros de coro no que diz respeito à técnica vocal e perceber quais as mais adequadas às necessidades dos coralistas. Como tal, a tese pretende referir e refletir sobre algumas das inúmeras ferramentas utilizadas pelos maestros de coro em Portugal, nomeadamente o uso de imagens metafóricas ou outros meios subconscientes como forma de ensinar técnica vocal aos seus coralistas, ou a explicação da fisiologia e acústica da voz, procurando compreender os objetivos da sua utilização. Tendo em conta a problemática da técnica vocal no contexto coral, serão abordadas questões relacionadas com a formação dos maestros de coro, bem como os seus requisitos e responsabilidades associadas. Serão ainda aprofundados conteúdos acerca da pedagogia vocal, sendo apresentadas as particularidades do ensino da técnica vocal quando aplicado ao contexto coral. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T00:00:00Z 2022-12-21 2023-10-12T09:40:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39485 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137747115442176 |