A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4384 |
Resumo: | Determinar que valores são importantes para a organização, são sugeridos como primeiros passos para estimular a criação de uma cultura de empresa. Os colaboradores das empresas desenvolvem um sentido de compreensão e orientação da cultura por meio da acção e comunicação. Gradualmente, os valores, transformados em crenças, tornam-se cada vez mais as bases e directrizes para novas actividades. Essa interacção entre crenças e acções irá tomar forma em muitos dos processos da responsabilidade social das empresas (RSE). Para a adopção de práticas de RSE, é fundamental que os líderes empresariais orientem a sua tomada de decisão por valores socialmente responsáveis. A relevância da responsabilidade social no actual quadro empresarial advém das exigências de gestão que têm vindo a sugerir a adopção de acções de responsabilidade social pelas empresas como um factor de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cultura da própria empresa, orientando todas as suas acções e relações com os stakeholders. Para tal, é necessário conhecer que valores desencadeiam e suportam a adopção de comportamentos socialmente responsáveis. Desta forma, procurar-se-á estabelecer uma relação entre as variáveis cultura organizacional e responsabilidade social das empresas, com suporte na revisão de literatura existente sobre a temática, e procurando entender-se a influência da cultura organizacional sobre a responsabilidade social empresarial, nomeadamente, a maneira pela qual as empresas tentam operacionalizar as práticas de responsabilidade social na sua estrutura organizacional e reflectir nas práticas, as suas normas e valores. |
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A cultura organizacional enquanto variável influenciadora de práticas de responsabilidade social empresarialCultura organizacional, responsabilidade social das empresas, liderança transformacional, desempenho organizacional.Responsabilidade social das empresasLiderança transformacional,Desempenho organizacionalDeterminar que valores são importantes para a organização, são sugeridos como primeiros passos para estimular a criação de uma cultura de empresa. Os colaboradores das empresas desenvolvem um sentido de compreensão e orientação da cultura por meio da acção e comunicação. Gradualmente, os valores, transformados em crenças, tornam-se cada vez mais as bases e directrizes para novas actividades. Essa interacção entre crenças e acções irá tomar forma em muitos dos processos da responsabilidade social das empresas (RSE). Para a adopção de práticas de RSE, é fundamental que os líderes empresariais orientem a sua tomada de decisão por valores socialmente responsáveis. A relevância da responsabilidade social no actual quadro empresarial advém das exigências de gestão que têm vindo a sugerir a adopção de acções de responsabilidade social pelas empresas como um factor de competitividade e estratégia empresarial. Isto implica, necessariamente, uma mudança de valores enraizados na cultura da própria empresa, orientando todas as suas acções e relações com os stakeholders. Para tal, é necessário conhecer que valores desencadeiam e suportam a adopção de comportamentos socialmente responsáveis. Desta forma, procurar-se-á estabelecer uma relação entre as variáveis cultura organizacional e responsabilidade social das empresas, com suporte na revisão de literatura existente sobre a temática, e procurando entender-se a influência da cultura organizacional sobre a responsabilidade social empresarial, nomeadamente, a maneira pela qual as empresas tentam operacionalizar as práticas de responsabilidade social na sua estrutura organizacional e reflectir nas práticas, as suas normas e valores.SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações /ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão2015-06-04T19:47:19Z2015-06-01T00:00:00Z2014-11-01T00:00:00Z2014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4384porISBN: 978-989-96593-4-6metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, ElsaJorge, FátimaSampaio, Anareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:46:44Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:31.706749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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