Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6800 |
Resumo: | O presente trabalho visa dar luz ao Wellness Tourism, o Turismo de Bem Estar, visto que é uma das vertentes que mais têm crescido nos últimos tempos e agora em decorrência da pandemia do Covid-19, com abordagem em suas tendências para o futuro. O Wellness Tourism é antigo, remetendo ao ano de 1986, onde Lounsbury e Hoops através de estudos comprovaram que as relações entre viagem satisfatória, relaxamento, escape, casamento e família, comida e alojamento corroboram o estudo de que as experiências em viagens de fato contribuem com o bem-estar. O mercado de Turismo de Bem-Estar (Wellness Tourism) em 2017 estava avaliado em U$639,00 bilhões, sendo projetado para U$919,00 bilhões até 2022 com mais de 1,2 bilhões de viagens sendo realizadas. Um turismo que cresceu 6,5% entre os anos de 2015-2017, representando mais do que o dobro do turismo convencional, e com projeções de crescimento de 7,5% até 2022. Buscou-se o método de entrevistas, onde seis perguntas foram feitas a especialistas do segmento para entender mais sobre o Wellness e como seria seu futuro no período pós Pandemia, além das tendências que virão para esse segmento, como o uso do Biophilic Design em estruturas de hotéis por exemplo, onde o hóspede tem um contato maior com a natureza buscando priorizar sempre o bem estar dos mesmos. Pôde-se concluir que o Wellness , que é a busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito já era muito importante e buscada pelos viajantes wellness, e com o início da pandemia do Covid-19 muitas doenças se agravaram nas populações, como depressão, ansiedade e ganho excessivo de peso, assim concluiu-se que o Wellness Tourism será de suma importância na vida das pessoas, pois nunca foi tão necessário cuidar do corpo e da mente, e todas as viagens que oferecem locais e esses serviços serão buscadas incessantemente. Mas mesmo com toda essa expectativa vale ressaltar que um dos problemas citados a ser resolvido é de que muitas fronteiras ainda encontram-se fechadas para o Turismo e muitas pessoas ainda tem medo de viajar por medo da contaminação do vírus. Caberá ao setor e a todos os envolvidos na atividade buscar protocolos de segrança, pessoal cada vez mais treinado e capacitado e campanhas de marketing para voltar a reaquecer esse mercado que é um dos mais promissores do segmento. |
id |
RCAP_ba2efcbd7bae3d797da2f7ac6f8a6836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6800 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19WellnessWellness TourismTendências futuroDificuldades observadasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente trabalho visa dar luz ao Wellness Tourism, o Turismo de Bem Estar, visto que é uma das vertentes que mais têm crescido nos últimos tempos e agora em decorrência da pandemia do Covid-19, com abordagem em suas tendências para o futuro. O Wellness Tourism é antigo, remetendo ao ano de 1986, onde Lounsbury e Hoops através de estudos comprovaram que as relações entre viagem satisfatória, relaxamento, escape, casamento e família, comida e alojamento corroboram o estudo de que as experiências em viagens de fato contribuem com o bem-estar. O mercado de Turismo de Bem-Estar (Wellness Tourism) em 2017 estava avaliado em U$639,00 bilhões, sendo projetado para U$919,00 bilhões até 2022 com mais de 1,2 bilhões de viagens sendo realizadas. Um turismo que cresceu 6,5% entre os anos de 2015-2017, representando mais do que o dobro do turismo convencional, e com projeções de crescimento de 7,5% até 2022. Buscou-se o método de entrevistas, onde seis perguntas foram feitas a especialistas do segmento para entender mais sobre o Wellness e como seria seu futuro no período pós Pandemia, além das tendências que virão para esse segmento, como o uso do Biophilic Design em estruturas de hotéis por exemplo, onde o hóspede tem um contato maior com a natureza buscando priorizar sempre o bem estar dos mesmos. Pôde-se concluir que o Wellness , que é a busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito já era muito importante e buscada pelos viajantes wellness, e com o início da pandemia do Covid-19 muitas doenças se agravaram nas populações, como depressão, ansiedade e ganho excessivo de peso, assim concluiu-se que o Wellness Tourism será de suma importância na vida das pessoas, pois nunca foi tão necessário cuidar do corpo e da mente, e todas as viagens que oferecem locais e esses