A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pianta, Carlo Machado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25411
Resumo: Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção, estabelecedo-se o recorte específico do trabalho. Procura-se aplicar o conceito de sistema literário, ao estudo da canção, em especial para clarificar o papel relevante das novas tecnologias disponíveis de gravação e radiodifusão na definição da canção popular do século XX. É feita uma análise resumida do que é a canção popular norte-americana, em especial aquilo que convencionou-se de chamar standards. Tendo alguns compositores – Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Ary Barroso – como eixo diacrônico, mostram-se os traços da modernização da música brasileira e, ao mesmo tempo, discutesse a dicotomia tom elevado/tom rebaixado aplicada à essa música. Finalmente, pesquisa-se na análise de Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar e Corcovado, os traços característicos do estilo. Considerando a relevância em cada caso, são analisados: a voz, o violão, a forma, os baixos, a harmonia, as letras e as melodias.
id URGS_5f1678f083af94b30abd5d91d0f038df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25411
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pianta, Carlo MachadoFischer, Luís Augusto2010-08-31T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25411000750357Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção, estabelecedo-se o recorte específico do trabalho. Procura-se aplicar o conceito de sistema literário, ao estudo da canção, em especial para clarificar o papel relevante das novas tecnologias disponíveis de gravação e radiodifusão na definição da canção popular do século XX. É feita uma análise resumida do que é a canção popular norte-americana, em especial aquilo que convencionou-se de chamar standards. Tendo alguns compositores – Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Ary Barroso – como eixo diacrônico, mostram-se os traços da modernização da música brasileira e, ao mesmo tempo, discutesse a dicotomia tom elevado/tom rebaixado aplicada à essa música. Finalmente, pesquisa-se na análise de Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar e Corcovado, os traços característicos do estilo. Considerando a relevância em cada caso, são analisados: a voz, o violão, a forma, os baixos, a harmonia, as letras e as melodias.This work studies the birth of the bossa nova style from the analysis of the four Tom Jobim‟s songs where he is also the lyricist in the first three albuns of João Gilberto. The analysis itself is preceeded of contextualizations ano definitions. The bossa nova is placed as a genre in the historic context of the “song”. The concept of literary sistem is applied to the study of the song, particularly concernig the role of the new recording and broadcasting tecnologies that appeared in the 20th century. A brief analysis of the american popular song, specially the jazz standards, a historical contextualization of the bossa nova in brazilian popular music and the discussion of the dicotomy between high and low levels of art are included. Whith the analysis of the songs Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar and Corcovado, the main characteristics of the style are pointed. The voice, the guitar, the form, the basses, the harmony the lyrics and the melodies are analysed.application/pdfporGilberto, João, 1931-Jobim, Tom, 1927-1994Literatura e MúsicaMúsica popular brasileiraAnálise musicalBossa novaCanção popularBossa NovaJoão GilbertoTom JobimMusical analysisA gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000750357.pdf.txt000750357.pdf.txtExtracted Texttext/plain198963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25411/2/000750357.pdf.txt5e52cc3f5d4da6da0cb89676c4f4a5d6MD52ORIGINAL000750357.pdf000750357.pdfTexto completoapplication/pdf2713197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25411/1/000750357.pdf01308cb9dfe9722a6ce463e67d64b530MD51THUMBNAIL000750357.pdf.jpg000750357.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25411/3/000750357.pdf.jpgdde1ff1441153033e3f5047b70174da3MD5310183/254112018-10-19 09:02:27.057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T12:02:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
title A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
spellingShingle A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Pianta, Carlo Machado
Gilberto, João, 1931-
Jobim, Tom, 1927-1994
Literatura e Música
Música popular brasileira
Análise musical
Bossa nova
Canção popular
Bossa Nova
João Gilberto
Tom Jobim
Musical analysis
title_short A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
title_full A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
title_fullStr A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
title_full_unstemmed A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
title_sort A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
author Pianta, Carlo Machado
author_facet Pianta, Carlo Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pianta, Carlo Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Luís Augusto
contributor_str_mv Fischer, Luís Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Gilberto, João, 1931-
Jobim, Tom, 1927-1994
Literatura e Música
Música popular brasileira
Análise musical
Bossa nova
Canção popular
topic Gilberto, João, 1931-
Jobim, Tom, 1927-1994
Literatura e Música
Música popular brasileira
Análise musical
Bossa nova
Canção popular
Bossa Nova
João Gilberto
Tom Jobim
Musical analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Bossa Nova
João Gilberto
Tom Jobim
Musical analysis
description Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção, estabelecedo-se o recorte específico do trabalho. Procura-se aplicar o conceito de sistema literário, ao estudo da canção, em especial para clarificar o papel relevante das novas tecnologias disponíveis de gravação e radiodifusão na definição da canção popular do século XX. É feita uma análise resumida do que é a canção popular norte-americana, em especial aquilo que convencionou-se de chamar standards. Tendo alguns compositores – Noel Rosa, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Ary Barroso – como eixo diacrônico, mostram-se os traços da modernização da música brasileira e, ao mesmo tempo, discutesse a dicotomia tom elevado/tom rebaixado aplicada à essa música. Finalmente, pesquisa-se na análise de Outra vez, Só em teus braços, Este teu olhar e Corcovado, os traços característicos do estilo. Considerando a relevância em cada caso, são analisados: a voz, o violão, a forma, os baixos, a harmonia, as letras e as melodias.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-31T04:18:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25411
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000750357
url http://hdl.handle.net/10183/25411
identifier_str_mv 000750357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25411/2/000750357.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25411/1/000750357.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25411/3/000750357.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e52cc3f5d4da6da0cb89676c4f4a5d6
01308cb9dfe9722a6ce463e67d64b530
dde1ff1441153033e3f5047b70174da3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308992594935808