A importância dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa na inclusão de alunos com dificuldades severas na comunicação oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Juliana Isabel Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4834
Resumo: A comunicação assume-se como um aspeto fulcral para o desenvolvimento do indivíduo e para a sua evolução enquanto ser social. É através da nossa capacidade de comunicar que conseguimos exprimir desejos, ideias, vontades, sentimentos, opiniões em relação a tudo o que nos rodeia, interagindo, desta forma, com os outros. No entanto, quando o indivíduo não é capaz de realizar esse “ato comunicativo” de modo voluntário, cabe aos profissionais de educação proporcionar os mecanismos de apoio à comunicação. É neste sentido que os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) se assumem como o recurso educativo capaz de possibilitar a comunicação destas crianças/jovens/adultos com outros indivíduos, criando um verdadeiro momento de inclusão (escolar e social). Com este trabalho de investigação pretende-se conhecer o contributo dos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa para a inclusão de alunos com Dificuldades Severas na Comunicação Oral, na escola e na família. A metodologia selecionada, de cariz qualitativo, recaiu sobre o Estudo de Caso, tendo como técnicas de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva, a observação direta e a análise documental. Participaram no estudo as mães e os professores envolvidos no processo de ensino de alunos com Dificuldades Severas na Comunicação Oral, de um agrupamento de escolas do Baixo Alentejo. Após a análise dos dados recolhidos concluímos que os professores recorrem aos SCAA para estimularem a comunicação do e com o aluno, tentam transmitir e partilhar essa prática com os pais, criando um trabalho em parceria para promover a inclusão. As mães embora valorizem a parceria entre a escola e família, comunicam sobretudo de forma oral com a criança, por vezes com gestos indicadores, mas sem recorrerem a produtos de apoio. Estes resultados mostram-nos que quer a família quer os professores não se assumem parceiros da comunicação com a criança, uma vez que não usam os facilitadores da comunicação na sua forma usual de interação para com ela, tentam sim, estimular a expressão oral da criança. Assim, a grande conclusão deste estudo é que ainda existe um grande caminho a percorrer para que exista uma real inclusão destas crianças, não só no contexto escolar, mas também no familiar e social.
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