Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-143458/ |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação associada às atividades de preparação vocal realizadas com o Coral Escola e o Coral Oficina do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Os objetivos dividiram-se em duas perspectivas: a formação do estagiário em preparação vocal e o desenvolvimento da técnica vocal nos coros Escola e Oficina. A coleta de dados foi feita por meio da participação nos ensaios destes dois grupos no ano de 2010 e da análise do protocolo de documentação do Comunicantus: Laboratório Coral. O capítulo 1 inicia-se com uma explanação sobre o funcionamento do Comunicantus: Laboratório Coral e sobre o conceito de Coral Escola, no qual todas as atividades estão fundamentadas; segue com uma discussão a respeito dos desafios da educação coral no século XXI e encerra-se expondo saberes e habilidades que fazem parte da formação dos estagiários em preparação vocal, como a classificação vocal, a percepção vocal e a pedagogia. No capítulo 2, são descritas as principais características vocais dos coralistas iniciantes dos coros Escola e Oficina em relação a postura, respiração, apoio, ressonância, articulação, assim como as dificuldades mais frequentes com afinação. No capítulo 3, por meio de uma confrontação entre as práticas do Comunicantus: Laboratório Coral e a literatura sobre regência coral e pedagogia vocal, são apresentados e discutidos os exercícios mais usados na preparação vocal destes grupos, visando trabalhar aspectos como postura, respiração e apoio, ressonância, diferenciação de vogais, agilidade, staccato, sustentação, homogeneidade de registros vocais, extensão e escuta harmônica. Nas considerações finais, discute-se a perspectiva da preparação vocal como uma atividade complexa, na qual diversos saberes, habilidades e ferramentas são empregados conjunta e interativamente como parte de estratégias que visam à consecução de objetivos artísticos e educativos. |
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Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USPVoice building for community choirs: teaching strategies for vocal preparation at Comunicantus: Choral Laboratory of the Music Department of the ECA-USP.Canto CoralChoral SingingComunicantus: Coral LaboratoryComunicantus: Laboratório CoralPercepção VocalPreparação Vocal para CoroTécnica VocalVocal PerceptionVocal TechniqueVoice Building for ChoirsEste trabalho é fruto de uma pesquisa-ação associada às atividades de preparação vocal realizadas com o Coral Escola e o Coral Oficina do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Os objetivos dividiram-se em duas perspectivas: a formação do estagiário em preparação vocal e o desenvolvimento da técnica vocal nos coros Escola e Oficina. A coleta de dados foi feita por meio da participação nos ensaios destes dois grupos no ano de 2010 e da análise do protocolo de documentação do Comunicantus: Laboratório Coral. O capítulo 1 inicia-se com uma explanação sobre o funcionamento do Comunicantus: Laboratório Coral e sobre o conceito de Coral Escola, no qual todas as atividades estão fundamentadas; segue com uma discussão a respeito dos desafios da educação coral no século XXI e encerra-se expondo saberes e habilidades que fazem parte da formação dos estagiários em preparação vocal, como a classificação vocal, a percepção vocal e a pedagogia. No capítulo 2, são descritas as principais características vocais dos coralistas iniciantes dos coros Escola e Oficina em relação a postura, respiração, apoio, ressonância, articulação, assim como as dificuldades mais frequentes com afinação. No capítulo 3, por meio de uma confrontação entre as práticas do Comunicantus: Laboratório Coral e a literatura sobre regência coral e pedagogia vocal, são apresentados e discutidos os exercícios mais usados na preparação vocal destes grupos, visando trabalhar aspectos como postura, respiração e apoio, ressonância, diferenciação de vogais, agilidade, staccato, sustentação, homogeneidade de registros vocais, extensão e escuta harmônica. Nas considerações finais, discute-se a perspectiva da preparação vocal como uma atividade complexa, na qual diversos saberes, habilidades e ferramentas são empregados conjunta e interativamente como parte de estratégias que visam à consecução de objetivos artísticos e educativos.This work is the result of an action research associated to voice building activities performed at the Coral Escola and the Coral Oficina of Comunicantus: Choral Laboratory of the Music Department at ECA-USP. The goals were divided into two perspectives: the training of the trainee in voice building and the development of vocal technique in the choirs Escola and Oficina. Data collection was done through participation in the rehearsals of these two choirs in 2010 and analysis of Comunicantus: Choral Laboratory\'s protocol documentation. Chapter 1 begins with an explanation about the functioning of Comunicantus: Choral Laboratory and about the concept of Choir-School, in which all activities are based; it follows with a discussion about the challenges of choral education in the twenty-first century and it ends exposing knowledge and skills that are part of the training of trainees in voice building, such as vocal classification, vocal perception and pedagogy. Chapter 2 describes the main vocal characteristics of the beginners in the choirs Escola and Oficina regarding posture, breathing support, resonance, articulation, as well as the most frequent difficulties concerning intonation. By confronting the practices of Comunicantus: Choral Laboratory and the literature on choral conducting and vocal pedagogy, Chapter 3 presents and discusses the most used exercises in the voice building activities of these groups, aiming to work aspects such as posture, breathing and support, resonance, vowel differentiation, agility, staccato, sostenuto,homogeneity of vocal registers, extension and harmonic hearing. In the final considerations, voice building is discussed as a complex activity, in which different knowledge, skills and tools are used together and interactively as part of strategies that aim the achievement of artistic and educational goals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRamos, Marco Antonio da SilvaSilva, Caiti Hauck da2012-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-143458/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-07032013-143458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação associada às atividades de preparação vocal realizadas com o Coral Escola e o Coral Oficina do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Os objetivos dividiram-se em duas perspectivas: a formação do estagiário em preparação vocal e o desenvolvimento da técnica vocal nos coros Escola e Oficina. A coleta de dados foi feita por meio da participação nos ensaios destes dois grupos no ano de 2010 e da análise do protocolo de documentação do Comunicantus: Laboratório Coral. O capítulo 1 inicia-se com uma explanação sobre o funcionamento do Comunicantus: Laboratório Coral e sobre o conceito de Coral Escola, no qual todas as atividades estão fundamentadas; segue com uma discussão a respeito dos desafios da educação coral no século XXI e encerra-se expondo saberes e habilidades que fazem parte da formação dos estagiários em preparação vocal, como a classificação vocal, a percepção vocal e a pedagogia. No capítulo 2, são descritas as principais características vocais dos coralistas iniciantes dos coros Escola e Oficina em relação a postura, respiração, apoio, ressonância, articulação, assim como as dificuldades mais frequentes com afinação. No capítulo 3, por meio de uma confrontação entre as práticas do Comunicantus: Laboratório Coral e a literatura sobre regência coral e pedagogia vocal, são apresentados e discutidos os exercícios mais usados na preparação vocal destes grupos, visando trabalhar aspectos como postura, respiração e apoio, ressonância, diferenciação de vogais, agilidade, staccato, sustentação, homogeneidade de registros vocais, extensão e escuta harmônica. Nas considerações finais, discute-se a perspectiva da preparação vocal como uma atividade complexa, na qual diversos saberes, habilidades e ferramentas são empregados conjunta e interativamente como parte de estratégias que visam à consecução de objetivos artísticos e educativos. |
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