Conceções e práticas dos professores de língua portuguesa em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática: um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia do Nascimento Casanova Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2321
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e no 2.º Ciclos.
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Este estudo explora as conceções dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB)face ao processo de ensino e aprendizagem da gramática, procurando: i) conhecer conceções dos professores de Língua Portuguesa do 2.º CEB em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática; ii) conhecer opiniões dos professores de Língua Portuguesa do 2.º CEB em relação ao Dicionário Terminológico (DT); iii) conhecer opiniões dos professores de Língua Portuguesa do 2.º CEB face ao Conhecimento Explícito da Língua (CEL); iv) conhecer práticas dos professores de Língua Portuguesa do 2.º CEB em relação ao ensino e à aprendizagem da gramática; e v) identificar necessidades de formação dos professores de Língua Portuguesa do 2.º CEB em relação ao ensino da gramática. O trabalho foi desenvolvido através da realização de um estudo multicasos, de natureza exploratória, inserido no paradigma interpretativo, focado em seis professores de Português, língua materna, e em seis turmas do 2.º CEB, de três escolas do distrito de Lisboa, no ano letivo 2011–2012. A informação foi recolhida através das técnicas da observação direta e da entrevista. Concluímos que nem sempre se verifica uma linearidade entre a prática e o discurso, tendo ocorrido situações de incoerência entre as práticas observadas e as manifestações verbais dos docentes em contexto de entrevista. Por outro lado, os professores reconhecem a importância do conhecimento gramatical e a sua influência no sucesso em outras competências do modo oral ou escrito. No entanto, nem todos valorizam esse conhecimento do mesmo modo relativamente às restantes competências nucleares da língua. Os docentes revelaram, ainda, dificuldades ao nível da atualização exigida pelo tempo de transição em que vivemos e do conhecimento científico e didático. - ABSTRACT Research has revealed the influence of tacit phenomena, such as beliefs, on teacher’s behaviour, enhancing the need to discern these implicit aspects in order to make them explicit and to act upon them by means of professional training and development. This study explores 5th and 6th grades’ teachers’ beliefs towards the process of teaching and learning grammar, attempting to: i) discern 5th and 6th grades’ Portuguese Language teachers’ beliefs towards the process of teaching and learning grammar; ii) discern 5th and 6th grades’ Portuguese Language teachers’ views regarding Dicionário Terminológico; iii) discern 5th and 6th grades’ Portuguese Language teachers’ views regarding Conhecimento Explícito da Língua; iv) discern 5th and 6th grades’ Portuguese Language teachers’ practices regarding teaching and learning grammar; v) identifying 5th and 6th grades’ Portuguese Language teachers’ needs for training as far as teaching and learning grammar are concerned. The work was developed through a multicase study, of exploratory nature, incorporated in the interpretive paradigm, focusing on six Portuguese, native language, teachers and on six 5th or 6th grades classes, from three schools in the district of Lisbon, in the academic year 2011 – 2012. Data was collected through the techniques of direct observation and interview. We conclude that practice and speech aren’t always linear. Some inconsistencies occurred between observed practices and verbal manifestations of teachers while interviewed. On the other hand, teachers acknowledge the relevance of grammar knowledge and its influence on the success of other oral or written competences. However, not all of them value that knowledge in the same way relatively to the other nuclear competences. Teachers have also shown difficulties regarding the required adjustment to these transitional times that we live in and regarding scientific and didactic knowledge.Pereira, SusanaLeite, TeresaRCIPLFerreira, Patrícia do Nascimento Casanova Santos2013-03-01T11:24:11Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:06.535184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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