Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200019
Resumo: Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.
id UFRGS-5_7c6e4ca8f14d5c45ddc7cd38e138e0d3
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000200019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagemCogniçãoAprendizagemEstratégiasSucesso escolarEnsino FundamentalNeste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200019Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000200019info:eu-repo/semantics/openAccessPocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Diaspor2010-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000200019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-09-15T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
spellingShingle Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
Pocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino Fundamental
title_short Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_full Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_fullStr Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_full_unstemmed Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
title_sort Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
author Pocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author_facet Pocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pocinho,Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino Fundamental
topic Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino Fundamental
description Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864348184576