Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clerici, Andressa Piatto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6800
Resumo: O presente trabalho visa dar luz ao Wellness Tourism, o Turismo de Bem Estar, visto que é uma das vertentes que mais têm crescido nos últimos tempos e agora em decorrência da pandemia do Covid-19, com abordagem em suas tendências para o futuro. O Wellness Tourism é antigo, remetendo ao ano de 1986, onde Lounsbury e Hoops através de estudos comprovaram que as relações entre viagem satisfatória, relaxamento, escape, casamento e família, comida e alojamento corroboram o estudo de que as experiências em viagens de fato contribuem com o bem-estar. O mercado de Turismo de Bem-Estar (Wellness Tourism) em 2017 estava avaliado em U$639,00 bilhões, sendo projetado para U$919,00 bilhões até 2022 com mais de 1,2 bilhões de viagens sendo realizadas. Um turismo que cresceu 6,5% entre os anos de 2015-2017, representando mais do que o dobro do turismo convencional, e com projeções de crescimento de 7,5% até 2022. Buscou-se o método de entrevistas, onde seis perguntas foram feitas a especialistas do segmento para entender mais sobre o Wellness e como seria seu futuro no período pós Pandemia, além das tendências que virão para esse segmento, como o uso do Biophilic Design em estruturas de hotéis por exemplo, onde o hóspede tem um contato maior com a natureza buscando priorizar sempre o bem estar dos mesmos. Pôde-se concluir que o Wellness , que é a busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito já era muito importante e buscada pelos viajantes wellness, e com o início da pandemia do Covid-19 muitas doenças se agravaram nas populações, como depressão, ansiedade e ganho excessivo de peso, assim concluiu-se que o Wellness Tourism será de suma importância na vida das pessoas, pois nunca foi tão necessário cuidar do corpo e da mente, e todas as viagens que oferecem locais e esses serviços serão buscadas incessantemente. Mas mesmo com toda essa expectativa vale ressaltar que um dos problemas citados a ser resolvido é de que muitas fronteiras ainda encontram-se fechadas para o Turismo e muitas pessoas ainda tem medo de viajar por medo da contaminação do vírus. Caberá ao setor e a todos os envolvidos na atividade buscar protocolos de segrança, pessoal cada vez mais treinado e capacitado e campanhas de marketing para voltar a reaquecer esse mercado que é um dos mais promissores do segmento.
id RCAP_ba2efcbd7bae3d797da2f7ac6f8a6836
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19WellnessWellness TourismTendências futuroDificuldades observadasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente trabalho visa dar luz ao Wellness Tourism, o Turismo de Bem Estar, visto que é uma das vertentes que mais têm crescido nos últimos tempos e agora em decorrência da pandemia do Covid-19, com abordagem em suas tendências para o futuro. O Wellness Tourism é antigo, remetendo ao ano de 1986, onde Lounsbury e Hoops através de estudos comprovaram que as relações entre viagem satisfatória, relaxamento, escape, casamento e família, comida e alojamento corroboram o estudo de que as experiências em viagens de fato contribuem com o bem-estar. O mercado de Turismo de Bem-Estar (Wellness Tourism) em 2017 estava avaliado em U$639,00 bilhões, sendo projetado para U$919,00 bilhões até 2022 com mais de 1,2 bilhões de viagens sendo realizadas. Um turismo que cresceu 6,5% entre os anos de 2015-2017, representando mais do que o dobro do turismo convencional, e com projeções de crescimento de 7,5% até 2022. Buscou-se o método de entrevistas, onde seis perguntas foram feitas a especialistas do segmento para entender mais sobre o Wellness e como seria seu futuro no período pós Pandemia, além das tendências que virão para esse segmento, como o uso do Biophilic Design em estruturas de hotéis por exemplo, onde o hóspede tem um contato maior com a natureza buscando priorizar sempre o bem estar dos mesmos. Pôde-se concluir que o Wellness , que é a busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito já era muito importante e buscada pelos viajantes wellness, e com o início da pandemia do Covid-19 muitas doenças se agravaram nas populações, como depressão, ansiedade e ganho excessivo de peso, assim concluiu-se que o Wellness Tourism será de suma importância na vida das pessoas, pois nunca foi tão necessário cuidar do corpo e da mente, e todas as viagens que oferecem locais e esses serviços