Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ricardo António Machado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7920
Resumo: O serviço de após-venda é uma das fontes de rendimento de qualquer concecionário automóvel, devendo para tal estar apto a satisfazer as necessidades dos clientes, utilizando as melhores ferramentas e tecnologias para atingir este objetivo. Com um mercado automóvel em constante mudança, principalmente nos últimos anos, mudanças estratégicas devem ser realizadas, tendo também que passar pela alteração do modo de funcionamento do APV, procurando novas soluções e formas de negócio, para que a sua rentabilidade seja mantida. Para que tais mudanças se possam realizar, há que perceber quais as melhores soluções a implementar, consoante a estratégia utilizada, sendo necessário procurar quais as ferramentas emergentes que melhor se adaptam ao mercado, bem como quais serão as mais aptas para o futuro, existindo também, atualmente, um impulsionador de mudança que é a pandemia do Covid-19, obrigando a rápidas mudanças, favorecendo a digitalização dos serviços, e expondo carências transversais a todo o serviço de assistência após-venda. Por forma a perceber a situação atual do após-venda, bem como o olhar dos profissionais da área em relação ao presente e futuro do setor, a realização de entrevistas é fundamental, permitindo analisar diferentes perspetivas do setor através da auscultação das ideias das pessoas que lidam diariamente com as problemáticas do setor.
id RCAP_bbe826178ceb33ff0b97db13068f0b8a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportesApós-vendaDigitalizaçãoServitizaçãoMobilidadePandemiaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO serviço de após-venda é uma das fontes de rendimento de qualquer concecionário automóvel, devendo para tal estar apto a satisfazer as necessidades dos clientes, utilizando as melhores ferramentas e tecnologias para atingir este objetivo. Com um mercado automóvel em constante mudança, principalmente nos últimos anos, mudanças estratégicas devem ser realizadas, tendo também que passar pela alteração do modo de funcionamento do APV, procurando novas soluções e formas de negócio, para que a sua rentabilidade seja mantida. Para que tais mudanças se possam realizar, há que perceber quais as melhores soluções a implementar, consoante a estratégia utilizada, sendo necessário procurar quais as ferramentas emergentes que melhor se adaptam ao mercado, bem como quais serão as mais aptas para o futuro, existindo também, atualmente, um impulsionador de mudança que é a pandemia do Covid-19, obrigando a rápidas mudanças, favorecendo a digitalização dos serviços, e expondo carências transversais a todo o serviço de assistência após-venda. Por forma a perceber a situação atual do após-venda, bem como o olhar dos profissionais da área em relação ao presente e futuro do setor, a realização de entrevistas é fundamental, permitindo analisar diferentes perspetivas do setor através da auscultação das ideias das pessoas que lidam diariamente com as problemáticas do setor.Gaspar, Marcelo Rudolfo CalveteSerrano, Luis Manuel VenturaIC-OnlineRibeiro, Ricardo António Machado2022-12-09T19:12:45Z2022-06-202022-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7920TID:203118499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:12Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:44.709881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
title Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
spellingShingle Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
Ribeiro, Ricardo António Machado
Após-venda
Digitalização
Servitização
Mobilidade
Pandemia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
title_full Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
title_fullStr Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
title_full_unstemmed Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
title_sort Impactos e desafios da digitalização nos serviços após-venda em contexto de pandemia: Setor da mobilidade e dos transportes
author Ribeiro, Ricardo António Machado
author_facet Ribeiro, Ricardo António Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Marcelo Rudolfo Calvete
Serrano, Luis Manuel Ventura
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo António Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Após-venda
Digitalização
Servitização
Mobilidade
Pandemia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Após-venda
Digitalização
Servitização
Mobilidade
Pandemia
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description O serviço de após-venda é uma das fontes de rendimento de qualquer concecionário automóvel, devendo para tal estar apto a satisfazer as necessidades dos clientes, utilizando as melhores ferramentas e tecnologias para atingir este objetivo. Com um mercado automóvel em constante mudança, principalmente nos últimos anos, mudanças estratégicas devem ser realizadas, tendo também que passar pela alteração do modo de funcionamento do APV, procurando novas soluções e formas de negócio, para que a sua rentabilidade seja mantida. Para que tais mudanças se possam realizar, há que perceber quais as melhores soluções a implementar, consoante a estratégia utilizada, sendo necessário procurar quais as ferramentas emergentes que melhor se adaptam ao mercado, bem como quais serão as mais aptas para o futuro, existindo também, atualmente, um impulsionador de mudança que é a pandemia do Covid-19, obrigando a rápidas mudanças, favorecendo a digitalização dos serviços, e expondo carências transversais a todo o serviço de assistência após-venda. Por forma a perceber a situação atual do após-venda, bem como o olhar dos profissionais da área em relação ao presente e futuro do setor, a realização de entrevistas é fundamental, permitindo analisar diferentes perspetivas do setor através da auscultação das ideias das pessoas que lidam diariamente com as problemáticas do setor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T19:12:45Z
2022-06-20
2022-06-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7920
TID:203118499
url http://hdl.handle.net/10400.8/7920
identifier_str_mv TID:203118499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137000261943296