A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41676 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes. |
id |
RCAP_bbb52f417d41e9e4560d49613fa81aaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, BrasilArt and the creative process in education for engineers: a study focused on Utfpr, BrazilInovaçãoCriatividadeArtesFormação do engenheiroEnsino superiorInnovationCreativityArt and powerEngineer trainingUniversity educationEsta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.This research aimed to study the role of art in promoting creativity in the educational processes of engineering students at the Federal Technological University of Parana (UTFPR), as a factor of technological innovation. Developed under the constructivist paradigm, the qualitative method was used, namely the case study. The data collection source used was the semi-structured interview, and the respective scripts were developed within the scope of Serge Moscovici's Theory of Social Representations (1978). The field of study consisted of 10 students and graduates, 10 professors, coordinators and directors of Teaching and Campus of Pato Branco, the University's Rector and 4 entrepreneurs. The data treatment technique used was content analysis. Among the main conclusions, it is noteworthy that the interviewees understand that art can contribute to the improvement of the academic education of engineering students, since it provides new points of view, promotes creativity and innovation. They also defend that activities such as theater can stimulate the creative capacity of engineers in a university environment, as it allows for the promotion of communication and expression, the development of a more complete professional and favors the capacity for abstraction. Finally, they understand that art and its various aesthetic expressions are important in the academic education of engineers with regard to the creation of innovative projects, as it favors inspiration, innovation and integration into teams.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAuzani, Adriana S.Silva, Levi Leonido F.Morgado, Elsa M. G.Pereira, Antonino2023-07-12T13:10:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41676eng2316-990710.14571/brajets.v15.nse1.199-213000982326500017info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:39:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:54.964173Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil Art and the creative process in education for engineers: a study focused on Utfpr, Brazil |
title |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil |
spellingShingle |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil Auzani, Adriana S. Inovação Criatividade Artes Formação do engenheiro Ensino superior Innovation Creativity Art and power Engineer training University education |
title_short |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil |
title_full |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil |
title_fullStr |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil |
title_full_unstemmed |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil |
title_sort |
A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil |
author |
Auzani, Adriana S. |
author_facet |
Auzani, Adriana S. Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. Pereira, Antonino |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. Pereira, Antonino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Auzani, Adriana S. Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. Pereira, Antonino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Criatividade Artes Formação do engenheiro Ensino superior Innovation Creativity Art and power Engineer training University education |
topic |
Inovação Criatividade Artes Formação do engenheiro Ensino superior Innovation Creativity Art and power Engineer training University education |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-07-12T13:10:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41676 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-9907 10.14571/brajets.v15.nse1.199-213 000982326500017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132075582816256 |