A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nogueira, Juslaine de Fátima Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7125
Resumo: Este ensaio toma como fontes essenciais tanto o pensamento da cineasta Petra Costa – expresso verbalmente em artigos, entrevistas, etc. –, quanto os resultados estilísticos de sua recente e ainda não muito extensa obra, notadamente em Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014), uma vez que, conforme afirma a própria realizadora, são estes filmes que guardariam uma consciência sobre seu fazer fílmico e a construção de uma linguagem própria. Partimos da hipótese de investigação de que há um encontro singular entre pensamento e atos criativo-artísticos em Petra Costa que aponta para a construção de uma ética-estética da existência, no sentido dado pelos estudos de Michel Foucault sobre as artes da existência, reverberando um fazer-pensar cinema – na constituição de uma filmografia que poderíamos chamar de um cinema-escrita de si – que tem buscado uma (re)invenção de si nas memórias que atravessam a cineasta como mulher-singularidade e como mulher-coletividade, por meio de uma tessitura da vida na obra de arte e como obra de arte.
id RCAP_bb589a0c77505883688c61427d37973a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra CostaMulheres CineastasPetra CostaEstética da ExistênciaEste ensaio toma como fontes essenciais tanto o pensamento da cineasta Petra Costa – expresso verbalmente em artigos, entrevistas, etc. –, quanto os resultados estilísticos de sua recente e ainda não muito extensa obra, notadamente em Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014), uma vez que, conforme afirma a própria realizadora, são estes filmes que guardariam uma consciência sobre seu fazer fílmico e a construção de uma linguagem própria. Partimos da hipótese de investigação de que há um encontro singular entre pensamento e atos criativo-artísticos em Petra Costa que aponta para a construção de uma ética-estética da existência, no sentido dado pelos estudos de Michel Foucault sobre as artes da existência, reverberando um fazer-pensar cinema – na constituição de uma filmografia que poderíamos chamar de um cinema-escrita de si – que tem buscado uma (re)invenção de si nas memórias que atravessam a cineasta como mulher-singularidade e como mulher-coletividade, por meio de uma tessitura da vida na obra de arte e como obra de arte.As our primary sources, this essay considers both the thought of filmmaker Petra Costa - verbally expressed in articles, interviews, etc. - and the stylistic results of her recent and not very extensive filmography, notably in Undertow Eyes (Olhos de Ressaca, 2009), Elena (2012), and Olmo and the Seagull (Olmo e a Gaivota, 2014), since, according to the director herself, these are films that would keep an awareness of her filmmaking and the construction of her own language. Therefore, our initial premise is that there is a unique encounter between thought and artistic-creative acts in Petra Costa that, in its turn, moves forward to the construction of an aesthetic-ethic of existence, as suggested by Michel Foucault’s studies on the arts of existence, reverberating a philosophical cinema – on the constitution of a filmography that we could call a cinema-writing of herself - that has looked for a (re)invention of herself on the memories of a woman-singularity and a womancolectivity, through the texture of life in an artwork and as an artwork.Revista Científica / FAP. UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná - BrasiluBibliorumPereira, Ana CatarinaNogueira, Juslaine de Fátima Abreu2019-07-22T08:48:09Z2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7125porPereira, Ana Catarina e Nogueira, Juslaine Abreu (2018) A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa. Em: Revista Científica / FAP. UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná - Brasil. Volume 18, janeiro/junho 2018. ISSN: 1980-5071.1980-5071info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:46:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:42.431053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
title A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
spellingShingle A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
Pereira, Ana Catarina
Mulheres Cineastas
Petra Costa
Estética da Existência
title_short A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
title_full A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
title_fullStr A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
title_full_unstemmed A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
title_sort A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa
author Pereira, Ana Catarina
author_facet Pereira, Ana Catarina
Nogueira, Juslaine de Fátima Abreu
author_role author
author2 Nogueira, Juslaine de Fátima Abreu
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina
Nogueira, Juslaine de Fátima Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres Cineastas
Petra Costa
Estética da Existência
topic Mulheres Cineastas
Petra Costa
Estética da Existência
description Este ensaio toma como fontes essenciais tanto o pensamento da cineasta Petra Costa – expresso verbalmente em artigos, entrevistas, etc. –, quanto os resultados estilísticos de sua recente e ainda não muito extensa obra, notadamente em Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014), uma vez que, conforme afirma a própria realizadora, são estes filmes que guardariam uma consciência sobre seu fazer fílmico e a construção de uma linguagem própria. Partimos da hipótese de investigação de que há um encontro singular entre pensamento e atos criativo-artísticos em Petra Costa que aponta para a construção de uma ética-estética da existência, no sentido dado pelos estudos de Michel Foucault sobre as artes da existência, reverberando um fazer-pensar cinema – na constituição de uma filmografia que poderíamos chamar de um cinema-escrita de si – que tem buscado uma (re)invenção de si nas memórias que atravessam a cineasta como mulher-singularidade e como mulher-coletividade, por meio de uma tessitura da vida na obra de arte e como obra de arte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2018-06-01T00:00:00Z
2019-07-22T08:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7125
url http://hdl.handle.net/10400.6/7125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina e Nogueira, Juslaine Abreu (2018) A Reivenção de Si e a Construção da Alteridade Perante o Irreversível: O cinema de Petra Costa. Em: Revista Científica / FAP. UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná - Brasil. Volume 18, janeiro/junho 2018. ISSN: 1980-5071.
1980-5071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Científica / FAP. UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná - Brasil
publisher.none.fl_str_mv Revista Científica / FAP. UNESPAR. Universidade Estadual do Paraná - Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136372048527360