Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurélio, José Manuel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/913
Resumo: A disciplina de Ciências Naturais constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de actividades que possam usar a biodiversidade vegetal como recurso para a educação ambiental, em virtude de nela serem abordados muitos conteúdos da área do Ambiente, em geral, e da Ecologia em particular. Esta dissertação, ao utilizar como pano de fundo a Reserva Botânica das Dunas de Tróia (RBT) pretende contribuir para a sua conservação/gestão e perspectivá-la em termos de educação ambiental nas escolas, ao permitir a sua utilização como recurso pedagógico e didáctico. Com este propósito, realizou-se, entre Outubro de 2008 e Junho de 2009, a inventariação dos taxa, ao longo de um percurso seleccionado. Na área estudada da RBT, foram identificados 79 taxa (66 espécies e 13 subespécies), pertencentes a 69 géneros e a 30 famílias. A informação recolhida permitiu a elaboração de: duas chaves dicotómicas ilustradas, destinadas a alunos do terceiro ciclo, uma para o sapal e outra para as dunas; um herbário e um catálogo florístico. Com estas chaves dicotómicas ilustradas pretende-se, após abordagem prévia na sala de aula de Ciências Naturais/Clube de ciências, que os alunos, in loco, consigam identificar as diferentes espécies através de características facilmente observáveis, e que sejam discutidos assuntos como os factores do ambiente, adaptações das plantas, as sucessões ecológicas, a acção antropogénica e o desenvolvimento sustentável. ABSTRACT: The Sciences class is a privileged setting for the development of tasks that may use flora biodiversity as a resource for environmental education, in a sense that many contents may be discussed, from Environment, in a general approach to Ecology, in a specific one. This thesis, set in the Dune Botanical Reserve of Tróia, aims to play an important part in its protection/management and to analyse it, as far as environmental education in schools is concerned. Overall, it is meant to be a didactical and pedagogical resource. Bearing this in mind, between October 2008 and June 2009, one has created an inventory of the taxa throughout a selected path. Within the selected area of the Reserva Botânica das Dunas de Tróia, there have been identified 79 taxa (66 species e 13 subspecies), belonging to 69 genus and to 30 families. Due to the researched data, it became possible to create two illustrated dichotomous keys, meant for to 7th, 8th and 9th graders, one for the marsh and the other for the sand dunes; a herbarium and a flora catalogue. After a previous approach in a Science class or the Sciences Club, these dichotomised illustrated keys are meant to be used by the students in loco so that they can identify the different species according to easily observed features, Furthermore it can be brought to discussion several issues, such as, environmental factors, plants’ adaptations, ecological successions, anthropogenic action and sustainable development.
id RCAP_ba297485d184551e9f9df2373a8f6e1b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/913
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de TróiaEcologiaBotânica sistemáticaFloraEducação ambientalEnsino das ciências biológicasA disciplina de Ciências Naturais constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de actividades que possam usar a biodiversidade vegetal como recurso para a educação ambiental, em virtude de nela serem abordados muitos conteúdos da área do Ambiente, em geral, e da Ecologia em particular. Esta dissertação, ao utilizar como pano de fundo a Reserva Botânica das Dunas de Tróia (RBT) pretende contribuir para a sua conservação/gestão e perspectivá-la em termos de educação ambiental nas escolas, ao permitir a sua utilização como recurso pedagógico e didáctico. Com este propósito, realizou-se, entre Outubro de 2008 e Junho de 2009, a inventariação dos taxa, ao longo de um percurso seleccionado. Na área estudada da RBT, foram identificados 79 taxa (66 espécies e 13 subespécies), pertencentes a 69 géneros e a 30 famílias. A informação recolhida permitiu a elaboração de: duas chaves dicotómicas ilustradas, destinadas a alunos do terceiro ciclo, uma para o sapal e outra para as dunas; um herbário e um catálogo florístico. Com estas chaves dicotómicas ilustradas pretende-se, após abordagem prévia na sala de aula de Ciências Naturais/Clube de ciências, que os alunos, in loco, consigam identificar as diferentes espécies através de características facilmente observáveis, e que sejam discutidos assuntos como os factores do ambiente, adaptações das plantas, as sucessões ecológicas, a acção antropogénica e o desenvolvimento sustentável. ABSTRACT: The Sciences class is a privileged setting for the development of tasks that may use flora biodiversity as a resource for environmental education, in a sense that many contents may be discussed, from Environment, in a general approach to Ecology, in a specific one. This thesis, set in the Dune Botanical Reserve of Tróia, aims to play an important part in its protection/management and to analyse it, as far as environmental education in schools is concerned. Overall, it is meant to be a didactical and pedagogical