Práticas parentais e comportamentos antissociais em agressores escolares graves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Catarina Sofia Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4724
Resumo: Os comportamentos socialmente desajustados praticados por adolescentes têm merecido o interesse da comunidade científica, no sentido de estudar os fatores que poderão precipitar esses mesmos comportamentos. No entanto, surge uma preocupação em estudar a existência destes fatores, quando se verifica que o comportamento de agressão grave cometido por adolescentes ocorre, em grande parte, em contexto escolar. A teoria da aprendizagem social demonstra que as características familiares tendem a influenciar o comportamento dos jovens. Deste modo a escassez de práticas parentais adequadas revelam-se um fator de risco na prática de comportamentos antissociais. Neste sentido, entre outros fatores, essa escassez de práticas parentais poderá estar relacionada com o comportamento agressivo destes jovens em contexto escolar. Importa salientar que a violência escolar implica o uso de comportamentos agressivos de um indivíduo sobre o outro ao qual lhe proporciona danos quer a nível físico, social e psicológico. Neste sentido, são vários os intervenientes da violência escolar (agressores, vitimas, vitimas-agressoras e testemunhas), sendo o agressor caracterizado por ser fisicamente mais forte e procurar a liderança junto da população escolar.
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