Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28490 |
Resumo: | A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online. |
id |
RCAP_baf4d546f69dafb687659f552e864156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomadosLiteraciaInclusão digitalFormação de adultosAprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learningEducação digitalAlfabetização -- LiteracyDigital inclusionAdult learningDigital educationLittératieInclusionApprentissage des adultesApprentissage tout au long de la vieÉducation numériqueLiteracidadInclusión digitalEducación de adultosAprendizaje permanenteEducación digitalA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.Based on a theoretical framework that mobilizes contributions from literacy and digital inclusion, lifelong learning, digital education and employability, the article provides an analysis of data collected from follow-up surveys of graduates who graduated between 2011 and 2018 through online higher education. The aim of this study is to contribute to deepening knowledge about digital skills and digital inclusion associated with adults who have graduated from courses offered under the digital education regime. The results inform public policy guidelines and corroborate the results of previous studies, regarding the positive impact of online education and training on digital literacy skills and digital inclusion levels.En s’appuyant sur un cadre théorique mobilisant les apports de la littératie et de l’inclusion numériques, de l’apprentissage tout au long de la vie, de l’éducation numérique et de l’employabilité, les données recueillies à partir des enquêtes de suivi des diplômés entre 2011 et 2018 dans l’enseignement supérieur en ligne sont analysées. L’objectif de cette étude est de contribuer à l’approfondissement des connaissances sur les compétences numériques et l’inclusion numérique associées aux adultes diplômés des cours offerts dans le cadre du régime d’éducation numérique. Les résultats présentés permettent d’éclairer les politiques publiques et de corroborer les résultats d’autres études qui vont dans le sens d’un impact positif de l’éducation et de la formation en ligne sur les compétences en littératie numérique et les niveaux d’inclusion numérique.A partir de un marco teórico que moviliza aportes desde la alfabetización y la inclusión digital, el aprendizaje a lo largo de la vida, la educación digital y la empleabilidad, se analizan datos recolectados a través de encuestas de seguimiento a egresados que realizaron la licenciatura entre 2011 y 2018 en la modalidad en línea. El objetivo de este estudio es contribuir a profundizar el conocimiento sobre las competencias y la inclusión digitales asociadas a los adultos que han egresado de cursos ofrecidos bajo el régimen de educación digital. Los resultados permiten informar las políticas públicas y corroboran los resultados de otros estudios, en el sentido de que se evidencia que las habilidades de alfabetización digital y los niveles de inclusión digital se ven impactados positivamente por la educación y formación en línea.Editora Mundos Sociais2023-04-24T11:29:10Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28490por0873-6529https://doi.org/10.7458/SPP202310126792Henriques, SusanaNeves, CláudiaSilva, Ana PaulaAbrantes, PedroRamos, Maria do RosárioJacquinet, MarcBäckström, BarbaraFalé, IsabelMagano, Olgainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:54.875983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
title |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
spellingShingle |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados Henriques, Susana Literacia Inclusão digital Formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning Educação digital Alfabetização -- Literacy Digital inclusion Adult learning Digital education Littératie Inclusion Apprentissage des adultes Apprentissage tout au long de la vie Éducation numérique Literacidad Inclusión digital Educación de adultos Aprendizaje permanente Educación digital |
title_short |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
title_full |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
title_fullStr |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
title_full_unstemmed |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
title_sort |
Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados |
author |
Henriques, Susana |
author_facet |
Henriques, Susana Neves, Cláudia Silva, Ana Paula Abrantes, Pedro Ramos, Maria do Rosário Jacquinet, Marc Bäckström, Barbara Falé, Isabel Magano, Olga |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Cláudia Silva, Ana Paula Abrantes, Pedro Ramos, Maria do Rosário Jacquinet, Marc Bäckström, Barbara Falé, Isabel Magano, Olga |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Susana Neves, Cláudia Silva, Ana Paula Abrantes, Pedro Ramos, Maria do Rosário Jacquinet, Marc Bäckström, Barbara Falé, Isabel Magano, Olga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia Inclusão digital Formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning Educação digital Alfabetização -- Literacy Digital inclusion Adult learning Digital education Littératie Inclusion Apprentissage des adultes Apprentissage tout au long de la vie Éducation numérique Literacidad Inclusión digital Educación de adultos Aprendizaje permanente Educación digital |
topic |
Literacia Inclusão digital Formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning Educação digital Alfabetização -- Literacy Digital inclusion Adult learning Digital education Littératie Inclusion Apprentissage des adultes Apprentissage tout au long de la vie Éducation numérique Literacidad Inclusión digital Educación de adultos Aprendizaje permanente Educación digital |
description |
A partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T11:29:10Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/28490 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/28490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 https://doi.org/10.7458/SPP202310126792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134821808603136 |