Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Lúcia Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17883
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_bafa25d1bdc37bcee890d11f8e2ffea5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das criançasCriançasJardim de infânciaJogos tradicionais portuguesesDesenvolvimento holísticoChildrenKindergartenTraditional portuguese gamesHolistic developmentRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório emerge da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, decorrido em contexto de Jardim de Infância com um grupo de 18 crianças de 5 anos de idade. Ao longo da prática, surgiram vários momentos no recreio que deram início à investigação realizada: após diversas observações, foi possível verificar que as crianças gostavam de se envolver em jogos tradicionais portugueses, como por exemplo, a apanhada, as escondidas, o macaquinho do chinês, as estátuas, entre outros. Assim, considerei pertinente realizar um estudo de caso de natureza qualitativa sobre os jogos tradicionais portugueses em contexto de Jardim de Infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças, tendo definido os seguintes objetivos da investigação, i) Conhecer e caracterizar os jogos tradicionais portugueses para a infância e ii) Analisar os contributos dos jogos tradicionais para o desenvolvimento holístico das crianças. Neste estudo, utilizei as seguintes técnicas de recolha de informação: i) a observação direta participante e não participante e ii) entrevistas semiestruturadas à equipa educativa e aos técnicos das atividades pedagógicas e extracurriculares do pré-escolar. Os instrumentos utilizados foram as notas de campo e as reflexões semanais que fui redigindo ao longo do estágio e os guiões das entrevistas realizadas. Foi possível concluir que o brincar a partir dos jogos tradicionais portugueses contribui significativamente para o desenvolvimento holístico das crianças, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, à comunicação oral, às habilidades manipulativas, à resolução de problemas e à estruturação da linguagem.This report emerges from the Supervised Professional Practice (Module II), of the master’s degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Lisboa, carried out in the context of kindergarten with a group of 18 5-year-old children. Throughout the practice, several moments arose in the playground that began the investigation carried out: after several observations, it was possible to verify that the children liked to get involved in traditional Portuguese games that remind me of my own childhood, for example, such as, for example, tag, hide and seek, the Chinese monkey, statues, among others. Therefore, I considered it pertinent to carry out a case study of a qualitative nature on traditional Portuguese games in the context of kindergarten: contributions to the holistic development of children, having defined the following research objectives, i) Knowing and characterizing traditional Portuguese games for childhood and ii) Analyze the contributions of traditional games to the holistic development of children. In this study, I used the following information collection techniques: i) direct participant and non-participant observation and ii) semi-structured interviews with the educational team and technicians from the preschool's pedagogical and extracurricular activities. The instruments used were field notes and weekly reflections that I wrote throughout the internship and the scripts for the interviews carried out. It was possible to conclude that playing traditional Portuguese games contributes significantly to the holistic development of children, particularly with regard to cognitive development, oral communication, manipulative skills, problem solving and language structuring.Almeida, TiagoRCIPLPereira, Ana Lúcia Alves2024-11-12T10:28:32Z2024-06-252024-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17883TID:203720733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-13T02:16:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-13T02:16:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
title Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
spellingShingle Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
Pereira, Ana Lúcia Alves
Crianças
Jardim de infância
Jogos tradicionais portugueses
Desenvolvimento holístico
Children
Kindergarten
Traditional portuguese games
Holistic development
title_short Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
title_full Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
title_fullStr Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
title_full_unstemmed Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
title_sort Os jogos tradicionais portugueses em contexto de jardim de infância: contributos para o desenvolvimento holístico das crianças
author Pereira, Ana Lúcia Alves
author_facet Pereira, Ana Lúcia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Lúcia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Jardim de infância
Jogos tradicionais portugueses
Desenvolvimento holístico
Children
Kindergarten
Traditional portuguese games
Holistic development
topic Crianças
Jardim de infância
Jogos tradicionais portugueses
Desenvolvimento holístico
Children
Kindergarten
Traditional portuguese games
Holistic development
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-11-12T10:28:32Z
2024-06-25
2024-06-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17883
TID:203720733
url http://hdl.handle.net/10400.21/17883
identifier_str_mv TID:203720733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548692575485952