Uma análise da correlação entre EVA e MVA no contexto das empresas portuguesas cotadas em bolsa: o caso do grupo mota-engil, sgps, sa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/1419 |
Resumo: | Seguindo a corrente internacional, no contexto empresarial português começam a proliferar práticas de gestão orientadas para a criação de valor, emergindo o Economic Value Added (EVA®) como medida de desempenho privilegiada nos processos de controlo das opções estratégicas tomadas. Nesse sentido, neste trabalho começamos por rever o conceito e os princípios da gestão baseada na criação de valor, contrapondo-a aos modelos tradicionais de avaliação de empresas. É dado particular ênfase ao EVA®, fazendo-se referência à possível correlação entre esta métrica e o Market Value Added (MVA®). Com base num estudo de caso, exploramos a aplicação do EVA® num grupo empresarial com presença marcada em sectores de actividade de referência, cotado na Euronext Lisbon. Esta análise empírica permite-nos aferir o desempenho associado à criação de valor para os detentores de capital. Analisamos ainda a performance do MVA® e comparamos a conexão existente entre esta e aquela métrica, tendo-se verificado que a relação entre EVA® e MVA® é, neste caso, estatisticamente significativa. |
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Uma análise da correlação entre EVA e MVA no contexto das empresas portuguesas cotadas em bolsa: o caso do grupo mota-engil, sgps, saEconomic value addedMarket value addedGestão baseada no valorCusto do capitalSeguindo a corrente internacional, no contexto empresarial português começam a proliferar práticas de gestão orientadas para a criação de valor, emergindo o Economic Value Added (EVA®) como medida de desempenho privilegiada nos processos de controlo das opções estratégicas tomadas. Nesse sentido, neste trabalho começamos por rever o conceito e os princípios da gestão baseada na criação de valor, contrapondo-a aos modelos tradicionais de avaliação de empresas. É dado particular ênfase ao EVA®, fazendo-se referência à possível correlação entre esta métrica e o Market Value Added (MVA®). Com base num estudo de caso, exploramos a aplicação do EVA® num grupo empresarial com presença marcada em sectores de actividade de referência, cotado na Euronext Lisbon. Esta análise empírica permite-nos aferir o desempenho associado à criação de valor para os detentores de capital. Analisamos ainda a performance do MVA® e comparamos a conexão existente entre esta e aquela métrica, tendo-se verificado que a relação entre EVA® e MVA® é, neste caso, estatisticamente significativa.Following the international trend, the management by value practices start to proliferate in the Portuguese corporate context, accentuating the Economic Value Added (EVA®) as the privileged performance measurement in the control process of the taken strategic options. Being so, we start by reviewing the concept and the principles of a management by value approach, counter measuring it to the traditional corporate valuation models. We give special emphasis to EVA®, referring a possible correlation between this measure and Market Value Added (MVA®). Using a case-study, we explore the usage of EVA® in a corporate group with marked presence in reference activity sectors, listed in Lisbon’s Euronext. This empirical analysis allows us to measure the performance associated with the creation of value for the capital holders. Additionally, we analysed the MVA® performance and compared it to the existing connection between the latter and the former measures, and we found that the relation between EVA® e MVA® is, in this case, statistically significant.2011-11-29T11:13:52Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/1419porPinto, Teresa Manuela da Cunha Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/1419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:57.729575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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