As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Sofia Valverde da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8790
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º165 de 28 de agosto de 2017.
id RCAP_bbaff980ba341ebde392473fb412af43
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8790
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativoArtes visuaisProcesso criativoPapel do educadorVisual artsCreative processRole of the educatorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º165 de 28 de agosto de 2017.O presente relatório apresenta um estudo realizado sobre o papel do educador no processo criativo de um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os 2 e 4 anos, tendo por base uma metodologia de investigação de carácter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a recolha de evidências recaíram sobre a observação participante e não participante, que por sua vez acabou por se traduzir em notas de campo e registos fotográficos. Além disso, também se recorreu a duas entrevistas realizadas à educadora cooperante e à professora de artes. Os objetivos desta investigação visam identificar de que forma o processo criativo é experienciado pelas crianças, perceber de que forma se pode organizar o ambiente educativo de modo a promover o processo criativo no âmbito das artes visuais e, por fim, compreender o papel do educador no processo criativo das crianças. Através dos dados recolhidos, foi possível constatar que o processo criativo é experienciado de formas diferenciadas, embora se identifiquem algumas regularidades, nomeadamente, com a exploração dos materiais, a comunicação, a imitação, a postura e o tempo. No que diz respeito ao ambiente educativo identificaram-se algumas possibilidades de organização que se revelaram promotoras de processos criativos, particularmente: o acesso livre, ou seja, materiais à disposição da criança, a diversidade e a qualidade dos materiais. Relativamente ao papel do educador destaca-se a importância da observação para entender os processos e a relevância de o adulto se mostrar disponível para acompanhar, aconselhar e proporcionar explorações diversas.This report presents a study on the role of the educator in the creative process of a group of children, aged between 2 and 4 years, based on a qualitative research methodology. The instruments used for the collection of evidence fell on participant and non-participant observation, which in turn ended up being translated into field notes and photographic records. In addition, two interviews with the cooperating educator and the arts teacher were also used. The objectives of this investigation are to identify how the creative process is experienced by children, to understand how the educational environment can be organized in order to promote the creative process in the field of visual arts and, finally, to understand the role of the educator in children's creative process. Through the information collected, it was possible to verify that the creative process is experienced in different ways, although some regularities are identified, namely, with the exploration of materials, communication, imitation, posture and time. With regard to the educational environment, some organizational possibilities were identified that proved to be promoters of creative processes, particularly: free access, that is, materials available to the child, the diversity and quality of materials. Regarding the role of the educator, the importance of observation to understand the processes and the importance of the adult being available to accompany, advise and provide various explorations is highlightedPereira, MónicaRepositório do ISPASilva, Marta Sofia Valverde da2022-09-28T10:16:40Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8790203055608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T02:15:17Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.441483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
title As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
spellingShingle As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
Silva, Marta Sofia Valverde da
Artes visuais
Processo criativo
Papel do educador
Visual arts
Creative process
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
title_full As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
title_fullStr As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
title_full_unstemmed As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
title_sort As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativo
author Silva, Marta Sofia Valverde da
author_facet Silva, Marta Sofia Valverde da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mónica
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Sofia Valverde da
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Processo criativo
Papel do educador
Visual arts
Creative process
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Processo criativo
Papel do educador
Visual arts
Creative process
Role of the educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, criado por Aviso n.º 9931/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º165 de 28 de agosto de 2017.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28T10:16:40Z
2022-07-26T00:00:00Z
2022-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8790
203055608
url http://hdl.handle.net/10400.12/8790
identifier_str_mv 203055608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561910931456