Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Leandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Amante, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13937
Resumo: Introdução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo. Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2015. Métodos: Análise descritiva dos pedidos recebidos no SEP (53), num total de 912 consultas prestadas, identificando género, idade, naturalidade, unidade orgânica, motivo do pedido e principais dificuldades. Resultados: Os estudantes que pedem ajuda são maioritariamente estudantes do sexo feminino (59%), que se encontram deslocados da sua terra natal, permanecendo em Viseu para estudar. Os principais motivos para o pedido de consulta são problemas de ansiedade (41%) e afeto depressivo (21%). No entanto, preocupações com o desempenho académico (15%) e outros problemas afetivos (11%) encetam este pedido de ajuda. Conclusões: Os indicadores clínicos remetem-nos para uma problemática desenvolvimental, com questões ligadas ao momento de transição para a idade adulta (com a exposição de fragilidades anteriores e a ampliação de ansiedades futuras), o que demosntra a pertinência do serviço na promoção da saúde dos estudantes por forma a potenciar competências académicas e a permitir a consolidação de um trajeto futuro.
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spelling Apoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de ViseuApoyo Psicológico en la Educación Superior: Servicio de Psicología del Instituto Politécnico de ViseuApoio Psicológico no Ensino Superior: o Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de ViseuLife and Healthcare SciencesIntrodução: O foco da intervenção psicológica em contexto universitário tem sofrido alterações ao longo do tempo, centrando-se hoje, para além das questões vocacionais e de gestão de carreira, nas vicissitudes ligadas ao desenvolvimento pessoal e ao bem estar intrasubjetivo. Objetivo: descrever e analisar a atividade do Serviço de Psicologia do Instituto Politécnico de Viseu, no período de 2010 a 2015. Métodos: Análise descritiva dos pedidos recebidos no SEP (53), num total de 912 consultas prestadas, identificando género, idade, naturalidade, unidade orgânica, motivo do pedido e principais dificuldades. Resultados: Os estudantes que pedem ajuda são maioritariamente estudantes do sexo feminino (59%), que se encontram deslocados da sua terra natal, permanecendo em Viseu para estudar. Os principais motivos para o pedido de consulta são problemas de ansiedade (41%) e afeto depressivo (21%). No entanto, preocupações com o desempenho académico (15%) e outros problemas afetivos (11%) encetam este pedido de ajuda. Conclusões: Os indicadores clínicos remetem-nos para uma problemática desenvolvimental, com questões ligadas ao momento de transição para a idade adulta (com a exposição de fragilidades anteriores e a ampliação de ansiedades futuras), o que demosntra a pertinência do serviço na promoção da saúde dos estudantes por forma a potenciar competências académicas e a permitir a consolidação de um trajeto futuro.Introduction: The focus of psychological intervention in universitary context have suffered changes through the years, centring itself today, beyond of the vocational issues and the career managing, in the variations connected to the personal development and to the well-being intrasubjective. Objective: to describe and to analyze the activity of the Psychology Service (SEP) of the Instituto Superior Politécnico de Viseu, in the period of 2010 to 2015. Methods: Descriptive analysis of the received requests in SEP (n=53), in a total of 912 provided consultations, identifying gender, age, nationality, organic unit, the reason of the request and main difficulties. Results: The students that ask for help are, mostly, feminine gender students (59%), who find themselves displaced from their birth town, remain in Viseu to study. The main reasons for the request of consultations are: anxiety problems (41%) depressed affection (21%). However, preocupations with the academic evaluation (15%) and other affective problems (11%) enter into this request for aid. Conclusions: The clinical indicators forward us to a development problematic, with issues connected to the moment of transition to the adulthood ( with a exposure of previous weaknesses and the magnification of future anxieties), such demonstrate the relevance of the service in the promotion of student’s health towards to potentiate the academic skills and to allow the consolidation of a future path.Introducción: el objetivo de la intervención psicológica en la universidad ha experimentado cambios en el tiempo , centrándose en la actualidad , además de las cuestiones de formación profesional y la gestión de la carrera, en los eventos relacionados con el desarrollo personal y el bienestar intrasubjetivo. Objetivo: describir y analizar la actividad del Departamento de Psicología del Instituto Politécnico de Viseu, en el período 2010 a 2015. Métodos: Análisis descriptivo de las solicitudes recibidas en septiembre (53), un total de 912 consultas dada la identificación de género,edad, lugar de nacimiento, unidad orgánica, motivo de la solicitud y de las principales dificultades. Resultados: Los estudiantes que piden ayuda son en su mayoría mujeres estudiantes ( 59 %), que son desplazados de su tierra natal , permaneciendo en Viseu para estudiar. Las principales razones de la solicitud de consulta son los trastornos de ansiedad (41%) y el afecto depresivo (21%). Sin embargo, la preocupación por el rendimiento académico (15%) y otros problemas emocionales (11%) iniciarán esta petición de ayuda. Conclusiones: Los indicadores clínicos nos llevan a unos problemas de desarrollo , las cuestiones relacionadas con el momento de la transición a la edad adulta ( con la exposición de las debilidades y la expansión de las futuras ansiedades anteriores ) , que demosntra la relevancia del servicio de promoción de la salud estudiantes con el fin de mejorar las habilidades académicas y para permitir la consolidación de un futuro camino.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13937por1647-662X0873-3015Cordeiro, LeandraAmante, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:21.985588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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