Arquitectura, pintura e cromoterapia: pontos de contacto, influências e vantagens de relação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2341 |
Resumo: | No âmbito da conclusão de Mestrado integrado no curso de Arquitectura, o trabalho em questão pretende estabelecer uma relação entre a Pintura, Arquitectura e Cromoterapia, fazendo uma análise da relação existente entre estas três áreas, bem como da forma como se relacionam e agem influentemente umas sobre as outras, desde os tempos mais primórdios até á actualidade e ainda explorar a cromoterapia no âmbito da arquitectura visto que é uma temática mais recente e relativamente pouco abordada. Desta forma é necessária uma análise indo á origem destes três campos, estabelecendo pontos de contacto e inter-relações. Por outro lado, é feito um estudo da cor em todas as suas vertentes, bem como uma abordagem sobre a inibição no uso da cor no acto projectual – provavelmente fruto de uma formatação pelo branco, ou consequência do desconhecimento neste campo – aprofundando este tema e tentando esmiuçar o fenómeno cromático na arquitectura. A cor, tem portanto um papel decisivo e central na presente dissertação, uma vez que está relacionada com os três temas e/ou áreas que aborda (pintura, arquitectura, cromoterapia), e podendo ser um factor de identidade, bem como um elemento caracterizador e qualificativo de uma cultura, de um lugar, ou até de um quadro. Com esta dissertação pretende-se também portanto a introdução e o surgir de novas considerações, interpretações e reflexões sobre a cor em arquitectura e a introdução da cor como elemento modificador de estados de alma e de espírito, funcionando como um factor determinante no dia-a-dia de quem usa ou habita o espaço. Para fazer uma análise da cor, é necessário antes de mais compreender a sua natureza e dimensões, as possibilidades da sua representação, e factores adquiridos ou inerentes ao ser humano como a memória e a cultura, abordadas nomeadamente no primeiro e segundo capítulos. No capítulo seguinte é estabelecida uma relação entre a cor e a identidade, remetendo-nos para o conceito de lugar e a forma como este cria em nós imagens e sensações e nos remete para uma dada realidade na maioria das vezes baseada em memórias adjacentes ao ser humano, aproximando-se assim do conceito de identidade. A identidade de um certo lugar está também e necessariamente associada á cor, e é desta forma que se torna útil e interessante, no quarto capítulo, decifrar a forma como a cor foi utilizada ao longo da história da arquitectura, bem como fazer um enquadramento da cor no universo arquitectónico, e ainda apresentar um exemplo concreto de um arquitecto predisposto a introduzir a cor de forma desinibida nos projectos que desenvolve. No quinto capítulo, é estabelecida a relação entre cor e arquitectura, nomeadamente abordando a cor na história da arquitectura, o papel da cor na arquitectura, relação entre cor e comunicação/marcas, a cor em interiores, a cor no património, e um exemplo concreto da aplicação da cor na arquitectura. A cor como elemento fundamental e comum às três áreas (pintura, arquitectura e cromoterapia) é também abordada no sexto capítulo, tentando decifrar e descortinar a importância da cor na pintura. A cromoterapia é apresentada nos capítulos sete, oito e nove, sendo que no capítulo sete a cromoterapia é abordada de forma isolada, focando-se em si própria como ciência e terapia, dando uma definição, os campos de acção e o estudo das cores, e posteriormente no capítulo oito já relacionada com a arquitectura e na forma como estas duas áreas podem apresentar soluções úteis e benéficas para o utilizador do espaço arquitectónico, materializadas no exemplo do Hotel Pantone. Já no nono capitulo, é feita uma abordagem de aplicações já existentes da cromoterapia através da luz (Led), bem como a definição de díodo emissor de luz, e uma solução para um bloco de vidro associado aos LED’s, permitindo assim uma personalização do espaço arquitectónico, e direccionado também para grupos minoritários como invisuais e daltónicos. |
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Por outro lado, é feito um estudo da cor em todas as suas vertentes, bem como uma abordagem sobre a inibição no uso da cor no acto projectual – provavelmente fruto de uma formatação pelo branco, ou consequência do desconhecimento neste campo – aprofundando este tema e tentando esmiuçar o fenómeno cromático na arquitectura. A cor, tem portanto um papel decisivo e central na presente dissertação, uma vez que está relacionada com os três temas e/ou áreas que aborda (pintura, arquitectura, cromoterapia), e podendo ser um factor de identidade, bem como um elemento caracterizador e qualificativo de uma cultura, de um lugar, ou até de um quadro. Com esta dissertação pretende-se também portanto a introdução e o surgir de novas considerações, interpretações e reflexões sobre a cor em arquitectura e a introdução da cor como elemento modificador de estados de alma e de espírito, funcionando como um factor determinante no dia-a-dia de quem usa ou habita o espaço. Para fazer uma análise da cor, é necessário antes de mais compreender a sua natureza e dimensões, as possibilidades da sua representação, e factores adquiridos ou inerentes ao ser humano como a memória e a cultura, abordadas nomeadamente no primeiro e segundo capítulos. No capítulo seguinte é estabelecida uma relação entre a cor e a identidade, remetendo-nos para o conceito de lugar e a forma como este cria em nós imagens e sensações e nos remete para uma dada realidade na maioria das vezes baseada em memórias adjacentes