The sakai collaborative learning environment: current experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Luis Borges
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Reis, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/904
Resumo: Parece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de “aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”. No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process writing”, trabalhos de projecto, etc. Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação. It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming information into knowledge”. Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”, works of project, among many others. In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process, facilitating communication, and improving information management.
id RCAP_bbcd4b0725537cd89ff79a3f82b7ccc4
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The sakai collaborative learning environment: current experienceInovaçãoEducaçãoE-learningInformaçãoConhecimentoInnovationEducationInformationKnowledgeParece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de “aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”. No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process writing”, trabalhos de projecto, etc. Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação. It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming information into knowledge”. Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”, works of project, among many others. In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process, facilitating communication, and improving information management.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGouveia, Luis BorgesReis, Pedro2009-02-09T09:50:35Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/904engRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 96-104.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:06Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:48.988744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The sakai collaborative learning environment: current experience
title The sakai collaborative learning environment: current experience
spellingShingle The sakai collaborative learning environment: current experience
Gouveia, Luis Borges
Inovação
Educação
E-learning
Informação
Conhecimento
Innovation
Education
Information
Knowledge
title_short The sakai collaborative learning environment: current experience
title_full The sakai collaborative learning environment: current experience
title_fullStr The sakai collaborative learning environment: current experience
title_full_unstemmed The sakai collaborative learning environment: current experience
title_sort The sakai collaborative learning environment: current experience
author Gouveia, Luis Borges
author_facet Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
author_role author
author2 Reis, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Educação
E-learning
Informação
Conhecimento
Innovation
Education
Information
Knowledge
topic Inovação
Educação
E-learning
Informação
Conhecimento
Innovation
Education
Information
Knowledge
description Parece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de “aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”. No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process writing”, trabalhos de projecto, etc. Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação. It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming information into knowledge”. Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”, works of project, among many others. In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process, facilitating communication, and improving information management.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2009-02-09T09:50:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/904
url http://hdl.handle.net/10284/904
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 96-104.
1646-0502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv article
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551679075123200