A influência da motivação no clima do trabalho docente : estudo de cariz exploratório no Agrupamento de Escolas de Canedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Ana Rita Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12272
Resumo: Com o objetivo de ajudar a compreender a influência do clima organizacional na motivação do docente, decidimos fazer a presente dissertação de forma a aprofundar este tema. As razões que nos levaram a optar por esta temática foram as inquietações sentidas, enquanto familiar de docentes de várias instituições, em que fomos ouvindo desabafos e preocupações, sejam elas relativas ao insucesso escolar, à falta de interesse e à indisciplina dos alunos, à desresponsabilização cada vez mais notável dos pais/encarregados de educação, às condições do trabalho, entre outras situações. Neste contexto, para caracterizar o problema em estudo, foi necessário avaliar o impacto do clima organizacional na motivação do docente nos dias de hoje. Foi aplicado um inquérito por questionário aos professores das escolas em estudo. Para complementar o tema, achamos por bem fazer um estudo de cariz meramente exploratório. Relativamente ao impacto do clima organizacional na motivação do docente no ambiente escolar destaca-se que, o clima bem alicerçado, contribui para o alcance dos objetivos de um modo geral. Sejam eles pessoais, organizacionais, e até mesmo sociais. Revela-se também que esta motivação é importante porque a ação motivada contribui para o alcance dos objetivos das escolas. É um estudo não probabilístico e a conjugação transversal de técnicas quantitativas e qualitativas não pretende nenhuma extrapolação de resultados para qualquer escala ou realidade. Trata-se de uma abordagem híbrida (quantitativa e qualitativa) de matriz exploratória e os indícios emanados apenas prefiguram tentativas indiciárias e não correspondem a dados estatisticamente relevantes ou consistentes. Contudo, também se concluiu que, independentemente de todos os constrangimentos a que está dependente, o docente mostra desempenhar todas as tarefas e funções da escola/agrupamento e faz o que for necessário em prol do êxito dos alunos, sendo estas intervenções um fator de satisfação profissional
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