serviços serão buscadas incessantemente. Mas mesmo com toda essa expectativa vale ressaltar que um dos problemas citados a ser resolvido é de que muitas fronteiras ainda encontram-se fechadas para o Turismo e muitas pessoas ainda tem medo de viajar por medo da contaminação do vírus. Caberá ao setor e a todos os envolvidos na atividade buscar protocolos de segrança, pessoal cada vez mais treinado e capacitado e campanhas de marketing para voltar a reaquecer esse mercado que é um dos mais promissores do segmento.Almeida, Nuno Miguel CastanheiraIC-OnlineClerici, Andressa Piatto2022-03-17T19:13:55Z2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6800TID:202966828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:59Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:57.743855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
title |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
spellingShingle |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 Clerici, Andressa Piatto Wellness Wellness Tourism Tendências futuro Dificuldades observadas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
title_full |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
title_fullStr |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
title_sort |
Wellness Tourism e seu Futuro pós Covid-19 |
author |
Clerici, Andressa Piatto |
author_facet |
Clerici, Andressa Piatto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Nuno Miguel Castanheira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clerici, Andressa Piatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wellness Wellness Tourism Tendências futuro Dificuldades observadas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Wellness Wellness Tourism Tendências futuro Dificuldades observadas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente trabalho visa dar luz ao Wellness Tourism, o Turismo de Bem Estar, visto que é uma das vertentes que mais têm crescido nos últimos tempos e agora em decorrência da pandemia do Covid-19, com abordagem em suas tendências para o futuro. O Wellness Tourism é antigo, remetendo ao ano de 1986, onde Lounsbury e Hoops através de estudos comprovaram que as relações entre viagem satisfatória, relaxamento, escape, casamento e família, comida e alojamento corroboram o estudo de que as experiências em viagens de fato contribuem com o bem-estar. O mercado de Turismo de Bem-Estar (Wellness Tourism) em 2017 estava avaliado em U$639,00 bilhões, sendo projetado para U$919,00 bilhões até 2022 com mais de 1,2 bilhões de viagens sendo realizadas. Um turismo que cresceu 6,5% entre os anos de 2015-2017, representando mais do que o dobro do turismo convencional, e com projeções de crescimento de 7,5% até 2022. Buscou-se o método de entrevistas, onde seis perguntas foram feitas a especialistas do segmento para entender mais sobre o Wellness e como seria seu futuro no período pós Pandemia, além das tendências que virão para esse segmento, como o uso do Biophilic Design em estruturas de hotéis por exemplo, onde o hóspede tem um contato maior com a natureza buscando priorizar sempre o bem estar dos mesmos. Pôde-se concluir que o Wellness , que é a busca do equilíbrio de mente, corpo e espírito já era muito importante e buscada pelos viajantes wellness, e com o início da pandemia do Covid-19 muitas doenças se agravaram nas populações, como depressão, ansiedade e ganho excessivo de peso, assim concluiu-se que o Wellness Tourism será de suma importância na vida das pessoas, pois nunca foi tão necessário cuidar do corpo e da mente, e todas as viagens que oferecem locais e esses serviços serão buscadas incessantemente. Mas mesmo com toda essa expectativa vale ressaltar que um dos problemas citados a ser resolvido é de que muitas fronteiras ainda encontram-se fechadas para o Turismo e muitas pessoas ainda tem medo de viajar por medo da contaminação do vírus. Caberá ao setor e a todos os envolvidos na atividade buscar protocolos de segrança, pessoal cada vez mais treinado e capacitado e campanhas de marketing para voltar a reaquecer esse mercado que é um dos mais promissores do segmento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17T19:13:55Z 2022-03-09 2022-03-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6800 TID:202966828 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6800 |
identifier_str_mv |
TID:202966828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136992251871232 |