Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/43329 |
Resumo: | Neste texto apresenta-se um programa de intervenção pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do âmbito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condições para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresentação. |
id |
RCAP_bae77450db2db2665abee9a9679d20da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43329 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de LiteraciaLiteracies in a contexto f pedagogical intervention: an example sustained by the New Literacy StudiesNovos Estudos de LiteraciaIntervenção pedagógicaAdolescentesNew Literacy StudiesPedagogical interventionAdolescentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste texto apresenta-se um programa de intervenção pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do âmbito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condições para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresentação.This text characterises a literacy programm conducted in Portugal among 75 adolescents, risking school drop-out. Having as its main goal widening the scope and nature of the social practices in which these adolescents are usually involved, by this means it is expected the creation of conditions for the development of fluency in the usage of the specialized languages and genres of certain Discourses (or communities of practice), particularly those of the school. As far as this programm is sustained with the theoretical and pedagogical principles of the New Literacy Studies, they will also be presented.Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Universidade do MinhoDionísio, Maria de Lourdes20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/43329por0101-9031http://www.ufsm.br/ce/revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:23:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:26.361431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia Literacies in a contexto f pedagogical intervention: an example sustained by the New Literacy Studies |
title |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia |
spellingShingle |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia Dionísio, Maria de Lourdes Novos Estudos de Literacia Intervenção pedagógica Adolescentes New Literacy Studies Pedagogical intervention Adolescents Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia |
title_full |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia |
title_fullStr |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia |
title_full_unstemmed |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia |
title_sort |
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia |
author |
Dionísio, Maria de Lourdes |
author_facet |
Dionísio, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dionísio, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novos Estudos de Literacia Intervenção pedagógica Adolescentes New Literacy Studies Pedagogical intervention Adolescents Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Novos Estudos de Literacia Intervenção pedagógica Adolescentes New Literacy Studies Pedagogical intervention Adolescents Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste texto apresenta-se um programa de intervenção pedagógica com 75 jovens portugueses dos 13 aos 15 anos, em risco de abandono escolar. Tendo como principal objectivo o alargamento do âmbito e natureza das práticas sociais em que os estes jovens se vêem normalmente envolvidos, espera-se por seu meio criar condições para o desenvolvimento da ‘fluência’ no uso de linguagens especializadas e géneros específicos de determinados Discursos (ou comunidades de prática), especificamente o da escola. Na medida em que o programa se sustenta em princípios teóricos e pedagógicos gerados pelos Novos Estudos de Literacia, destes será igualmente feita uma breve apresentação. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/43329 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/43329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0101-9031 http://www.ufsm.br/ce/revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132573272637440 |