resource. Bearing this in mind, between October 2008 and June 2009, one has created an inventory of the taxa throughout a selected path. Within the selected area of the Reserva Botânica das Dunas de Tróia, there have been identified 79 taxa (66 species e 13 subspecies), belonging to 69 genus and to 30 families. Due to the researched data, it became possible to create two illustrated dichotomous keys, meant for to 7th, 8th and 9th graders, one for the marsh and the other for the sand dunes; a herbarium and a flora catalogue. After a previous approach in a Science class or the Sciences Club, these dichotomised illustrated keys are meant to be used by the students in loco so that they can identify the different species according to easily observed features, Furthermore it can be brought to discussion several issues, such as, environmental factors, plants’ adaptations, ecological successions, anthropogenic action and sustainable development.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:28:45Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/913porAurélio, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:05Zoai:ria.ua.pt:10773/913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:43.637602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
title Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
spellingShingle Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
Aurélio, José Manuel
Ecologia
Botânica sistemática
Flora
Educação ambiental
Ensino das ciências biológicas
title_short Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
title_full Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
title_fullStr Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
title_full_unstemmed Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
title_sort Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
author Aurélio, José Manuel
author_facet Aurélio, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurélio, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia
Botânica sistemática
Flora
Educação ambiental
Ensino das ciências biológicas
topic Ecologia
Botânica sistemática
Flora
Educação ambiental
Ensino das ciências biológicas
description A disciplina de Ciências Naturais constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de actividades que possam usar a biodiversidade vegetal como recurso para a educação ambiental, em virtude de nela serem abordados muitos conteúdos da área do Ambiente, em geral, e da Ecologia em particular. Esta dissertação, ao utilizar como pano de fundo a Reserva Botânica das Dunas de Tróia (RBT) pretende contribuir para a sua conservação/gestão e perspectivá-la em termos de educação ambiental nas escolas, ao permitir a sua utilização como recurso pedagógico e didáctico. Com este propósito, realizou-se, entre Outubro de 2008 e Junho de 2009, a inventariação dos taxa, ao longo de um percurso seleccionado. Na área estudada da RBT, foram identificados 79 taxa (66 espécies e 13 subespécies), pertencentes a 69 géneros e a 30 famílias. A informação recolhida permitiu a elaboração de: duas chaves dicotómicas ilustradas, destinadas a alunos do terceiro ciclo, uma para o sapal e outra para as dunas; um herbário e um catálogo florístico. Com estas chaves dicotómicas ilustradas pretende-se, após abordagem prévia na sala de aula de Ciências Naturais/Clube de ciências, que os alunos, in loco, consigam identificar as diferentes espécies através de características facilmente observáveis, e que sejam discutidos assuntos como os factores do ambiente, adaptações das plantas, as sucessões ecológicas, a acção antropogénica e o desenvolvimento sustentável. ABSTRACT: The Sciences class is a privileged setting for the development of tasks that may use flora biodiversity as a resource for environmental education, in a sense that many contents may be discussed, from Environment, in a general approach to Ecology, in a specific one. This thesis, set in the Dune Botanical Reserve of Tróia, aims to play an important part in its protection/management and to analyse it, as far as environmental education in schools is concerned. Overall, it is meant to be a didactical and pedagogical resource. Bearing this in mind, between October 2008 and June 2009, one has created an inventory of the taxa throughout a selected path. Within the selected area of the Reserva Botânica das Dunas de Tróia, there have been identified 79 taxa (66 species e 13 subspecies), belonging to 69 genus and to 30 families. Due to the researched data, it became possible to create two illustrated dichotomous keys, meant for to 7th, 8th and 9th graders, one for the marsh and the other for the sand dunes; a herbarium and a flora catalogue. After a previous approach in a Science class or the Sciences Club, these dichotomised illustrated keys are meant to be used by the students in loco so that they can identify the different species according to easily observed features, Furthermore it can be brought to discussion several issues, such as, environmental factors, plants’ adaptations, ecological successions, anthropogenic action and sustainable development.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/913
url http://hdl.handle.net/10773/913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447408304128