serão buscadas incessantemente. Mas mesmo com toda essa expectativa vale ressaltar que um dos problemas citados a ser resolvido é de que muitas fronteiras ainda encontram-se fechadas para o Turismo e muitas pessoas ainda tem medo de viajar por medo da contaminação do vírus. Caberá ao setor e a todos os envolvidos na atividade buscar protocolos de segrança, pessoal cada vez mais treinado e capacitado e campanhas de marketing para voltar a reaquecer esse mercado que é um dos mais promissores do segmento.Almeida, Nuno Miguel CastanheiraIC-OnlineClerici, Andressa Piatto2022-03-17T19:13:55Z2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6800TID:202966828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:59Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:57.743855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
title Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
spellingShingle Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
Clerici, Andressa Piatto
Wellness
Wellness Tourism
Tendências futuro
Dificuldades observadas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
title_full Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
title_fullStr Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
title_full_unstemmed Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
title_sort Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
author Clerici, Andressa Piatto
author_facet Clerici, Andressa Piatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Nuno Miguel Castanheira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Clerici, Andressa Piatto
dc.subject.por.fl_str_mv Wellness
Wellness Tourism
Tendências futuro
Dificuldades observadas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Wellness
Wellness Tourism
Tendências futuro
Dificuldades observadas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente trabalho visa dar luz ao Wellness Tourism, o Turismo de Bem Estar, visto que é uma das vertentes que mais têm crescido nos últimos tempos e agora em decorrência da pandemia do Covid-19, com abordagem em suas tendências para o futuro. O Wellness Tourism é antigo, remetendo ao ano de 1986, onde Lounsbury e Hoops através de estudos comprovaram que as relações entre viagem satisfatória, relaxamento, escape, casamento e família, comida e alojamento corroboram o estudo de que as experiências em viagens de fato contribuem com o bem-estar. O mercado de Turismo de Bem-Estar (Wellness Tourism) em 2017 estava avaliado em U$639,00 bilhões, sendo projetado para U$919,00 bilhões até 2022 com mais de 1,2 bilhões de viagens sendo realizadas. Um turismo que cresceu 6,5% entre os anos de 2015-2017, representando mais do que o dobro do turismo convencional, e com projeções de crescimento de 7,5% até 2022. Buscou-se o método de entrevistas, onde seis perguntas foram feitas a especialistas do segmento para entender mais sobre o Wellness e como seria seu futuro no período pós Pandemia, além das tendências que virão para esse segmento, como o uso do Biophilic Design em estruturas de hotéis por exemplo, onde o hóspede tem um contato maior com a natureza buscando priorizar sempre o bem estar dos mesmos. Pôde-se concluir que o Wellness , que é a busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito já era muito importante e buscada pelos viajantes wellness, e com o início da pandemia do Covid-19 muitas doenças se agravaram nas populações, como depressão, ansiedade e ganho excessivo de peso, assim concluiu-se que o Wellness Tourism será de suma importância na vida das pessoas, pois nunca foi tão necessário cuidar do corpo e da mente, e todas as viagens que oferecem locais e esses serviços serão buscadas incessantemente. Mas mesmo com toda essa expectativa vale ressaltar que um dos problemas citados a ser resolvido é de que muitas fronteiras ainda encontram-se fechadas para o Turismo e muitas pessoas ainda tem medo de viajar por medo da contaminação do vírus. Caberá ao setor e a todos os envolvidos na atividade buscar protocolos de segrança, pessoal cada vez mais treinado e capacitado e campanhas de marketing para voltar a reaquecer esse mercado que é um dos mais promissores do segmento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17T19:13:55Z
2022-03-09
2022-03-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6800
TID:202966828
url http://hdl.handle.net/10400.8/6800
identifier_str_mv TID:202966828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136992251871232