Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12797 |
Resumo: | Com este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida. |
id |
RCAP_ba4c1eaf204a996e7c30d1d08f359ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadoresDireito de participação das criançasQuestionárioPerceçõesJardim de infânciaCom este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida.Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação2017-04-06T10:58:50Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-17T15:47:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/12797por0871-918710.21814/rpe.6560Lopes, L.Correia, N.Aguiar, C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:20.036421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
title |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
spellingShingle |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores Lopes, L. Direito de participação das crianças Questionário Perceções Jardim de infância |
title_short |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
title_full |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
title_fullStr |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
title_full_unstemmed |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
title_sort |
Implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância: as perceções dos educadores |
author |
Lopes, L. |
author_facet |
Lopes, L. Correia, N. Aguiar, C. |
author_role |
author |
author2 |
Correia, N. Aguiar, C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, L. Correia, N. Aguiar, C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito de participação das crianças Questionário Perceções Jardim de infância |
topic |
Direito de participação das crianças Questionário Perceções Jardim de infância |
description |
Com este estudo, pretendeu-se desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação em contexto de jardim de infância. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com o Classroom Observation Scoring System (Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Identificámos dois componentes das perceções dos educadores acerca da participação das crianças: Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto. A Tomada de Decisão pelo Adulto estava negativamente associada à qualidade das salas e às habilitações académicas dos educadores. Paralelamente, educadores do setor público obtiveram resultados mais elevados no componente Expressão e Responsabilidade das Crianças do que educadores do setor privado com fins lucrativos. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade da medida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-04-06T10:58:50Z 2019-04-17T15:47:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/12797 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/12797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 10.21814/rpe.6560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134884977967104 |