A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auzani, Adriana S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Levi Leonido F., Morgado, Elsa M. G., Pereira, Antonino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41676
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.
id RCAP_bbb52f417d41e9e4560d49613fa81aaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, BrasilArt and the creative process in education for engineers: a study focused on Utfpr, BrazilInovaçãoCriatividadeArtesFormação do engenheiroEnsino superiorInnovationCreativityArt and powerEngineer trainingUniversity educationEsta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.This research aimed to study the role of art in promoting creativity in the educational processes of engineering students at the Federal Technological University of Parana (UTFPR), as a factor of technological innovation. Developed under the constructivist paradigm, the qualitative method was used, namely the case study. The data collection source used was the semi-structured interview, and the respective scripts were developed within the scope of Serge Moscovici's Theory of Social Representations (1978). The field of study consisted of 10 students and graduates, 10 professors, coordinators and directors of Teaching and Campus of Pato Branco, the University's Rector and 4 entrepreneurs. The data treatment technique used was content analysis. Among the main conclusions, it is noteworthy that the interviewees understand that art can contribute to the improvement of the academic education of engineering students, since it provides new points of view, promotes creativity and innovation. They also defend that activities such as theater can stimulate the creative capacity of engineers in a university environment, as it allows for the promotion of communication and expression, the development of a more complete professional and favors the capacity for abstraction. Finally, they understand that art and its various aesthetic expressions are important in the academic education of engineers with regard to the creation of innovative projects, as it favors inspiration, innovation and integration into teams.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAuzani, Adriana S.Silva, Levi Leonido F.Morgado, Elsa M. G.Pereira, Antonino2023-07-12T13:10:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41676eng2316-990710.14571/brajets.v15.nse1.199-213000982326500017info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:39:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:54.964173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
Art and the creative process in education for engineers: a study focused on Utfpr, Brazil
title A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
spellingShingle A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
Auzani, Adriana S.
Inovação
Criatividade
Artes
Formação do engenheiro
Ensino superior
Innovation
Creativity
Art and power
Engineer training
University education
title_short A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
title_full A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
title_fullStr A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
title_full_unstemmed A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
title_sort A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
author Auzani, Adriana S.
author_facet Auzani, Adriana S.
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
Pereira, Antonino
author_role author
author2 Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
Pereira, Antonino
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Auzani, Adriana S.
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
Pereira, Antonino
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Criatividade
Artes
Formação do engenheiro
Ensino superior
Innovation
Creativity
Art and power
Engineer training
University education
topic Inovação
Criatividade
Artes
Formação do engenheiro
Ensino superior
Innovation
Creativity
Art and power
Engineer training
University education
description Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-12T13:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41676
url http://hdl.handle.net/10400.14/41676
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-9907
10.14571/brajets.v15.nse1.199-213
000982326500017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132075582816256