Profissão professor: saber profissional de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Evangelina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8760
Resumo: Este texto resulta de um trabalho realizado no âmbito de um curso de doutoramento que teve como temática a profissão docente. Alicerça-se, fundamentalmente, na pesquisa bibliográfica incorporando, igualmente, parte dos dados empíricos pois estes possibilitaram uma reflexão acerca da profissão “de professor” reconhecendo que existe um saber profissional de referência dos professores que é a pedagogia. Considera-se que esse conhecimento profissional existe, independentemente, do grau de ensino em que cada um exerce, enquanto saber diferenciador que enquadra a práxis educativa dos professores na especificidade da sua função antropológica e na pluralidade das suas expressões.
id RCAP_46d7a728ca4cc3ce71c43c2f41286161
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profissão professor: saber profissional de referênciaProfessoresEscolasSaber profissionalEste texto resulta de um trabalho realizado no âmbito de um curso de doutoramento que teve como temática a profissão docente. Alicerça-se, fundamentalmente, na pesquisa bibliográfica incorporando, igualmente, parte dos dados empíricos pois estes possibilitaram uma reflexão acerca da profissão “de professor” reconhecendo que existe um saber profissional de referência dos professores que é a pedagogia. Considera-se que esse conhecimento profissional existe, independentemente, do grau de ensino em que cada um exerce, enquanto saber diferenciador que enquadra a práxis educativa dos professores na especificidade da sua função antropológica e na pluralidade das suas expressões.Universidade de UberabaBiblioteca Digital do IPBBonifácio, Evangelina2013-09-16T09:48:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8760porBonifácio, Evangelina (2013). Profissão professor : saber profissional de referência. Revista Profissão Docente. ISSN 1519-0919. 13:28, p. 67-721519-0919info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:21:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:11.254275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profissão professor: saber profissional de referência
title Profissão professor: saber profissional de referência
spellingShingle Profissão professor: saber profissional de referência
Bonifácio, Evangelina
Professores
Escolas
Saber profissional
title_short Profissão professor: saber profissional de referência
title_full Profissão professor: saber profissional de referência
title_fullStr Profissão professor: saber profissional de referência
title_full_unstemmed Profissão professor: saber profissional de referência
title_sort Profissão professor: saber profissional de referência
author Bonifácio, Evangelina
author_facet Bonifácio, Evangelina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Escolas
Saber profissional
topic Professores
Escolas
Saber profissional
description Este texto resulta de um trabalho realizado no âmbito de um curso de doutoramento que teve como temática a profissão docente. Alicerça-se, fundamentalmente, na pesquisa bibliográfica incorporando, igualmente, parte dos dados empíricos pois estes possibilitaram uma reflexão acerca da profissão “de professor” reconhecendo que existe um saber profissional de referência dos professores que é a pedagogia. Considera-se que esse conhecimento profissional existe, independentemente, do grau de ensino em que cada um exerce, enquanto saber diferenciador que enquadra a práxis educativa dos professores na especificidade da sua função antropológica e na pluralidade das suas expressões.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-16T09:48:01Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/8760
url http://hdl.handle.net/10198/8760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina (2013). Profissão professor : saber profissional de referência. Revista Profissão Docente. ISSN 1519-0919. 13:28, p. 67-72
1519-0919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Uberaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Uberaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135228736831488