A animação 3D digital e a busca pelo domínio do movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgilio Carlo de Menezes Vasconcelos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9BHEU2
Resumo: Em cinema de animação, a técnica de animação 3D Digital possui métodos de trabalho historicamente desenvolvidos para se emular características de luzes, materiais e texturas em um ambiente virtual para a obtenção de formas, cores e movimentos verossímeis. Com isso, o processo de criação de personagens animados nesta técnica possui características semelhantes às da técnica stop motion por requerer a criação dos modelos e articulações em etapas anteriores à criação dosmovimentos de personagens. Na técnica 3D Digital o animador interage com a forma dos personagens indiretamente, através de controles criados para atender os requisitos estipulados no período de pré-produção do filme. Assim, a gama de movimentos e deformações em cada fotograma é influenciada pelos recursos e limitações desses controles. Em contraste, na técnica de desenho animado o animador detém o controle total sobre a forma apresentada no fotograma: é possível exagerar formas, separá-las, omiti-las, amassá-las e esticá-las na intensidade desejada, respeitando-se apenas as dimensões do papel. Um exemplo de deformação utilizado na técnica de desenho animado é o smear, adotado para indicar a velocidade do movimento através da forma do desenho. Nossa hipótese é de que é possível garantir ao animador mais liberdade de expressão na criação do movimento através de novas técnicas empregadas no ambiente tridimensional. Assim, investigamos neste estudo novas abordagens para elevar-se o nível de controle artístico do animador sobre a forma tridimensional dos personagens animados, que incluem o controlepseudo-bidimensional de personagens no ambiente 3D desenvolvido por Bernhard Haux e o uso das ferramentas de escultura digital para correção da malha de personagens animados pelo animador Daniel Martinez Lara.
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