Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Mónica Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63708
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_ba854b79453d04e491bd9dcc01875e82
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionaisAnalysis of the use of early intervention recommended practices by occupational therapistsFamíliasIntervenção precocePráticas centradas na famíliaPráticas recomendadas em intervenção precoceTerapeutas ocupacionaisEarly childhood interventionEarly intervention recommended practicesFamiliesFamily-centered practicesOccupational therapistsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Nas últimas décadas, e com o avanço da evidência científica, os modelos recomendados no trabalho com as crianças pequenas veem sofrendo alterações com o surgimento de abordagens que produzem melhores resultados. Outrora preconizava-se o modelo médico, hoje fala-se em abordagem centrada na família. A mudança para uma abordagem centrada na família é árdua pois exige uma mudança de crenças e práticas dos profissionais. Deste modo, o terapeuta ocupacional enquanto profissional habilitado a trabalhar com crianças, faz parte do grupo de profissionais a quem estas práticas devem ser incutidas desde o início da sua formação. A presente investigação tem como finalidade a avaliação das práticas dos profissionais de terapia ocupacional, integrados ou não em projetos públicos de Intervenção Precoce, bem como o que influencia/condiciona a utilização destas práticas. O instrumento de recolha de dados foi a “Family- Centered Practices Checklist”, da autoria de Linda Wilson e Carl J Dunst (2002), e ainda um questionário desenvolvido pelas investigadoras tendo em conta a literatura da área. A amostra foi de 78 terapeutas ocupacionais que trabalham com crianças dos 0 aos 6 anos, afetos ou não aos projetos públicos de intervenção precoce. A metodologia do estudo é de natureza quantitativa, transversal, do tipo exploratóriodescritivo e correlacional. Como principais resultados destacámos que a utilização das práticas relacionais e participativas estão positivamente correlacionadas, assim como encontramos correlações positivas entre as práticas relacionais e participativas e as componentes das práticas descritas no questionário desenvolvido pelas investigadoras. Foi verificado também que a experiência nas Equipas Locais de Intervenção, a formação contínua e específica na área e o tempo de experiência profissional são fatores que influenciam consideravelmente a utilização das práticas, principalmente as participativas. Por fim, verificou-se que os profissionais de terapia ocupacional detêm de algumas assunções sobre o que são as práticas centradas na família apesar de serem escassas as formações/especializações na área da Intervenção Precoce. Os inquiridos mencionam como principais barreiras às práticas recomendadas em IP fatores relacionados com a família e com os profissionais.In the last decades, and with the scientific progress, the recommended models for working with young children have been changing with the emergence of new approaches that produce better outcomes. Formerly the medical model was advocated, but today we heard about a family-centered approach. The change for a family-centered approach is arduous as it requires a change in practices and beliefs of practitioners, requiring the release of traditional roles played by practitioners, including the role of expert and detainers of choices. Therefore, the occupational therapists, as qualified professionals who work with young children, are part of the group of professionals to whom these practices should be transmitted since the beginning of their training. The aim of this inquiry is to evaluate occupational therapists’ practices, whether they are working for public EI projects or not, and what’s influencing/constraining the use of these practices. The data collection instrument was the “Family-Centered Practices Checklist” developed by Linda Wilson and Carl J Dunst (2002), and a questionnaire, based on recent literature, developed by the researchers for this study. The sample is composed of 78 occupational therapists working with children from 0 to 6 years old, in or out public early intervention projects. The methodology used in this study is quantitative, crosssectional, exploratory-descriptive and correlational. As main results we conclude that the use of relational and participatory practices is positively correlated, just as we found positive correlations between relational and participatory practices and the components of the practices described in the questionnaire developed by the researchers. It was also validated that the experience in the Local Intervention Teams, the continuous and specific training in the area and number of years working with young children, are factors that considerably influence the use of the practices, particularly the participatory ones. Additionally, it was found that occupational therapy professionals have some knowledge about family-centered practices despite their few training/specializations in the area of Early Intervention. The respondents mentioned factors related to families and professionals as the major barriers to the use of best practices in early intervention.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoGuimarães, Mónica Martins20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63708por202353117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:21.507300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
Analysis of the use of early intervention recommended practices by occupational therapists
title Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
spellingShingle Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
Guimarães, Mónica Martins
Famílias
Intervenção precoce
Práticas centradas na família
Práticas recomendadas em intervenção precoce
Terapeutas ocupacionais
Early childhood intervention
Early intervention recommended practices
Families
Family-centered practices
Occupational therapists
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
title_full Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
title_fullStr Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
title_full_unstemmed Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
title_sort Análise da utilização das práticas recomendadas em intervenção precoce pelos terapeutas ocupacionais
author Guimarães, Mónica Martins
author_facet Guimarães, Mónica Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Mónica Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Famílias
Intervenção precoce
Práticas centradas na família
Práticas recomendadas em intervenção precoce
Terapeutas ocupacionais
Early childhood intervention
Early intervention recommended practices
Families
Family-centered practices
Occupational therapists
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Famílias
Intervenção precoce
Práticas centradas na família
Práticas recomendadas em intervenção precoce
Terapeutas ocupacionais
Early childhood intervention
Early intervention recommended practices
Families
Family-centered practices
Occupational therapists
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63708
url http://hdl.handle.net/1822/63708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202353117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132425517793280