Grafismo de identidade televisiva : o caso de estudo da Rádio e Televisão de Portugal 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Pedro André Guerreiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6537
Resumo: Diariamente um canal de televisão utiliza o motion graphics para expressar a sua identidade, sendo possível observar a sua incorporação nas autopromoções, programas, blocos informativos, reportagens, entre outros. São criados pacotes gráficos para incorporar o que o canal pretende transmitir. Em Portugal, nenhum dos quatro canais generalistas prescinde de usar motion graphics porque permite dar visibilidade aos conteúdos e captar a atenção de um número de telespectadores maior. A presente dissertação trata de o motion graphics e da sua relação semântica com a identidade corporativa de um canal de televisão. Esta investigação visa descobrir como o motion graphics contribui para a consolidação da identidade visual de um canal de televisão, compreendendo a adoção de diversos “tons de voz”. Para tal, através de uma metodologia qualitativa e não intervencionista, propõe-se o recurso ao estudo de casos da Rádio Televisão de Portugal 1, com recolha, seleção, análise e síntese critica de informação. Assim sendo, a investigação fica dividida em três partes. Na primeira parte apresenta-se o contexto de histórico sobre o motion graphics, onde são definidas as áreas de aplicação e os seus componentes. Na segunda parte faz-se uma análise sobre a identidade visual, o que a define, onde se aprofunda a composição da identidade visual televisiva. Na terceira parte tem-se o objetivo de analisar a identidade do canal RTP1 através do motion graphics. Deste modo poderá compreender-se o processo de construção de uma identidade visual e as suas principais caraterísticas. Perceber a relação entre o grafismo, identidade e a autopromoção. Pretende-se que a investigação analise também se o som e o movimento trazem vantagens à identidade de um canal. Procura-se, portanto, perceber de que formas pode o motion graphics contribuir para a consolidação da identidade visual de um canal de televisão.
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