Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10411
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_bab9d69d2e74ba98018c89327bd7a895
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infânciaCriançaMúsicaJardim de infânciaOrientação musicalDesenvolvimento musicalChildrenMusicKindergartenMusical orientationMusical developmentRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como principal objetivo apresentar, de forma descritiva e reflexiva, o trabalho realizado durante a Prática Profissional Supervisionada, Módulo II (PPS II). O estágio foi desenvolvido em contexto de jardim de infância numa organização socioeducativa, na área da grande Lisboa, com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os dois e os quatro anos de idade, entre outubro de 2018 e janeiro de 2019. No que se refere à investigação realizada, esta corresponde a um estudo exploratório centrado no tema “música no quotidiano do jardim de infância”, de forma a conseguir responder à questão de partida do meu estudo: quais as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância? Neste sentido, apresento uma revisão de literatura referente ao tema em questão, bem como as opções metodológicas tomadas e o roteiro ético, a que se segue a análise e discussão dos dados.ABSTRACT This report aims essentially to present, in a descriptive and reflexive way, the work that was developed during the Supervised Professional Practice, Module II (II SPP). The internship was developed in a kindergarten context, at a social-educational organization; located at the greater Lisbon area, with a group of 25 children, aged between 2 and 4 years old, between October 2018 and January 2019. In relation to the investigation that was carried out, it corresponds to an exploratory study centred on “Music at a Kindergarten’s everyday life” theme, in order to be able to answer my study’s starting question: which are the children’s perspectives according to their musical experiences at kindergarten? In this regard, I present a literature review related to the theme at hand, as well as the methodological options that were taken and the ethical route, followed by the analyses and discussion of the data.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLPinto, Mariana dos Santos2019-08-05T09:34:01Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10411TID:202249360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.484230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
title Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
spellingShingle Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
Pinto, Mariana dos Santos
Criança
Música
Jardim de infância
Orientação musical
Desenvolvimento musical
Children
Music
Kindergarten
Musical orientation
Musical development
title_short Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
title_full Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
title_fullStr Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
title_full_unstemmed Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
title_sort Música no quotidiano do jardim de infância: as perspetivas das crianças face às suas vivências musicais no jardim de infância
author Pinto, Mariana dos Santos
author_facet Pinto, Mariana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Música
Jardim de infância
Orientação musical
Desenvolvimento musical
Children
Music
Kindergarten
Musical orientation
Musical development
topic Criança
Música
Jardim de infância
Orientação musical
Desenvolvimento musical
Children
Music
Kindergarten
Musical orientation
Musical development
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05T09:34:01Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10411
TID:202249360
url http://hdl.handle.net/10400.21/10411
identifier_str_mv TID:202249360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453285851136