Inteligência artificial e computação cognitiva nas empresas em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24744 |
Resumo: | A Inteligência Artificial (IA) e a Computação Cognitiva (CC) são diferentes, logo, cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens dependendo da tarefa/operação que uma empresa pretende otimizar. Atualmente, é fácil confundir ambas ao simplesmente associar-se a CC ao tema abrangente que é a IA. Desta forma as empresas que querem implementar IA, em muitos casos, pretendem na verdade funcionalidades proporcionadas pela CC. É nestes casos importante saber diferenciá-las de forma a identificar em que casos uma é mais indicada que outra, podendo assim usufruir-se ao máximo dos benefícios que cada tem para oferecer. Este estudo teve como foco revelar as capacidades de ambas tecnologias, mais especificamente em contextos empresarias, onde seja oportuna a implementação de Sistemas Inteligentes (SI). Mas para que se implemente SIs é necessário que haja interesse nos mesmos, pelo que este fator foi testado e verificou-se que existe interesse por SIs. Extraiu-se também que o setor de atividade influência a velocidade com que as empresas aderem estas tecnologias, e quais postos de trabalho/setores de atividade estão previstos serem mais impactados por SIs. Foram analisadas informações a respeito dos benefícios dos SIs, identificando quais são os mais relevantes. Também se identificou vertentes/características de ambas IA e CC, onde se avaliou a importância de cada vertente e se em média é atribuída maior importância ao conjunto de vertentes de uma ou outra tecnologia. Observou-se que o conjunto de características selecionadas para CC foram considerados ligeiramente mais importantes que os de IA. |
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Inteligência artificial e computação cognitiva nas empresas em PortugalInteligência artificialComputação cognitivaGestão empresarialSistemas inteligentesArtificial intelligenceCognitive computingBusiness managementIntelligent systemsA Inteligência Artificial (IA) e a Computação Cognitiva (CC) são diferentes, logo, cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens dependendo da tarefa/operação que uma empresa pretende otimizar. Atualmente, é fácil confundir ambas ao simplesmente associar-se a CC ao tema abrangente que é a IA. Desta forma as empresas que querem implementar IA, em muitos casos, pretendem na verdade funcionalidades proporcionadas pela CC. É nestes casos importante saber diferenciá-las de forma a identificar em que casos uma é mais indicada que outra, podendo assim usufruir-se ao máximo dos benefícios que cada tem para oferecer. Este estudo teve como foco revelar as capacidades de ambas tecnologias, mais especificamente em contextos empresarias, onde seja oportuna a implementação de Sistemas Inteligentes (SI). Mas para que se implemente SIs é necessário que haja interesse nos mesmos, pelo que este fator foi testado e verificou-se que existe interesse por SIs. Extraiu-se também que o setor de atividade influência a velocidade com que as empresas aderem estas tecnologias, e quais postos de trabalho/setores de atividade estão previstos serem mais impactados por SIs. Foram analisadas informações a respeito dos benefícios dos SIs, identificando quais são os mais relevantes. Também se identificou vertentes/características de ambas IA e CC, onde se avaliou a importância de cada vertente e se em média é atribuída maior importância ao conjunto de vertentes de uma ou outra tecnologia. Observou-se que o conjunto de características selecionadas para CC foram considerados ligeiramente mais importantes que os de IA.Artificial Intelligence (AI) and Cognitive Computing (CC) are different, each technology has its advantages and disadvantages depending on the task/operation that a business wants to optimize. Nowadays it’s easy to confuse both by simply associating CC with the widespread theme of AI. Due to this, when companies want to implement AI, what they actually want in many cases are features provided by CC. It’s important in these situations to know how to differentiate them, to be possible to identify in which circumstance one is more suitable than another and get more out of the benefits that each has to offer. This study focuses on highlighting the capabilities of both technologies, more specifically in business environments where the implementation of Intelligent Systems (IS) is suitable. But in order to implement ISs it’s necessary that interest in ISs is shown, being the reason why the interest was measured and was found that there’s interest in ISs. It was also shown that the activity sector influences how fast companies adhere to these technologies, and which jobs/activity sectors are expected to be more impacted by ISs. Information regarding the benefits of ISs was analyzed, identifying which are the most relevant. Characteristics/aspects of both AI and CC were also identified, where, the importance of each characteristic was assessed, and if on average the set of characteristics of one technology is considered more important than of the other. It was observed that the set of characteristics selected for CC was considered slightly more important then AI’s.2022-12-20T00:00:00Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-202021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24744TID:202857360porMeseiro, David André Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:54.471532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Inteligência Artificial (IA) e a Computação Cognitiva (CC) são diferentes, logo, cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens dependendo da tarefa/operação que uma empresa pretende otimizar. Atualmente, é fácil confundir ambas ao simplesmente associar-se a CC ao tema abrangente que é a IA. Desta forma as empresas que querem implementar IA, em muitos casos, pretendem na verdade funcionalidades proporcionadas pela CC. É nestes casos importante saber diferenciá-las de forma a identificar em que casos uma é mais indicada que outra, podendo assim usufruir-se ao máximo dos benefícios que cada tem para oferecer. Este estudo teve como foco revelar as capacidades de ambas tecnologias, mais especificamente em contextos empresarias, onde seja oportuna a implementação de Sistemas Inteligentes (SI). Mas para que se implemente SIs é necessário que haja interesse nos mesmos, pelo que este fator foi testado e verificou-se que existe interesse por SIs. Extraiu-se também que o setor de atividade influência a velocidade com que as empresas aderem estas tecnologias, e quais postos de trabalho/setores de atividade estão previstos serem mais impactados por SIs. Foram analisadas informações a respeito dos benefícios dos SIs, identificando quais são os mais relevantes. Também se identificou vertentes/características de ambas IA e CC, onde se avaliou a importância de cada vertente e se em média é atribuída maior importância ao conjunto de vertentes de uma ou outra tecnologia. Observou-se que o conjunto de características selecionadas para CC foram considerados ligeiramente mais importantes que os de IA. |
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