Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rui
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32179
Resumo: O presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências do processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento.
id RCAP_bb772b41662aecc0155ee96854740627
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissãoSer ProfessorAcessoDesenvolvimento profissionalO presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências do processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento.This article seeks to characterize and reflect on the issue of the access to training and the profession of Being a Teacher, in the current social and political context in Portugal. For this, the context of the initial formation of educators and teachers and their articulation as they begin in the profession are described. Next, the current situation in Portugal is seen, with its constraints, challenges and opportunities. With a framework in European and national documentation, a panorama is drawn between the critical analysis of reality and the demands of a professional development process for teachers that, in addition to attracting new generations, combat abandonment, through qualification policies, credibility and recognition.Este artículo busca caracterizar y reflexionar sobre el tema del acceso a la formación y la profesión de Ser profesor, en el contexto social y político actual en Portugal. Para ello, se describe el contexto de la formación inicial de educadores y docentes y su articulación con el ingreso a la profesión. A continuación, se ve la situación actual en Portugal, con sus limitaciones, desafíos y oportunidades. Con un marco en la documentación europea y nacional, se traza un panorama entre el análisis crítico de la realidad y las demandas de un proceso de desarrollo profesional para los docentes que, además de atraer a las nuevas generaciones, combatan el abandono, a través de políticas de calificación, credibilidad y reconocimiento.Universidade Federal de Juiz de Fora2021-09-23T14:40:33Z2020-06-30T00:00:00Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32179por1984-549910.34019/1984-5499.2020.v22.30715Neves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:41Zoai:ria.ua.pt:10773/32179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:45.640640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
title Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
spellingShingle Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
Neves, Rui
Ser Professor
Acesso
Desenvolvimento profissional
title_short Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
title_full Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
title_fullStr Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
title_full_unstemmed Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
title_sort Ser professor em Portugal: a problemática do acesso à formação/profissão
author Neves, Rui
author_facet Neves, Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Ser Professor
Acesso
Desenvolvimento profissional
topic Ser Professor
Acesso
Desenvolvimento profissional
description O presente artigo procura caraterizar e refletir acerca da questão do acesso à formação e à profissão de Ser Professor no atual contexto social e político em Portugal. Para isso, descreve-se o contexto da formação inicial de educadores e professores e sua articulação com o ingresso na profissão. Em sequência, perspetiva-se a atual situação em Portugal, nos seus constrangimentos, desafios e oportunidades. Com um enquadramento em documentação europeia e nacional, traça-se panorama entre a análise crítica da realidade e as exigências do processo de desenvolvimento profissional dos professores que para além de atrair as novas gerações, combatam o abandono por meio de políticas de qualificação, credibilização e reconhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T00:00:00Z
2020-06-30
2021-09-23T14:40:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32179
url http://hdl.handle.net/10773/32179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1984-5499
10.34019/1984-5499.2020.v22.30715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692700639232