Principles of Identity and Idiomatic Harmony of Antonio Carlos Jobim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Celsa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/68
Resumo: This article aims to demonstrate how the chord symbols used by the Brazilian composer Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) were often linked to the desired sonority of the piece as to the reading facilitation for the interpreters, therefore ensuing principles musical identity. We believe that such an approach, with respect to harmony, can contribute to future investigations, as well as to a better understanding of the work and the creative process of one of the most important composers of popular music of the 20th century. The examples were taken from the songs Corcovado (Tom Jobim), Por toda a minha vida (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Por causa de você (Tom Jobim e Dolores Duran), Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Brigas nunca mais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Ela é carioca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) and Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça), with reference to the publications Songbook Tom Jobim, edited by Chediak, and Cancioneiro Jobim, by Tom and Paulo Jobim, Jobim, in addition to the manuscripts and the composer's original recordings. In terms of harmonic analysis, the procedures and the methodology are based on Guest analysis construct.
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spelling Principles of Identity and Idiomatic Harmony of Antonio Carlos JobimPRINCÍPIOS DA IDENTIDADE E DA HARMONIA IDIOMÁTICA DE ANTONIO CARLOS JOBIMTom Jobimharmoniamúsica popular brasileiraestética musicalTom Jobimharmonybrazilian popular musicThis article aims to demonstrate how the chord symbols used by the Brazilian composer Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) were often linked to the desired sonority of the piece as to the reading facilitation for the interpreters, therefore ensuing principles musical identity. We believe that such an approach, with respect to harmony, can contribute to future investigations, as well as to a better understanding of the work and the creative process of one of the most important composers of popular music of the 20th century. The examples were taken from the songs Corcovado (Tom Jobim), Por toda a minha vida (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Por causa de você (Tom Jobim e Dolores Duran), Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Brigas nunca mais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Ela é carioca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) and Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça), with reference to the publications Songbook Tom Jobim, edited by Chediak, and Cancioneiro Jobim, by Tom and Paulo Jobim, Jobim, in addition to the manuscripts and the composer's original recordings. In terms of harmonic analysis, the procedures and the methodology are based on Guest analysis construct.Este artigo tem como objetivo demonstrar que os processos de cifragem utilizados pelo compositor brasileiro Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) estavam muitas vezes ligados à sonoridade almejada por ele e não apenas à facilitação de leitura para os intérpretes, apontando assim questões de uma identidade pessoal artística. Acreditamos que tal abordagem, no que concerne à harmonia, pode contribuir para futuras investigações, bem como para uma melhor compreensão da obra e do processo criativo desse que foi um dos mais importantes compositores de música popular do século XX. Os exemplos foram extraídos das canções Corcovado (Tom Jobim), Por toda a minha vida (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Por causa de você (Tom Jobim e Dolores Duran), Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Brigas nunca mais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Ela é carioca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça), tendo como referência as publicações Songbook Tom Jobim editado por Chediak, e Cancioneiro Jobim, conceibido por Tom e Paulo Jobim, além dos manuscritos e das gravações originais do compositor. No tocante à análise harmónica, os procedimentos e a metodologia têm como referência a cifragem analítica adotada por Guest.MUNDIS2020-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/68oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/68ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 11 N.º 3 (2020): 42.ª Edição | ERAS; 3-281647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/68https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/68/55Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, CelsaLopes, Eduardo2022-09-05T13:57:38Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/68Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:42.458766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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