Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19500 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência. |
id |
RCAP_ba9dea659be5214c6b851e9c5cb36c84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3DAnatomiaRiggingTopologiaAnimação 3DProduçãoAnatomyTopology3D AnimationProductionDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência.This dissertation’s main purpose is the study of 3D rigging and movement for canine characters within the world of 3D animation. Based on the study of the bone and muscular anatomy, we focus on the development stages of a canine character. After analyzed, we transfer that knowledge to the 3D space. The 3D modeling process begins with the study of the muscular structure. We shall start by introducing the notion of good 3D modeling and topology. Afterwards, we will explain how topology can affect geometry deformations in the animation. Furthermore, we will contextualize the rigging steps, presenting some of the tools and notions that matter in the area. We will compare the rigging of a human and a canine. Lastly, through the analysis of a dog’s basic movements we will be demonstrating how they can move better. In the last chapter, we will describe our masters final project (3D short animation) and show in which way this study helped improve said animation.Gomes, Sahra Ursula KunzVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinheiro, Ricardo Miranda2016-04-04T14:10:11Z2015-12-0420152015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19500TID:201023865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:22.785167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
title |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
spellingShingle |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D Pinheiro, Ricardo Miranda Anatomia Rigging Topologia Animação 3D Produção Anatomy Topology 3D Animation Production Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
title_full |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
title_fullStr |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
title_sort |
Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D |
author |
Pinheiro, Ricardo Miranda |
author_facet |
Pinheiro, Ricardo Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Sahra Ursula Kunz Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Ricardo Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Rigging Topologia Animação 3D Produção Anatomy Topology 3D Animation Production Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Anatomia Rigging Topologia Animação 3D Produção Anatomy Topology 3D Animation Production Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Esta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 2015 2015-12-04T00:00:00Z 2016-04-04T14:10:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19500 TID:201023865 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19500 |
identifier_str_mv |
TID:201023865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131846963888128 |