Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natália Garcia de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laís Karlina Vieira, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381
http://hdl.handle.net/1843/53842
https://orcid.org/0000-0001-7177-9750
https://orcid.org/0000-0002-5484-1580
https://orcid.org/0000-0003-2522-3035
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.
id UFMG_0db09777451c3c4c506ebbf389160304
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/53842
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-05-23T21:06:15Z2023-05-23T21:06:15Z202118493855https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e783811807-1821http://hdl.handle.net/1843/53842https://orcid.org/0000-0001-7177-9750https://orcid.org/0000-0002-5484-1580https://orcid.org/0000-0003-2522-3035Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.This study aimed to analyze the relationship between CEO compensation and value creation in Brazilian companies listed on the IBRX 100. To this end, the concept of value creation was considered through the use of measures that incorporate the opportunity cost companies, namely: Economic Value Added (EVA) and Market Value Added (MVA). The period under analysis was from 2015 to 2019, with a sample of 75 companies. To test the hypotheses, we used multiple linear regression models, estimated by the System Generalized Method of Moments. The results indicate that EVA and MVA impact the decision to increase or decrease CEO compensation. Therefore, the findings of this research may indicate an alignment between the compensation policy of the companies analyzed and the value creation of organizations, alleviating the conflicts of interest between agent and principal.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista contemporânea de contabilidadeRemuneraçãoCusto de OportunidadeRemuneraçãoEconomic Value AddedMarket Value AddedCusto de OportunidadeRemuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/78381Natália Garcia de OliveiraLaís Karlina VieiraJacqueline Veneroso Alves da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALRemuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100.pdfRemuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100.pdfapplication/pdf332141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/2/Remunera%c3%a7%c3%a3o%20do%20Chief%20Executive%20Officer%20%28CEO%29%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20valor%20em%20empresas%20brasileiras%20listadas%20no%20IBRX%20100.pdf3ce32633a0ab299b03fd4b930c235e3cMD521843/538422023-05-23 18:06:15.572oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-23T21:06:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
title Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
spellingShingle Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
Natália Garcia de Oliveira
Remuneração
Economic Value Added
Market Value Added
Custo de Oportunidade
Remuneração
Custo de Oportunidade
title_short Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
title_full Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
title_fullStr Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
title_full_unstemmed Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
title_sort Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100
author Natália Garcia de Oliveira
author_facet Natália Garcia de Oliveira
Laís Karlina Vieira
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
author_role author
author2 Laís Karlina Vieira
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natália Garcia de Oliveira
Laís Karlina Vieira
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Remuneração
Economic Value Added
Market Value Added
Custo de Oportunidade
topic Remuneração
Economic Value Added
Market Value Added
Custo de Oportunidade
Remuneração
Custo de Oportunidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Remuneração
Custo de Oportunidade
description Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir da utilização de medidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-23T21:06:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-23T21:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/53842
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1821
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7177-9750
https://orcid.org/0000-0002-5484-1580
https://orcid.org/0000-0003-2522-3035
url https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e78381
http://hdl.handle.net/1843/53842
https://orcid.org/0000-0001-7177-9750
https://orcid.org/0000-0002-5484-1580
https://orcid.org/0000-0003-2522-3035
identifier_str_mv 1807-1821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista contemporânea de contabilidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/53842/2/Remunera%c3%a7%c3%a3o%20do%20Chief%20Executive%20Officer%20%28CEO%29%20e%20cria%c3%a7%c3%a3o%20de%20valor%20em%20empresas%20brasileiras%20listadas%20no%20IBRX%20100.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
3ce32633a0ab299b03fd4b930c235e3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589253010030592