Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1345
Resumo: Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.
id RCAP_bbdb986e09909f2e3cbcf0025703effc
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagemCogniçãoAprendizagemEstratégiasSucesso escolarEnsino fundamentalCognitionLearningStrategiesSchool achievement9th Grade.Faculdade de Artes e HumanidadesNeste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.This article presents a Learning Strategies Program developed to provide academic success as well as personal well-being. Each content of learning is based on a strategy with 8 stages: Pre-test and Contract, Description, Modeling, Verbal Practice, Practice and Feedback Control, Advanced Practice and Feedback, Post-test and Contracts, and Generalization. This is a quasi-experimental design, with pre and post-test, an experimental group (n=110) and a control group (n=99). Its application was assessed on (a) reading and writing; (b) school achievement; (c) self-esteem and study methods; (c) school achievement causal attributions and, (e) opinion of the teachers. The EG improved significantly compared to the CG indicating that such Program can bring not only school performance benefits but also personal ones for Portuguese students.SpringerOpenDigitUMaPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias2017-01-20T10:13:15Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1345porPocinho, M. M. F. D. D. (2010). Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (2), 362-373.0102-7972info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:04Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:04.315584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
spellingShingle Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino fundamental
Cognition
Learning
Strategies
School achievement
9th Grade
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_full Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_fullStr Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_full_unstemmed Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_sort Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
author Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author_facet Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino fundamental
Cognition
Learning
Strategies
School achievement
9th Grade
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino fundamental
Cognition
Learning
Strategies
School achievement
9th Grade
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2017-01-20T10:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1345
url http://hdl.handle.net/10400.13/1345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pocinho, M. M. F. D. D. (2010). Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (2), 362-373.
0102-7972
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SpringerOpen
publisher.none.fl_str_mv SpringerOpen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129910888890368