Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ricardo Miranda
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19500
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência.
id RCAP_ba9dea659be5214c6b851e9c5cb36c84
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3DAnatomiaRiggingTopologiaAnimação 3DProduçãoAnatomyTopology3D AnimationProductionDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência.This dissertation’s main purpose is the study of 3D rigging and movement for canine characters within the world of 3D animation. Based on the study of the bone and muscular anatomy, we focus on the development stages of a canine character. After analyzed, we transfer that knowledge to the 3D space. The 3D modeling process begins with the study of the muscular structure. We shall start by introducing the notion of good 3D modeling and topology. Afterwards, we will explain how topology can affect geometry deformations in the animation. Furthermore, we will contextualize the rigging steps, presenting some of the tools and notions that matter in the area. We will compare the rigging of a human and a canine. Lastly, through the analysis of a dog’s basic movements we will be demonstrating how they can move better. In the last chapter, we will describe our masters final project (3D short animation) and show in which way this study helped improve said animation.Gomes, Sahra Ursula KunzVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinheiro, Ricardo Miranda2016-04-04T14:10:11Z2015-12-0420152015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19500TID:201023865porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:33Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:22.785167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
title Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
spellingShingle Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
Pinheiro, Ricardo Miranda
Anatomia
Rigging
Topologia
Animação 3D
Produção
Anatomy
Topology
3D Animation
Production
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
title_full Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
title_fullStr Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
title_full_unstemmed Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
title_sort Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D
author Pinheiro, Ricardo Miranda
author_facet Pinheiro, Ricardo Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Sahra Ursula Kunz
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ricardo Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Rigging
Topologia
Animação 3D
Produção
Anatomy
Topology
3D Animation
Production
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Anatomia
Rigging
Topologia
Animação 3D
Produção
Anatomy
Topology
3D Animation
Production
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Esta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
2015
2015-12-04T00:00:00Z
2016-04-04T14:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19500
TID:201023865
url http://hdl.handle.net/10400.14/19500
identifier_str_mv TID:201023865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131846963888128