Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32179 |
Resumo: | O presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências do processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento. |
id |
RCAP_bb772b41662aecc0155ee96854740627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32179 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissãoSer ProfessorAcessoDesenvolvimento profissionalO presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências do processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento.This article seeks to characterize and reflect on the issue of the access to training and the profession of Being a Teacher, in the current social and political context in Portugal. For this, the context of the initial formation of educators and teachers and their articulation as they begin in the profession are described. Next, the current situation in Portugal is seen, with its constraints, challenges and opportunities. With a framework in European and national documentation, a panorama is drawn between the critical analysis of reality and the demands of a professional development process for teachers that, in addition to attracting new generations, combat abandonment, through qualification policies, credibility and recognition.Este artículo busca caracterizar y reflexionar sobre el tema del acceso a la formación y la profesión de Ser profesor, en el contexto social y político actual en Portugal. Para ello, se describe el contexto de la formación inicial de educadores y docentes y su articulación con el ingreso a la profesión. A continuación, se ve la situación actual en Portugal, con sus limitaciones, desafíos y oportunidades. Con un marco en la documentación europea y nacional, se traza un panorama entre el análisis crítico de la realidad y las demandas de un proceso de desarrollo profesional para los docentes que, además de atraer a las nuevas generaciones, combatan el abandono, a través de políticas de calificación, credibilidad y reconocimiento.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-09-23T14:40:33Z2020-06-30T00:00:00Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32179por1984-549910.34019/1984-5499.2020.v22.30715Neves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:41Zoai:ria.ua.pt:10773/32179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:45.640640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
title |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
spellingShingle |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão Neves, Rui Ser Professor Acesso Desenvolvimento profissional |
title_short |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
title_full |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
title_fullStr |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
title_full_unstemmed |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
title_sort |
Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão |
author |
Neves, Rui |
author_facet |
Neves, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ser Professor Acesso Desenvolvimento profissional |
topic |
Ser Professor Acesso Desenvolvimento profissional |
description |
O presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências do processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-30T00:00:00Z 2020-06-30 2021-09-23T14:40:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32179 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1984-5499 10.34019/1984-5499.2020.v22.30715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137692700639232 |