ao ser humano, aproximando-se assim do conceito de identidade. A identidade de um certo lugar está também e necessariamente associada á cor, e é desta forma que se torna útil e interessante, no quarto capítulo, decifrar a forma como a cor foi utilizada ao longo da história da arquitectura, bem como fazer um enquadramento da cor no universo arquitectónico, e ainda apresentar um exemplo concreto de um arquitecto predisposto a introduzir a cor de forma desinibida nos projectos que desenvolve. No quinto capítulo, é estabelecida a relação entre cor e arquitectura, nomeadamente abordando a cor na história da arquitectura, o papel da cor na arquitectura, relação entre cor e comunicação/marcas, a cor em interiores, a cor no património, e um exemplo concreto da aplicação da cor na arquitectura. A cor como elemento fundamental e comum às três áreas (pintura, arquitectura e cromoterapia) é também abordada no sexto capítulo, tentando decifrar e descortinar a importância da cor na pintura. A cromoterapia é apresentada nos capítulos sete, oito e nove, sendo que no capítulo sete a cromoterapia é abordada de forma isolada, focando-se em si própria como ciência e terapia, dando uma definição, os campos de acção e o estudo das cores, e posteriormente no capítulo oito já relacionada com a arquitectura e na forma como estas duas áreas podem apresentar soluções úteis e benéficas para o utilizador do espaço arquitectónico, materializadas no exemplo do Hotel Pantone. Já no nono capitulo, é feita uma abordagem de aplicações já existentes da cromoterapia através da luz (Led), bem como a definição de díodo emissor de luz, e uma solução para um bloco de vidro associado aos LED’s, permitindo assim uma personalização do espaço arquitectónico, e direccionado também para grupos minoritários como invisuais e daltónicos.In order to finish the integrated Mestrado course in Architecture, the work in question seeks to establish a relationship between painting, architecture and Colortherapy, by analyzing the relationship between these three areas, as well as how they relate and act influentially on each the other, from early times to the present more and still use color therapy in architecture as a subject is more recent and relatively little discussed. So, analysis is required going to the origin of these three fields, establishing points of contact and interrelationships. On the other hand, is made a study of color in all its aspects, as well as an approach to inhibiting the use of color in the act-project, probably a result of formatting the white, or in consequence of ignorance in this field, and exploring this theme as well trying to understand the color phenomenon in architecture.The color is therefore a central and decisive role in this dissertation, since it is related to the three themes and / or addressing areas (painting, architecture, colortherapy), and may be a factor of identity, as well an element characterization and qualification of a culture, a place, or even a picture. With this thesis the aim is also therefore the introduction of new and emerging considerations, interpretations and reflections about color in architecture and the introduction of color as a modifier of states of soul and spirit, working as a determining factor in the daily lives of those who use or inhabit the space. In the next chapter there is a relationship between color and identity, which refers us to the concept of place and how it creates images and feelings in us and leads us to a given reality, most often based on memories adjacent to the human being, thus approaching the concept of identity. The identity of a certain place is also necessarily associated with the color, and this is how it is useful and interesting to unscramble, in the fourth chapter, how the color was used throughout the history of architecture and how a framework of architectural color in the universe, and still presents a concrete example of an architect predisposed to make the color so uninhibited in the projects it develops. In the fifth chapter, the relationship is established between color and architecture, particularly addressing the color in the history of architecture, the role of color in architecture, the relationship between color and communication / branding, the color of interiors, the color of the assets, and a concrete application example of color in the architecture. Color as fundamental and common to all three areas (painting, architecture and colortherapy) is also addressed in the sixth chapter, trying to read and uncover the importance of color in painting. Colortherapy is presented in chapters seven, eight and nine, and in chapter seven, color therapy is addressed in isolation, focusing on its own as a science and therapy, giving a definition, the fields of action and the study of colors, and later in the chapter eight already related to the architecture and how these two areas can provide useful and beneficial solutions for users of architectural space, embodied in the example of the Pantone Hotel. In the ninth chapter, it is made an approach to existing applications of color therapy through the light (Led) as well as the definition of light-emitting diode, and a solution to a glass block associated with the LED’s, allowing for customization of the space architectural, and also targeted minority groups such as blind and colorblind.Pinto, Luís Miguel de Barros MoreirauBibliorumAlmeida, Carina Andreia Antunes2014-09-30T16:05:37Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:02.274580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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