A importância da coesão textual na produção escrita: uma articulação possível com a educação para o desenvolvimento e cidadania global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Luísa Peixoto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2151
Resumo: O presente relatório está integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e inclui a descrição do que foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ou seja, o percurso pedagógico que realizei nos dois contextos de ensino, bem como a investigação que decorreu no mesmo espaço de tempo. O trabalho investigativo centrou-se na área do Português e partiu das dificuldades, previamente observadas, dos alunos na integração, em produções escritas, dos mecanismos de coesão textual. Sendo assim, este estudo teve como principal objetivo perceber como se podem interligar algumas tipologias de coesão textual com aprendizagens relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (ED/ECG). Assim, foram formuladas duas questões de investigação: 1) Qual a importância da coesão textual no processo de escrita?; 2) Como é que um percurso de escrita centrado em temáticas de ED/ECG permite trabalhar os mecanismos de coesão textual? Assente num paradigma interpretativo, optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo, mais propriamente um estudo de caso, de índole descritiva, privilegiando-se, na recolha dos dados, a observação participante, os documentos dos alunos, os registos audiovisuais e as conversas. Para análise dos respetivos dados, foram definidas quatro categorias de análise, permitindo identificar a utilização e compreensão de conhecimentos específicos da ED/ECG bem como a integração, nas produções textuais, dos diferentes mecanismos de coesão textual. A análise de dados permitiu concluir que é possível integrar na aprendizagem dos diferentes mecanismos de coesão textual (pronominalização, sinonímia/antonímia, hiperonímia/hiponímia, holonímia/meronímia e por reiteração) e a sua utilização na escrita, temáticas de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Constata-se, assim, que é possível colocar as aprendizagens de Português ao serviço da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.
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