Relatório de Estágio: Benoli Confecções, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Ana Rita Braz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13917
Resumo: O presente relatório descreve a experiência adquirida pela discente Ana Rita Braz Serra, durante o período de três meses de estágio curricular, decorrido na empresa Benoli Confecções, Lda., para a obtenção do grau de Mestre em Design de Moda. Ao longo deste, será retratado todo o percurso desenvolvido pela discente, na entidade de acolhimento, bem como a aplicação de conhecimento e competências obtidas ao longo da formação académica, empregando os mesmos nos projetos propostos pela empresa. Adicionalmente, é apresentada uma análise detalhada dos conceitos teóricos que estão diretamente relacionados com o setor, em particular, a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) e o impacto desta em Portugal, a implementação da Indústria 4.0. e as implicações para o futuro das empresas, bem como as estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas. Durante o período de estágio, a discente acompanhou e contribuiu no desenvolvimento do processo produtivo inerentes à confeção das coleções Benoli, colaborando na elaboração de coleções cápsula, destinadas ao público feminino, visando uma melhor interpretação, no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, aplicação das técnicas de modelagem e soluções de produção das amostras, em função da análise do mercado e consumidor da marca e empresa Benoli. O objetivo subjacente consiste em aprimorar a eficiência operacional da empresa e fortalecer a sua posição no mercado, através da introdução de procedimentos e condutas tecnologicamente avançadas e sustentáveis. Deste modo, a discente desenvolveu e concretizou coleções, pelo processo de validação em amostra física, e ainda, em formato digital, recorrendo a soluções e softwares 3D. Por meio da exploração dos temas discutidos e da aplicação prática dos projetos na entidade de acolhimento - Benoli Confecções, Lda., conclui–se a importância valiosa que o estágio curricular tem na formação do designer de moda, mais especificamente, na validação das competências necessárias para o desenvolvimento de projetos de moda, no conhecimento dos mercados associados a cada empresa e marca específica, na utilização de novas ferramentas digitais no âmbito da era da Indústria 4.0, e ainda, na aquisição de aptidões pessoais, isto é, na gestão e resolução de problemas. Além disso, destaca-se as habilitações dos designers de moda na utilização de ferramentas digitais para o desenvolvimento de produto, como é o caso do Clo3D. Esta competência não foi adquirida durante a formação académica, o que se considera fundamental para o futuro e que se pretende continuar a aprofundar.
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Adicionalmente, é apresentada uma análise detalhada dos conceitos teóricos que estão diretamente relacionados com o setor, em particular, a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) e o impacto desta em Portugal, a implementação da Indústria 4.0. e as implicações para o futuro das empresas, bem como as estratégias de comunicação utilizadas pelas marcas. Durante o período de estágio, a discente acompanhou e contribuiu no desenvolvimento do processo produtivo inerentes à confeção das coleções Benoli, colaborando na elaboração de coleções cápsula, destinadas ao público feminino, visando uma melhor interpretação, no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, aplicação das técnicas de modelagem e soluções de produção das amostras, em função da análise do mercado e consumidor da marca e empresa Benoli. O objetivo subjacente consiste em aprimorar a eficiência operacional da empresa e fortalecer a sua posição no mercado, através da introdução de procedimentos e condutas tecnologicamente avançadas e sustentáveis. Deste modo, a discente desenvolveu e concretizou coleções, pelo processo de validação em amostra física, e ainda, em formato digital, recorrendo a soluções e softwares 3D. Por meio da exploração dos temas discutidos e da aplicação prática dos projetos na entidade de acolhimento - Benoli Confecções, Lda., conclui–se a importância valiosa que o estágio curricular tem na formação do designer de moda, mais especificamente, na validação das competências necessárias para o desenvolvimento de projetos de moda, no conhecimento dos mercados associados a cada empresa e marca específica, na utilização de novas ferramentas digitais no âmbito da era da Indústria 4.0, e ainda, na aquisição de aptidões pessoais, isto é, na gestão e resolução de problemas. Além disso, destaca-se as habilitações dos designers de moda na utilização de ferramentas digitais para o desenvolvimento de produto, como é o caso do Clo3D. Esta competência não foi adquirida durante a formação académica, o que se considera fundamental para o futuro e que se pretende continuar a aprofundar.The present report describes the experience gained by the student Ana Rita Braz Serra during a three-month period of curricular internship at the company Benoli Confecções, Lda., as part of the Master's Degree program in Fashion Design. Throughout this report, the entire journey undertaken by the student at the host organization is portrayed, as well as the application of knowledge and skills obtained throughout academic training, using them in the proposed projects. Additionally, a detailed analysis of theoretical concepts directly related to the sector is presented, particularly the Textile and Apparel Industry and its impact on Portugal, the implementation of Industry 4.0, and the implications for the future of companies, as well as the communication strategies employed by brands. During the internship period, the student followed and contributed to the development of the production process inherent to the creation of Benoli collections, collaborating in the creation of capsule collections, designed for a female audience, aiming to better understand concepts and modeling techniques, as well as aspects of production, based on market and consumer analysis. The underlying objective was to enhance the operational efficiency of the company and strengthen its position in the market by introducing advanced and sustainable technological procedures and practices. In this way, the student developed and implemented collections, through the validation process in physical samples, and also in digital format, using 3D solutions and softwares. The importance that the curricular internship has in the training of the fashion designer is acessed through the exploration of the discussed topics as well as the practical implementation of projects at the host organization — Benoli Confeções, Lda., more specifically, in validating the necessary skills for the development of fashion projects, in the understanding of the markets associated with each specific company and brand, in the use of new digital tools within the scope of the Industry 4.0 era, moreover the acquisition of personal skills, such as management and problem solving. Furthermore, the qualification of fashion designers in the use of digital tools for product development, such as Clo3D, stands out. These skills, despite being considered fundamental, wasn't acquired during academic training, thus this project was essential to culmitate the academic journey.Pereira, Maria Madalena RochauBibliorumSerra, Ana Rita Braz2024-01-11T09:57:54Z2023-11-162023-10-092023-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13917TID:203454383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:02.054788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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