Inteligência artificial e computação cognitiva nas empresas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meseiro, David André Lourenço
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24744
Resumo: A Inteligência Artificial (IA) e a Computação Cognitiva (CC) são diferentes, logo, cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens dependendo da tarefa/operação que uma empresa pretende otimizar. Atualmente, é fácil confundir ambas ao simplesmente associar-se a CC ao tema abrangente que é a IA. Desta forma as empresas que querem implementar IA, em muitos casos, pretendem na verdade funcionalidades proporcionadas pela CC. É nestes casos importante saber diferenciá-las de forma a identificar em que casos uma é mais indicada que outra, podendo assim usufruir-se ao máximo dos benefícios que cada tem para oferecer. Este estudo teve como foco revelar as capacidades de ambas tecnologias, mais especificamente em contextos empresarias, onde seja oportuna a implementação de Sistemas Inteligentes (SI). Mas para que se implemente SIs é necessário que haja interesse nos mesmos, pelo que este fator foi testado e verificou-se que existe interesse por SIs. Extraiu-se também que o setor de atividade influência a velocidade com que as empresas aderem estas tecnologias, e quais postos de trabalho/setores de atividade estão previstos serem mais impactados por SIs. Foram analisadas informações a respeito dos benefícios dos SIs, identificando quais são os mais relevantes. Também se identificou vertentes/características de ambas IA e CC, onde se avaliou a importância de cada vertente e se em média é atribuída maior importância ao conjunto de vertentes de uma ou outra tecnologia. Observou-se que o conjunto de características selecionadas para CC foram considerados ligeiramente mais importantes que os de IA.
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