A comunicação das Jornadas Mundiais da Juventude aos jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rahemane, Sara de Fátima Castelo Abdul
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23801
Resumo: Tese de Mestrado em Ciências da Comunicação Vertente de Comunicação Estratégica
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spelling A comunicação das Jornadas Mundiais da Juventude aos jovens portuguesesCodificação e descodificação da mensagemcomunicação estratégicaJornadas Mundiais da JuventuderetóricaCoding and decodingstrategic communicationWorld Youth DayrhetoricTese de Mestrado em Ciências da Comunicação Vertente de Comunicação EstratégicaEsta investigação propõe-se a compreender como é que são comunicadas as JMJ aos jovens portugueses e para isso: identificar os instrumentos de comunicação das JMJ; caracterizar as mensagens vinculadas às JMJ o processo de decisão em torno da comunicação das JMJ aos jovens portugueses e averiguar a opinião dos jovens portugueses sobre a comunicação das JMJ. A abordagem metodológica é qualitativa, baseada na recolha documental, entrevistas semiestruturadas em profundidade a elementos qualificados, focus group e análise interpretativa. A pesquisa é sustentada pela visão da comunicação estratégica, das relações públicas e da persuasão, e pelas Teorias da Retórica e da Codificação e descodificação da mensagem. Os resultados obtidos permitem demonstrar que a organização do evento assume que é a JMJ é estruturada pelo Papa, e que os jovens são convocados pelo Papa; por isso, os conteúdos e as mensagens publicadas nos seus instrumentos de comunicação estão maioritariamente voltados para as mensagens evangélicas do Papa. A organização através de um plano e de uma comunicação estratégica, transmite esses conteúdos adaptando a linguagem para os jovens. Pela visão aristotélica da retórica, as mensagens do Papa Francisco são consideradas no elemento ethos. Os jovens reconhecem esse ethos e atribuem ao Papa uma credibilidade enquanto porta voz de uma instituição religiosa marcada por uma tradição e um passado histórico. Também foi percetível a descodificação das mensagens transmitidas pela organização aos jovens, através do código hegemónico- dominante. A pesquisa sugere inovação nos estudos da comunicação religiosa, mas demonstra limitações por não ter dados completos de toda a comunicação e mensagens do evento, tendo em conta que o mesmo só irá acontecer em 2023.The present dissertation aims to understand how World Youth Day (WYD) is divulged to the Portuguese youth. Therefore, it is imperative to identify the communication tools used by WYD, to characterize any messages used by WYD, to identify the decision process that determines the communication established by WYD and aimed towards the Portuguese youth and analyze how the Portuguese youth receives and considers said communication. This dissertation follows a qualitative methodology research, based on the assortment of documents, elaboration of in-depth semi-structured interviews qualified elements and focus groups, and posterior analysis of the results. The research is based upon the idea of strategic communication, public relations, persuasion, the Rethorical Theory, and of the Coding and Decoding Theory. The results show how the organization of the event considers that the WYD is structured by the Pope, and that the attending youth is in fact invited to attend by the Pope. Therefore, the content of the messages divulged through the various communication channels is mostly composed of the Pope’s evangelical messages. The organization’s role is to create a plan of strategical communication that adapts those evangelical messages to a language more easily identified by the youth audience. According to an Aristotelian approach to rhetoric, Pope Francis’ messages can be considered to ethos. As is, the youth recognize that ethos, and ascribe credibility to the Pope as the spokesman of a religious institution with a centuries old tradition. Furthermore, the decoding of the messages transmitted by the event’s organization to the youth, were noticeable through the dominant-hegemonic code. The research proposes innovation in the studies of religious communication, but shows some limitations, as it was not possible to obtain all the communications and messages of WYD, since this is an event that will only take place in 2023.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasBaltazar, Raquel Corte-Real do NascimentoAmorim, Rita Maria Pottier de Lima eRepositório da Universidade de LisboaRahemane, Sara de Fátima Castelo Abdul2022-03-15T14:44:10Z2022-02-222022-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23801TID:202957128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:56.661449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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