O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2514 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_bb0480dfb2ea35aef98dad1b5524283a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2514 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º anoEscrita inventadaTreino fonológicoLeituraCrianças pré-escolarCrianças 1º anoInvented spellingPhonological trainingReadingPre-school aged childrenChildren from 1st gradeDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo pretende compreender o impacto de dois programas – Treino Fonológico e Escrita Inventada em crianças do 1º ano de escolaridade e do pré-escolar, na evolução da escrita e da leitura. Foi realizada uma investigação experimental com um total de 30 participantes, 16 do último ano do pré-escolar que foram divididos em dois grupos, um de Treino Fonológico e outro de Escrita Inventada, e os restantes 14 do 1º ano de escolaridade, também divididos em dois grupos. Foi controlada a inteligência, a consciência fonológica e as letras conhecidas. Posteriormente foi realizado um pré-teste, seguido de um programa em escrita e um programa de treino fonológico com 9 sessões individuais cada e finalmente realizou-se um pós-teste. As avaliações do pré e pós-teste consistiram na escrita e leitura de palavras. As sessões de Escrita Inventada, tiveram como objectivo promover uma reflexão acerca da escrita através do confronto com escritas alfabéticas. As sessões de Treino Fonológico tiveram com objectivo avaliar a capacidade das crianças para detectar fonemas iniciais idênticos em palavras diferentes. Os resultados indicaram evolução de todos os grupos não se registando diferenças significativas entre os grupos que participaram nos 2 programas, quer no préescolar quer no 1º ano.ABSTRACT: The present study intends to understand the impact of two programs - Training Phonological and Invented spelling in children from 1st grade and preschool, in the evolution of writing and reading. We performed an experimental investigation with a total of 30 participants, 16 of the last year of pre-school who were divided into two groups, one of Training Phonological and others on Invented Spelling, and the remaining 14 from the 1st grade, also divided into two groups. Intelligence phonological, awareness and known letters were controlled. After a pretest, followed by a Invented spelling and phonological training program with 9 individual sessions each, and finally we conducted a post-test. Evaluations of pre-and post-test consisted of writing and reading words. Invented spelling sessions, had the objective of promotion a reflection on writing through the confrontation with alphabetic scripts. Phonological training sessions had the objective to assess children's ability to detect initial phonemes identical in different words. Results indicate the evolution of all groups not recording significant differences between the groups that participated in the two programs, either in pre-school and 1st year.ISPA - Instituto UniversitárioMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPAMaia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar2013-12-07T14:24:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2514201095220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:29.240484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
title |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
spellingShingle |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar Escrita inventada Treino fonológico Leitura Crianças pré-escolar Crianças 1º ano Invented spelling Phonological training Reading Pre-school aged children Children from 1st grade |
title_short |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
title_full |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
title_fullStr |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
title_full_unstemmed |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
title_sort |
O impacto de dois programas: Escrita inventada e treino fonológico na aprendizagem da escrita e da leitura em crianças do pré-escolar e em crianças do 1º ano |
author |
Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar |
author_facet |
Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Cláudia Soraia dos Santos Fernandes Salazar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita inventada Treino fonológico Leitura Crianças pré-escolar Crianças 1º ano Invented spelling Phonological training Reading Pre-school aged children Children from 1st grade |
topic |
Escrita inventada Treino fonológico Leitura Crianças pré-escolar Crianças 1º ano Invented spelling Phonological training Reading Pre-school aged children Children from 1st grade |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-07T14:24:22Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2514 201095220 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2514 |
identifier_str_mv |
201095220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130065583210496 |