O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2514
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_bb0480dfb2ea35aef98dad1b5524283a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º anoEscrita inventadaTreino fonológicoLeituraCrianças pré-escolarCrianças 1º anoInvented spellingPhonological trainingReadingPre-school aged childrenChildren from 1st gradeDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo pretende compreender o impacto de dois programas – Treino Fonológico e Escrita Inventada em crianças do 1º ano de escolaridade e do pré-escolar, na evolução da escrita e da leitura. Foi realizada uma investigação experimental com um total de 30 participantes, 16 do último ano do pré-escolar que foram divididos em dois grupos, um de Treino Fonológico e outro de Escrita Inventada, e os restantes 14 do 1º ano de escolaridade, também divididos em dois grupos. Foi controlada a inteligência, a consciência fonológica e as letras conhecidas. Posteriormente foi realizado um pré-teste, seguido de um programa em escrita e um programa de treino fonológico com 9 sessões individuais cada e finalmente realizou-se um pós-teste. As avaliações do pré e pós-teste consistiram na escrita e leitura de palavras. As sessões de Escrita Inventada, tiveram como objectivo promover uma reflexão acerca da escrita através do confronto com escritas alfabéticas. As sessões de Treino Fonológico tiveram com objectivo avaliar a capacidade das crianças para detectar fonemas iniciais idênticos em palavras diferentes. Os resultados indicaram evolução de todos os grupos não se registando diferenças significativas entre os grupos que participaram nos 2 programas, quer no préescolar quer no 1º ano.ABSTRACT: The present study intends to understand the impact of two programs - Training Phonological and Invented spelling in children from 1st grade and preschool, in the evolution of writing and reading. We performed an experimental investigation with a total of 30 participants, 16 of the last year of pre-school who were divided into two groups, one of Training Phonological and others on Invented Spelling, and the remaining 14 from the 1st grade, also divided into two groups. Intelligence phonological, awareness and known letters were controlled. After a pretest, followed by a Invented spelling and phonological training program with 9 individual sessions each, and finally we conducted a post-test. Evaluations of pre-and post-test consisted of writing and reading words. Invented spelling sessions, had the objective of promotion a reflection on writing through the confrontation with alphabetic scripts. Phonological training sessions had the objective to assess children's ability to detect initial phonemes identical in different words. Results indicate the evolution of all groups not recording significant differences between the groups that participated in the two programs, either in pre-school and 1st year.ISPA - Instituto UniversitárioMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPAMaia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar2013-12-07T14:24:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2514201095220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:29.240484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
title O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
spellingShingle O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar
Escrita inventada
Treino fonológico
Leitura
Crianças pré-escolar
Crianças 1º ano
Invented spelling
Phonological training
Reading
Pre-school aged children
Children from 1st grade
title_short O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
title_full O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
title_fullStr O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
title_full_unstemmed O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
title_sort O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
author Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar
author_facet Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita inventada
Treino fonológico
Leitura
Crianças pré-escolar
Crianças 1º ano
Invented spelling
Phonological training
Reading
Pre-school aged children
Children from 1st grade
topic Escrita inventada
Treino fonológico
Leitura
Crianças pré-escolar
Crianças 1º ano
Invented spelling
Phonological training
Reading
Pre-school aged children
Children from 1st grade
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07T14:24:22Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2514
201095220
url http://hdl.handle.net/10400.12/2514
identifier_str_mv 201095220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130065583210496