"O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14433
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_bad2d18b719dbe7d8af05e6672dd7b51
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?Prática profissional supervisionadaBibliotecaOrganização do espaçoKindergartenReadingLibraryOrganization of spaceRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Supervisionada II (PPSII) que decorreu entre 9 de novembro e 13 de maio. O período de estágio decorreu numa organização socioeducativa privada em contexto de Jardim de Infância (JI) com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Trata-se de um trabalho reflexivo acerca da minha prática e intervenção pedagógica durante o período de estágio acima referido. Sendo inicialmente apresentada uma caraterização do contexto socioeducativo, as intencionalidades pedagógicas que tive como base para a minha prática educativa e como decorreu o processo de intervenção, ou seja, a sua avaliação. É ainda apresentado neste relatório um capítulo acerca da investigação realizada centrada na questão de investigação “Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?” tendo como principais objetivos caracterizar o que existe na biblioteca e o seu funcionamento, perceber qual a importância dada ao espaço da biblioteca por todos os intervenientes e reorganizar o mesmo de forma mais motivadora para as crianças. Relativamente à metodologia, trata-se de uma investigação ação de natureza qualitativa no qual foram utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados. No que diz respeito à apresentação e discussão dos resultados da investigação, foi possível avaliar a situação inicial da biblioteca, assim como a perspetiva de todos os intervenientes em relação à mesma, apresentar as estratégias de intervenção para a mudança da biblioteca, assim como concluir que a organização da biblioteca influencia as práticas leitoras das crianças neste espaço.ABSTRACT This report was written within the scope of the Supervised Practice II (PPSII) course that took place between November 9th and May 13th. The internship period took place in a private socio-educational organization in a Kindergarten context with a group of children aged between 4 and 6 years old. This is a reflective paper about my practice and pedagogical intervention during the above mentioned internship period. Initially, a characterization of the socio-educational context is presented, as well as the pedagogical intentions that I had as a basis for my educational practice and how the intervention process took place, that is, its evaluation. This report also includes a chapter on the research carried out focusing on the research question "How does the organization of the library influence the children's interest in books and reading?" with the main objectives of characterizing what exists in the library and its operation, understanding the importance given to the library space by all those involved and reorganizing it in a more motivating way for the children. Regarding methodology, this is an action research of a qualitative nature in which several instruments and techniques for data collection were used. In terms of the presentation and discussion of the research results, it was possible to analyse the initial situation of the library, as well as the perspective of all those involved in relation to it, present the intervention strategies for changing the library, and conclude that the organization of the library influences the children's reading practices in this area.Rosa, ManuelaRCIPLBarros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de2022-03-10T11:10:28Z2021-07-272021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14433TID:202935167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.526213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
title "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
spellingShingle "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
Barros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de
Prática profissional supervisionada
Biblioteca
Organização do espaço
Kindergarten
Reading
Library
Organization of space
title_short "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
title_full "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
title_fullStr "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
title_full_unstemmed "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
title_sort "O que mais gosto na área da biblioteca é de brincar com os bonecos na casinha"- Como é que a organização da biblioteca influencia o interesse das crianças no livro e na leitura?
author Barros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de
author_facet Barros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ana Margarida de Albuquerque Baptista de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Biblioteca
Organização do espaço
Kindergarten
Reading
Library
Organization of space
topic Prática profissional supervisionada
Biblioteca
Organização do espaço
Kindergarten
Reading
Library
Organization of space
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-27
2021-07-27T00:00:00Z
2022-03-10T11:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14433
TID:202935167
url http://hdl.handle.net/10400.21/14433
identifier_str_mv TID:202935167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493880422400