Antecedentes da lealdade no setor bancário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julião, Solange Sofia Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13414
Resumo: O sistema financeiro em Portugal, bem como em todo o mundo, tem-se vindo a alterar e a tornar cada vez mais complexo. Este apresenta um grande leque de opções, no que diz respeito aos bancos existentes, tornando a processo de escolha por parte do cliente cada vez mais exigente. Através deste trabalho foi desenvolvido e testado empiricamente um modelo conceptual que propõe verificar quais os antecedentes mais relevantes que poderão afectar a lealdade dos clientes referente a um determinando banco. Para que fosse possível avaliar o modelo desenvolvido foram utilizadas técnicas de análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressão linear. Após o desenvolvimento e execução de um questionário baseado nos antecedentes previamente identificados, pode verificar que só algumas das variáveis dos atributos da qualidade do serviço se evidenciaram de forma positiva e significativa na satisfação e lealdade. Todavia, a confiança, o comprometimento afetivo e a imagem corporativa mostraram ser variáveis importantes para formar a lealdade do consumidor.
id RCAP_ba613d335c002247ce81a3d9b6ac9b46
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Antecedentes da lealdade no setor bancário portuguêsGestãoBancos - PortugalSatisfação do consumidorQualidade de serviçosO sistema financeiro em Portugal, bem como em todo o mundo, tem-se vindo a alterar e a tornar cada vez mais complexo. Este apresenta um grande leque de opções, no que diz respeito aos bancos existentes, tornando a processo de escolha por parte do cliente cada vez mais exigente. Através deste trabalho foi desenvolvido e testado empiricamente um modelo conceptual que propõe verificar quais os antecedentes mais relevantes que poderão afectar a lealdade dos clientes referente a um determinando banco. Para que fosse possível avaliar o modelo desenvolvido foram utilizadas técnicas de análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressão linear. Após o desenvolvimento e execução de um questionário baseado nos antecedentes previamente identificados, pode verificar que só algumas das variáveis dos atributos da qualidade do serviço se evidenciaram de forma positiva e significativa na satisfação e lealdade. Todavia, a confiança, o comprometimento afetivo e a imagem corporativa mostraram ser variáveis importantes para formar a lealdade do consumidor.The financial system in Portugal, and also around the world, has been changing and becoming increasingly more complex. This presents a wide range of options with regard to the existing banks, making the selection process, by the customer, increasingly demanding. Through this work was developed and empirically tested a conceptual model that proposes to identify which are the most relevant antecedents that could affect the loyalty of the costumers relatively to a certain bank. In order to evaluate the developed model, it were used techniques of reliability analysis, exploratory factor analysis and linear regression. After the development and the execution of a questionnaire based on the previously identified antecedents, it becomes possible to verify that only some of the variables of the quality of service attributes are positively and significant fir satisfaction and loyalty. However, trust, affective commitment and corporate image shown to be important variables to form consumer loyalty.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:47Z2013-12-11T00:00:00Z2013-12-112015-12-11T16:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13414TID:201594307porJulião, Solange Sofia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:27Zoai:ria.ua.pt:10773/13414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:17.934215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes da lealdade no setor bancário português
title Antecedentes da lealdade no setor bancário português
spellingShingle Antecedentes da lealdade no setor bancário português
Julião, Solange Sofia Silva
Gestão
Bancos - Portugal
Satisfação do consumidor
Qualidade de serviços
title_short Antecedentes da lealdade no setor bancário português
title_full Antecedentes da lealdade no setor bancário português
title_fullStr Antecedentes da lealdade no setor bancário português
title_full_unstemmed Antecedentes da lealdade no setor bancário português
title_sort Antecedentes da lealdade no setor bancário português
author Julião, Solange Sofia Silva
author_facet Julião, Solange Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Julião, Solange Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Bancos - Portugal
Satisfação do consumidor
Qualidade de serviços
topic Gestão
Bancos - Portugal
Satisfação do consumidor
Qualidade de serviços
description O sistema financeiro em Portugal, bem como em todo o mundo, tem-se vindo a alterar e a tornar cada vez mais complexo. Este apresenta um grande leque de opções, no que diz respeito aos bancos existentes, tornando a processo de escolha por parte do cliente cada vez mais exigente. Através deste trabalho foi desenvolvido e testado empiricamente um modelo conceptual que propõe verificar quais os antecedentes mais relevantes que poderão afectar a lealdade dos clientes referente a um determinando banco. Para que fosse possível avaliar o modelo desenvolvido foram utilizadas técnicas de análise de confiabilidade, análise fatorial exploratória e regressão linear. Após o desenvolvimento e execução de um questionário baseado nos antecedentes previamente identificados, pode verificar que só algumas das variáveis dos atributos da qualidade do serviço se evidenciaram de forma positiva e significativa na satisfação e lealdade. Todavia, a confiança, o comprometimento afetivo e a imagem corporativa mostraram ser variáveis importantes para formar a lealdade do consumidor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11T00:00:00Z
2013-12-11
2015-12-11T16:00:00Z
2018-07-20T14:00:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13414
TID:201594307
url http://hdl.handle.net/10773/13414
identifier_str_mv TID:201594307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137543690649600