Uma análise da satisfação e da motivação dos docentes no Ensino Superior Português
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1471 |
Resumo: | O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 – Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente. |
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Uma análise da satisfação e da motivação dos docentes no Ensino Superior PortuguêsEDUCAÇÃOSATISFAÇÃO PROFISSIONALMOTIVAÇÃOPROFESSORESENSINO SUPERIOREDUCATIONPROFESSIONAL SATISFACTIONMOTIVATIONTEACHERSHIGHER EDUCATIONO pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 – Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.The academic staff is a key resource within high - er education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in re - vitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typ - ical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associ - ated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 – An Examination of Ac - ademic Job Satisfaction and Motivation in Por - tuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff.Edições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:55:22Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1471por1646-401XMachado, Maria de LourdesSoares, Virgílio MeiraBrites, RuiFerreira, José BritesFarhangmehr, MinooGouveia, Odíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:31.970098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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