Chaves dicotómicas ilustradas: sua aplicação à reserva botânica de Tróia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/913 |
Resumo: | A disciplina de Ciências Naturais constitui um espaço privilegiado para o desenvolvimento de actividades que possam usar a biodiversidade vegetal como recurso para a educação ambiental, em virtude de nela serem abordados muitos conteúdos da área do Ambiente, em geral, e da Ecologia em particular. Esta dissertação, ao utilizar como pano de fundo a Reserva Botânica das Dunas de Tróia (RBT) pretende contribuir para a sua conservação/gestão e perspectivá-la em termos de educação ambiental nas escolas, ao permitir a sua utilização como recurso pedagógico e didáctico. Com este propósito, realizou-se, entre Outubro de 2008 e Junho de 2009, a inventariação dos taxa, ao longo de um percurso seleccionado. Na área estudada da RBT, foram identificados 79 taxa (66 espécies e 13 subespécies), pertencentes a 69 géneros e a 30 famílias. A informação recolhida permitiu a elaboração de: duas chaves dicotómicas ilustradas, destinadas a alunos do terceiro ciclo, uma para o sapal e outra para as dunas; um herbário e um catálogo florístico. Com estas chaves dicotómicas ilustradas pretende-se, após abordagem prévia na sala de aula de Ciências Naturais/Clube de ciências, que os alunos, in loco, consigam identificar as diferentes espécies através de características facilmente observáveis, e que sejam discutidos assuntos como os factores do ambiente, adaptações das plantas, as sucessões ecológicas, a acção antropogénica e o desenvolvimento sustentável. ABSTRACT: The Sciences class is a privileged setting for the development of tasks that may use flora biodiversity as a resource for environmental education, in a sense that many contents may be discussed, from Environment, in a general approach to Ecology, in a specific one. This thesis, set in the Dune Botanical Reserve of Tróia, aims to play an important part in its protection/management and to analyse it, as far as environmental education in schools is concerned. Overall, it is meant to be a didactical and pedagogical resource. Bearing this in mind, between October 2008 and June 2009, one has created an inventory of the taxa throughout a selected path. Within the selected area of the Reserva Botânica das Dunas de Tróia, there have been identified 79 taxa (66 species e 13 subspecies), belonging to 69 genus and to 30 families. Due to the researched data, it became possible to create two illustrated dichotomous keys, meant for to 7th, 8th and 9th graders, one for the marsh and the other for the sand dunes; a herbarium and a flora catalogue. After a previous approach in a Science class or the Sciences Club, these dichotomised illustrated keys are meant to be used by the students in loco so that they can identify the different species according to easily observed features, Furthermore it can be brought to discussion several issues, such as, environmental factors, plants’ adaptations, ecological successions, anthropogenic action and sustainable development. |
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